MEC libera consulta de vagas do Sisu: mais de 200 mil oportunidades

Candidatos do ENEM 2020 já podem consultar quais são as vagas, cursos e instituições disponíveis no Sisu 2021. As inscrições serão na primeira semana de abril.

vagas sisu: a imagem mostra a logo do sisu

Veja como participar. - Foto: Logo / Divulgação

Nesta sexta-feira (05/03), o Ministério da Educação (MEC) liberou a consulta de vagas ofertadas no primeiro processo seletivo do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) em 2021. No total, estão abertas 209.190 vagas em 110 instituições públicas de ensino superior. O Sisu contempla 5.685 cursos de graduação, nos quais os estudantes podem ingressar por meio da nota do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM).

Interessados em se inscrever podem olhar quais são as ofertas no site do Sisu até o final da seleção e é possível verificar:

  • Modalidade de concorrência;
  • Cursos e turnos;
  • Localização dos cursos; e
  • Instituições participantes.

Vale ressaltar que os dados da consulta de vagas do Sisu são preliminares e podem ser alterados pelas Universidades parceiras. As informações atuais são as informadas pelas instituições quando aderiram ao sistema. As inscrições ficarão abertas de 06 até 09 de abril de 2021. Os estudantes poderão verificar se conseguiram passar ou não no dia 13 de abril de 2021. 

Como pleitear as vagas do Sisu 2021?

Para se inscrever no Sisu 2021, os interessados devem:

  • Acessar o site do Sistema no período indicado (06 a 09 de abril);
  • Fazer o cadastro (ou logar com cadastro já existente);
  • Confirmar os dados de contato;
  • Clicar em "Fazer inscrição na 1ª opção" (você pode escolher pleitear até dois cursos);
  • Pesquisar nome do curso, instituição ou município em que pretende estudar;
  • Escolher a modalidade que quer fazer (confira os detalhes do curso antes);
  • Clicar em "Confirmar minha inscrição".

Depois é só repetir o processo na segunda opção de curso. Durante os três dias de inscrição no Sisu 2021 será possível conferir as notas de corte dos cursos e a classificação parcial. Ou seja, você poderá confirmar se a sua nota do ENEM 2020 é compatível com a exigida pelo curso escolhido e qual a sua posição naquele momento em relação aos outros candidatos.

Não poderão se inscrever na seleção aqueles que fizeram o exame nacional apenas como treineiros. 

Isadora Tristão
Redatora
Nascida na cidade de Goiânia e formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás, hoje, é redatora no site "Concursos no Brasil". Anteriormente, fez parte da criação de uma revista voltada para o público feminino, a Revista Trendy, onde trabalhou como repórter e gestora de mídias digitais por dois anos. Também já escreveu para os sites “Conhecimento Científico” e “KoreaIN”. Em 2018 publicou seu livro-reportagem intitulado “Césio 137: os tons de um acidente”, sobre o acidente radiológico que aconteceu na capital goiana no final da década de 1980.

Compartilhe

Comentários

Especial Auxílio Emergencial

Veja mais »