Novos decretos de lockdown podem influenciar os concursos; entenda

Com os novos decretos de lockdown e toque de recolher, as provas dos concursos públicos poderão ser adiadas ou suspensas. Confira os possíveis impactos.

Devido aos altos índices de contágio pelo novo coronavírus, diversos estados e municípios voltaram a adotar medidas restritivas. Isso abre margem para a suspensão ou adiamento dos concursos públicos, assim como já vinha acontecendo no ano de 2020. Inclusive, a partir desta segunda-feira (01/03), as atividades não essenciais do Distrito Federal devem ficar fechadas das 20h às 5h.

É o primeiro lockdown instaurado na capital brasileira desde o início da pandemia. Além do mais, os estados do Acre, Amazonas, Goiás, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Paraíba, Paraná e Piauí impuseram restrições noturnas para conter o avanço da COVID-19, no sentido de evitar o colapso na saúde pública e lotação máxima de leitos hospitalares.

Novos decretos de lockdown e impactos nos concursos públicos

Com decreto publicado em março de 2020, inúmeros concursos tiveram que ser adiados devido ao cenário de pandemia no país. Até porque as atividades não essenciais haviam sido suspensas por tempo indeterminado. Com as novas medidas de restrição que estão sendo anunciadas desde fevereiro de 2021, as suspensões e adiamentos de certames podem voltar a acontecer.

Grandes eventos, ao que tudo indica, deverão ser proibidos durante os períodos de lockdown, incluindo a realização das provas dos concursos públicos. As avaliações do Depen, por exemplo, estavam marcadas para o dia 28 de fevereiro de 2021. Entretanto, o órgão decidiu pela suspensão do cronograma, tendo em vista que as atividades e os serviços presenciais foram interrompidos em inúmeras partes do país.

Já no concurso PC PR (Polícia Civil do Paraná), as provas estavam previstas para ocorrer no dia 21 de fevereiro de 2021. O Núcleo de Concursos da UFPR, às 5h20 do mesmo dia, acabou publicando um comunicado sobre o cancelamento da etapa eliminatória. Cerca de 100 mil pessoas se inscreveram para participar da seleção, que conta com 400 vagas para Delegado, Papiloscopista e Investigador.

As provas do concurso PC RN (Polícia Civil do Rio Grande do Norte), que estavam previstas para acontecerem no dia 07 e 14 de março de 2021, também foram adiadas devido ao agravamento dos indicadores da pandemia. Em postagem pela sua rede social, a PC RN informou que a comissão especial tomou a decisão em caráter unânime.

A nota de esclarecimento ainda destacou que "a comissão continuará vigilante e atenta à mudança dos fatos ensejadores da decisão atual, para que, tão logo a situação da pandemia seja estabilizada no estado, o processo seletivo tenha prosseguimento, o qual é do total interesse da Polícia Civil". Ainda não existem detalhes específicos sobre o novo cronograma para o concurso PC RN.

Cronogramas dos concursos PF e PRF continuam mantidos

Com os novos decretos de lockdown, muitos candidatos estão preocupados com uma eventual suspensão no cronograma da Polícia Rodoviária Federal. O diretor executivo da corporação, no entanto, disse que as provas do concurso PRF continuam previstas para o dia 28 de março de 2021. Mesmo assim, José Hott não descartou imprevistos que ocasionem no adiamento da etapa eliminatória.

“Hoje, o cronograma está mantido. A decisão da Direção Geral da PRF é de manutenção do nosso cronograma. (...) Eventualmente, pode um fato superveniente, uma decisão externa à PRF impor a necessidade de uma alteração nesse cronograma? Tenho que ser sincero em dizer que pode. Mas essa decisão não partirá da PRF neste momento”, explicou em sua rede social.

O Cebraspe, além do mais, confirmou que as provas do concurso Polícia Federal ainda estão previstas para o dia 21 de março de 2021. Conforme mensagem encaminhada para a nossa equipe, o calendário de atividades segue sendo o mesmo que já foi divulgado. “O cronograma está mantido”, a banca afirmou na última quinta-feira (23/02).

Compartilhe

Especial Concurso BB

Veja mais »