INSS alerta para novo golpe envolvendo prova de vida digital; entenda

Golpes sobre a prova de vida começaram a ser aplicados devido à ampliação do projeto-piloto para realizar o procedimento pela internet. Saiba como funciona.

Na última quarta-feira, dia 19 de maio, o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) informou que existe um novo golpe sendo aplicado. Os criminosos entram em contato com os aposentados como se fossem funcionários do instituto. Eles indicam a necessidade de realizar a prova de vida digital e, em seguida, pedem informações pessoais das vítimas.

Após as ligações, os criminosos enviam uma mensagem por WhatsApp para que os aposentados enviem foto de um documento para “finalizar o processo”. "A pessoa que fala é muito segura", diz o comunicado do INSS. Golpes como esse começaram a ser realizados devido à ampliação do projeto-piloto sobre a prova de vida digital, tendo em vista que o procedimento voltará a ser obrigatório para os aposentados.

INSS não pede informações pessoais durante atendimento

Sempre suspeite de ligações em que os supostos funcionários pedem dados pessoais, como CPF e/ou demais documentos. O INSS comunicou que apenas entra em contato em situações bem específicas. Na maioria das vezes, o instituto liga para os aposentados para informar sobre andamento de requerimentos e realizar agendamentos.

O INSS não costuma pedir informações pessoais, porque elas já constam no banco de dados. Conforme o instituto, os contatos por e-mail, SMS, carta ou ligação somente são realizados por meio dos canais oficiais de atendimento:

  • Meu INSS;
  • Central de Atendimento do INSS (número 135); ou
  • SMS identificado como “280-41”.

Caso os aposentados e demais segurados sejam notificados, é possível entrar em contato pelo número 135 para obter mais informações diretamente com o INSS.

Prova de vida do INSS em 2021; veja calendário

A prova de vida do INSS havia sido suspensa no ano passado devido ao contexto de pandemia. No entanto, o instituto confirmou que ela voltará a ser obrigatória a partir deste mês de maio. O calendário para realizar a prova de vida conta com as seguintes datas:

  • Quem deveria ter feito em fevereiro de 2020 fará até 31 de maio de 2021;
  • Quem deveria ter feito em março e abril de 2020 fará em junho de 2021;
  • Quem deveria ter feito em maio e junho de 2020 fará em julho de 2021;
  • Quem deveria ter feito em julho e agosto de 2020 fará em agosto de 2021;
  • Quem deveria ter feito em setembro e outubro de 2020 fará em setembro de 2021;
  • Quem deveria ter feito em novembro e dezembro de 2020 fará em outubro de 2021;
  • Quem deveria ter feito em janeiro e fevereiro de 2021 fará em novembro de 2021;
  • Quem deveria ter feito em março e abril de 2021 fará em dezembro de 2021.

Compartilhe

Especial Concurso BB

Veja mais »