Niterói regulamenta cotas para negros em concursos públicos

Candidatos negros e pardos vão contar com 20% de vagas reservadas nos próximos concursos da Prefeitura de Niterói/RS. Confira os detalhes!

Niterói regulamenta cotas para negros em concursos públicos: enquadramento médio em mulher mexendo em tablet

A reserva de vagas somente será aplicada em concursos com três ou mais oportunidades de ingresso. - Foto: Unsplash

Após seis anos de espera, os próximos concursos realizados pelo município de Niterói/RJ deverão contemplar cotas de 20% aos candidatos negros e pardos. O PL já havia sido aprovado pelo prefeito Rodrigo Neves no dia 06 de julho de 2020, mas foi sancionado somente na última quinta-feira (30/07). Apesar de ser uma das ações previstas no Estatuto de Igualdade Racial (lei 3.010/2014), a norma não tinha sido devidamente regulamentada.

Acompanhe a matéria completa e fique por dentro de mais detalhes sobre a lei de cotas em Niterói, que já está em vigor desde a data de sua publicação. Não se esqueça de conferir outros conteúdos de nosso site, como simulados e artigos. Temos certeza de que existe um material feito especialmente para você!

Lei de cotas para concursos da Prefeitura de Niterói/RJ

De acordo com a lei sancionada por Rodrigo Neves, os candidatos negros e pardos deverão contar com a cota de 20% em cargos efetivos e empregos públicos no Poder Executivo de Niterói. As entidades da Administração Indireta, por sua vez, também estão incluídas no pacote. Contudo, vale destacar que a reserva de vagas somente será aplicada em certames com três ou mais oportunidades de ingresso.

“Niterói é a primeira cidade do estado a ter um Estatuto da Igualdade Racial, uma lei municipal com um conjunto de diretrizes para a promoção da igualdade racial. (...) É preciso implementar políticas afirmativas, sejam de transferência de renda, sejam de cotas raciais, para reduzir as desigualdades na nossa cidade. Acredito que essa legislação dá uma contribuição extraordinária para construirmos uma Niterói com mais oportunidades para todos”, disse Rodrigo Neves durante a solenidade de sanção.

A aprovação do PL teve caráter unânime entre os parlamentares, recebendo 14 votos a favor. Todas as disposições da lei de cotas só devem valer para os certames cujos editais ainda não foram publicados.

Bruno Destéfano
Redator
Nasceu no interior de Goiás e se mudou para a capital, Goiânia, no início de 2015. Seu objetivo era o de cursar Jornalismo na UFG. Desde o fim de sua graduação, já atuou como roteirista, gestor de mídias digitais, assessor de imprensa na Câmara Municipal de Goiânia, redator web, editor de textos e locutor de rádio. Escreveu dois livros, sendo um de ficção e outro de não-ficção. Também recebeu prêmios pela produção de um podcast sobre temas raciais e por seu livro-reportagem "Insurgência - Crônicas de Repressão". Atualmente, trabalha como redator web no site "Concursos no Brasil" e está participando de uma nova empresa no ramo de marketing digital.

Compartilhe

Especial Auxílio Emergencial

Veja mais »