MEC libera 30 mil vagas em cursos gratuitos; veja os detalhes

Os cursos gratuitos são destinados para professores de Educação Física e coordenadores pedagógicos, com duração de duas a 46 horas. Saiba os detalhes.

Cursos gratuitos do MEC: logo do projeto Impulsiona, do Ministério da Educação

Ao todo, estão sendo ofertados 17 cursos pelo projeto Impulsiona. - Foto: Divulgação/Impulsiona (Ministério da Educação)

O Ministério da Educação está ofertando 30 mil vagas em diversos cursos gratuitos, especificamente para professores de Educação Física e coordenadores pedagógicos. Todos os módulos de aprendizagem garantem certificações com a quantidade de carga horária, bem como autorização da própria pasta de Educação.

Em parceria com o MEC, o projeto “Impulsiona” concede formações para que os educadores consigam fomentar novas modalidades, trabalhar competências com jovens e tornar as escolas mais ativas. Os cursos, que variam entre duas e 46 horas, podem ser feitos pelo celular, computador ou tablet.

MEC: cursos gratuitos para educadores

Confira, abaixo, a lista dos cursos fornecidos pelo Ministério da Educação:

  1. BNCC na Prática: como planejar as aulas de Educação Física;
  2. BNCC na Prática: do currículo à sala de aula;
  3. Movimento Paralímpico: fundamentos básicos do esporte;
  4. Metodologias Ativas na Educação Física;
  5. Atletismo na Escola;
  6. Explorando novos esportes na Educação Física;
  7. Incentivando o Protagonismo Juvenil;
  8. O Papel do Coordenador Pedagógico na Educação Esportiva;
  9. Esporte Orientação;
  10. Miniatletismo;
  11. Ginástica Artística;
  12. Futebol de 5;
  13. Golfe;
  14. Hóquei sobre a grama;
  15. Rugby;
  16. Goalball;
  17. Competências socioemocionais na Educação Esportiva.

Como se inscrever

Para se inscrever nos cursos gratuitos do MEC, basta acessar a página do projeto “Impulsiona”, selecionar a opção desejada e seguir as instruções indicadas ao clicar no botão “inscreva-se”.

O projeto trabalha diretamente com alguns profissionais das escolas públicas, os quais são chamados de Impulsionadores. Eles possuem papéis distintos no desenvolvimento do programa, sendo responsáveis por multiplicar os conceitos e disseminar o conteúdo apreendido.

Além dos cursos, os interessados podem conferir gincanas, vídeos, planos de aula e conteúdos complementares. Todos os materiais estão prontos para serem aplicados com estudantes da educação infantil, bem como níveis fundamental e médio.

Bruno Destéfano
Redator
Nasceu no interior de Goiás e se mudou para a capital, Goiânia, no início de 2015. Seu objetivo era o de cursar Jornalismo na UFG. Desde o fim de sua graduação, já atuou como roteirista, gestor de mídias digitais, assessor de imprensa na Câmara Municipal de Goiânia, redator web, editor de textos e locutor de rádio. Escreveu dois livros, sendo um de ficção e outro de não-ficção. Também recebeu prêmios pela produção de um podcast sobre temas raciais e por seu livro-reportagem "Insurgência - Crônicas de Repressão". Atualmente, trabalha como redator web no site "Concursos no Brasil" e está participando de uma nova empresa no ramo de marketing digital.

Compartilhe

Especial Auxílio Emergencial

Veja mais »