MEC divulga datas de inscrição do SISU 2021

SISU 2021 utilizará as notas do Enem para poder selecionar estudantes para universidades públicas.

MEC divulga datas de inscrição do SISU 2021; logo do SISU

Saiba mais sobre as datas do SISU. - Foto: MEC/ Divulgação

O Ministério da Educação (MEC) divulgou as datas de inscrição do Sisu 2021. Os registros poderão ser feitos entre os dias 06 e 09 de abril de 2021. Os detalhes da edição de 2021 do Sistema de Seleção Unificada (SISU) foram publicadas no Diário Oficial da União desta quinta-feira (11/02).

O resultado do SISU está programado para o dia 13 de abril de 2021. A partir disso, o candidato saberá se poderá ou não se matricular em alguma universidade federal, no curso desejado.

Como se inscrever no SISU 2021

Para poder se inscrever no SISU 2021, o interessado deve ter prestado as provas do Enem 2020 e não pode ter zerado a Redação. Além disso, se ele se inscreveu no Enem como "treineiro", sua participação também será vedada.

O registro deverá ser feito no site do SISU, de forma gratuita.

Programação do SISU 2021

Segundo o MEC, a programação do SISU 2021 seguirá a seguinte lógica:

  • Dia 29/03: resultado do Enem 2020;
  • Dia 06 de abril: abertura das inscrições do SISU 2021;
  • Dia 09 de abril: encerramento das inscrições do SISU 2021;
  • Dia 13 de abril: resultado do SISU 2021;
  • Dias 14 a 19 de abril: matrículas nas universidades e instituições públicas.

As inscrições nas universidades poderão ser presenciais ou de forma online, variando conforme cada instituição.

Atenção! Foi informado que o candidato que desejar colocar seu nome em lista terá entre os dias 13 e 19 de abril para fazer a sua solicitação.

O que é o SISU

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é a principal forma de entrada em instituições de ensino superior públicas do Brasil. Todo semestre são ofertadas grandes quantidades de vagas em todos os estados do país.

Os estudantes são selecionados de acordo com a nota obtida no Enem (exame Nacional do Ensino Médio). Algumas instituições ou cursos podem priorizar disciplinas como redação ou ciências. O sistema é organizado e mantido pelo Ministério da Educação.

Tópico: ENEM

Carlos Rocha
Redator
Jornalista formado (UFG), atualmente redator no site Concursos no Brasil. Foi roteirista do Canal Fatos Desconhecidos (YouTube) por um ano e meio. Produziu conteúdo de podcast para o Deezer. Fez parte da Rádio Universitária (870AM) por três anos e meio como apresentador no Programa Fanático e como repórter, narrador e comentarista da Equipe Doutores da Bola. Fã de futebol, NFL e ouvinte de podcast.

Compartilhe

Especial Auxílio Emergencial

Veja mais »