Mais de 900 bombeiros e policiais militares serão convocados no DF

Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal, confirmou a convocação de 378 bombeiros e mais 600 policiais militares até dezembro de 2020.

bombeiros e policiais militares serão convocados no DF: vários bombeiros usando uniformes alaranjados e capacetes amarelos andando

Está previsto concurso da PM para 2021. - Foto: Wikimedia Commons

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, informou nesta segunda-feira a convocação de mais de 900 bombeiros e policiais militares ainda em 2020. O anúncio foi feito durante a cerimônia de posse do novo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), o coronel William Augusto Ferreira Bomfim, nesta segunda-feira (5).

De acordo com o governador, as nomeações serão de 378 bombeiros e 600 policiais até dezembro. “Faremos a convocação de 378 bombeiros. Todos os concursados que estão aptos serão nomeados”, afirmou. Em resposta, Bonfim disse que “é com muita felicidade que eu recebo esta notícia. Precisamos dar oportunidade a esses jovens, que passaram em um concurso com mais de 40 mil candidatos. Espero que ingressem e trabalhem arduamente no Corpo de Bombeiros”.

No caso dos policiais militares, a convocação havia sido suspensa por causa da pandemia de coronavírus, mas será retomada como confirmou Rocha. “A agilidade dos militares foi fundamental para salvar vidas durante a pandemia. Foram aproximadamente 100 vidas salvas e isso é muito. Às vezes o que aparece dos bombeiros é o combate ao incêndio, mas a instituição é muito mais do que isso. Os bombeiros do DF são um dos mais destacados do país”, destacou.

Ex-comandante-geral dos Bombeiros, Lisandro Paixão, afirmou que “preservamos a vida dos bombeiros e das bombeiras e mantivemos nossos atendimentos, com o reforço de 20 ambulâncias nas ruas”. Segundo ele, durante o período de emergência, o trabalho realizado teve bases sólidas.

Concurso PM DF está previsto

Além das nomeações confirmadas por Ibaneis Rocha, há ainda a previsão de outras 543 vagas para concurso PM DF (Polícia Militar do Distrito Federal) em 2021. As oportunidades estão previstas no Projeto de Lei Orçamentária Anual e visa a convocação de novos soldados. As remunerações estão em torno de R$ 4 mil durante Curso de Formação, subindo para R$ 5 mil após a aprovação.

Ambas novidades são extremamente importantes para o órgão que teve uma perda de 1.300 policiais que se aposentaram. Calcula-se que outros 300 irão se aposentar até o final de 2020.

Isadora Tristão
Redatora
Nascida na cidade de Goiânia e formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás, hoje, é redatora no site "Concursos no Brasil". Anteriormente, fez parte da criação de uma revista voltada para o público feminino, a Revista Trendy, onde trabalhou como repórter e gestora de mídias digitais por dois anos. Também já escreveu para os sites “Conhecimento Científico” e “KoreaIN”. Em 2018 publicou seu livro-reportagem intitulado “Césio 137: os tons de um acidente”, sobre o acidente radiológico que aconteceu na capital goiana no final da década de 1980.

Compartilhe

Especial Auxílio Emergencial

Veja mais »