Licenciamento: você pode quitar débitos do seu veículo pela internet

Com as agências do Detran fechadas, por causa da quarentena, você pode quitar o licenciamento e outros débitos do seu veículo em casa pela internet banking.

A pandemia de coronavírus provocou alguns efeitos colaterais no funcionamento de vários órgãos por todo o Brasil. Os serviços de trânsito, por exemplo, levaram um choque com o fechamento das agências do Detran. No entanto, a população continua tendo que lidar com Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de via Terrestre (DPVAT) e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e tudo parece um pouco mais complicado à distância.

Como as medidas de quarentena e isolamento social ainda estão em vigor, não tem como prever a reabertura das agências, isso cria uma preocupação de como manter as contas do veículo em dia. É importante pagar o licenciamento para que seu automóvel seja autorizado a andar pelas ruas, mas para isso é preciso não ter multas.

Como quitar o licenciamento?

Você pode pagar o licenciamento pela internet, porém, primeiro é preciso conferir se não há nenhuma infração. Sendo assim, entre no site do Detran da sua região e pesquise pelas multas usando a placa do seu veículo. Depois, emita a guia de pagamento que pode ser quitada num caixa eletrônico ou no site do banco.

Então, é hora de lidar com o licenciamento, uma vez que os prazos serão mantidos:

  1. Vá no internet banking do seu banco;
  2. Procure pelo pagamento de taxas do Detran;
  3. Digite o número do RENAVAM do seu veículo (você encontra esse número no documento do automóvel);
  4. Escolha a opção TRLAV (Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo);
  5. Efetue o pagamento por débito em conta ou no cartão.

Quitar o licenciamento pode ser feito em casa ou em caixa eletrônico. Você pode utilizar esse mesmo método para pagar IPVA e DPVAT. Aproveite para verificar quais são os outros serviços online disponibilizados pelo Denatran do seu estado, como:

  • Solicitação de CNH definitiva;
  • Consultar de pontos da CNH;
  • Primeira Habilitação – acompanhe o processo;
  • Solicitar e acompanhar recurso de penalidade;
  • Indicação de condutor;
  • 2ª via de multas para veículos registrados em outro estado;
  • 2ª via da CNH.

Vale ressaltar que o valor da taxa de licenciamento não é fixa e varia conforme a região.

Compartilhe

Especial Concurso BB

Veja mais »