MEC anuncia as datas para a aplicação do Enem em 2021

A versão impressa do Enem será realizada nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021. Confira mais detalhes em nossa matéria!

Enem 2020: enquadramento em mão escrevendo em caderno

Durante a aplicação das provas, serão adotadas as medidas para evitar o contágio da COVID-19. - Foto: Felipe Barros/ExLibris/PMI

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) havia sido adiado devido à pandemia do novo coronavírus. Contudo, o Ministério da Educação confirmou as novas datas para a aplicação das provas impressas: 17 e 24 de janeiro de 2021.

Os detalhes foram anunciados durante coletiva de imprensa transmitida pela Internet (08/10), que contou com a presença do secretário executivo de Educação, Antonio Paulo Vogel, e o presidente do Inep, Alexandre Lopes.

"Entendemos que essa decisão não é uma decisão perfeita e maravilhosa para todos. Sabemos que não é. Então, buscamos uma solução técnica, tentando ver a data que melhor se adequa a todos", explicou Vogel ao divulgar as novas datas do Enem.

A versão digital do Enem será aplicada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021. Por sua vez, a reaplicação das avaliações está marcada para os dias 24 e 25 de fevereiro de 2021. Os resultados serão provavelmente divulgados no dia 29 de março do mesmo ano.

Acompanhe a matéria completa e fique por dentro de mais detalhes sobre o assunto. Não se esqueça de conferir outros conteúdos de nosso site, como simulados e artigos. Temos certeza de que existe um material feito especialmente para você!

Novas datas para o Enem 2021

De acordo com o secretário Antonio Paulo Vogel, as novas datas do Enem 2021 foram elaboradas após diálogo com as secretarias estaduais da Educação e entidades que representam as instituições de ensino superior.

O presidente do Inep também informou que, durante a aplicação das provas, serão adotadas as medidas para evitar o contágio da COVID-19. Esses protocolos sanitários vão gerar um custo adicional de aproximadamente R$ 70 milhões para o governo federal, conforme informações de Alexandre Lopes.

"Estamos prontos para fazer essa execução em janeiro [de 2021]. Já estamos adotando as medidas necessárias, junto ao consórcio aplicador, para garantir a segurança sanitária durante a aplicação da prova, medidas relativas ao uso de álcool gel, uso de máscara, distanciamento e quantidade de alunos nas salas de aplicação do exame", afirmou o presidente do Inep.

Enquete virtual para a escolha das datas

Em junho de 2020, o Inep chegou a divulgar uma enquete virtual para saber as datas que os estudantes gostariam de realizar as provas do Enem. Ao menos 49,7% dos alunos, conforme a Agência Brasil, preferiam que a versão impressa fosse aplicada nos dias 02 e 09 de maio de 2021.

O Enem Digital, por sua vez, recebeu mais votos para os dias 16 e 23 de maio de 2021. Ao comentar sobre a decisão de aplicar as provas em datas diferentes, Lopes disse que também levou em conta as opiniões das instituições de ensino e das secretarias de educação.

"A enquete não seria o único parâmetro para definição da data, era mais um parâmetro. (...) Todas as informações foram levadas em consideração. Com relação à enquete, mais da metade dos alunos optaram por dezembro e janeiro; maio foi menos de 50% dos alunos, então, mais da metade dos alunos preferiu dezembro e janeiro e a gente também está atendendo esse público", justificou.

Bruno Destéfano
Redator
Nasceu no interior de Goiás e se mudou para a capital, Goiânia, no início de 2015. Seu objetivo era o de cursar Jornalismo na UFG. Desde o fim de sua graduação, já atuou como roteirista, gestor de mídias digitais, assessor de imprensa na Câmara Municipal de Goiânia, redator web, editor de textos e locutor de rádio. Escreveu dois livros, sendo um de ficção e outro de não-ficção. Também recebeu prêmios pela produção de um podcast sobre temas raciais e por seu livro-reportagem "Insurgência - Crônicas de Repressão". Atualmente, trabalha como redator web no site "Concursos no Brasil" e está participando de uma nova empresa no ramo de marketing digital.

Compartilhe

Especial Auxílio Emergencial

Veja mais »