Programa Progredir do governo federal: o que é e quem pode participar

Programa Progredir tem como objetivo gerar renda e promover autonomia financeira aos mais vulneráveis. Programa tem um aplicativo para auxiliar o cidadão.

O que é o Progredir do governo federal e quem pode participar, logo do Progredir

Veja mais sobre o Progredir. - Foto: Divulgação

Com o objetivo de auxiliar pessoas inscritas no CadÚnico a obter emprego, renda e promover autonomia financeira, o governo federal lançou o Programa Progredir. A ideia é que as ações da União, em parceria com empresas e outras instituições, possam colaborar na melhoria de qualidade de vida dos mais vulneráveis.

Para isso, o governo trabalha em três frentes diferentes: intermediação de mão de obra, qualificação profissional e empreendedorismo.

Intermediação de mão de obra

Para quem deseja obter um novo emprego, o governo oferecerá as seguintes ferramentas e serviços por meio do Programa Progredir:

  • Ferramenta para elaboração de currículos;
  • Identificação do perfil dos candidatos;
  • Cruzamento dos perfis dos candidatos e das vagas de emprego oferecidas por empresas parceiras;
  • Encaminhamento para o mercado de trabalho.

Qualificação profissional

Já dentro da qualificação profissional, o governo prevê que poderá auxiliar os inscritos no CadÚnico oferecendo os seguintes serviços e benefícios:

  • 1 milhão de vagas em cursos do Pronatec Oferta Voluntária;
  • Ferramenta online de localização de Centros Vocacionais Tecnológicos para apoiar o acesso a cursos de formação profissional;
  • Oficinas de educação financeira para mais de 100 mil famílias;
  • Ferramenta online de localização de telecentros para apoiar o acesso a cursos de inclusão digital;
  • Bolsas para Agentes de Inclusão Digital.

Empreendedorismo

Por fim, o governo também disponibilizará ajuda a quem quer começar ou expandir o seu pequeno negócio. Foram separados R$ 3 bilhões por ano em incentivos por meio de um microcrédito para quem quiser empreender.

Além do empréstimo, a União disponibilizará assistência técnica e inclusão financeira para trabalhadores autônomos inscritos no Cadastro Único.

Quem pode participar do Programa Progredir?

De acordo com o governo federal, todas as pessoas que estiverem inscritas no CadÚnico, inclusive beneficiários do Bolsa Família, poderão participar do Programa Progredir. Outro requisito exigido é o de que todas as crianças e jovens da família estejam matriculados e frequentando a escola de forma regular.

Aplicativo Progredir

Para ajudar o interessado a se organizar e como forma de prestar alguns dos serviços do programa, o governo criou o aplicativo Progredir que pode ser baixado de forma gratuita para quem tiver smartphone com sistema Android (Play Store) ou iOS (App Store).

Depois de baixar o aplicativo, o interessado deve preencher os dados solicitados. Em seguida, o cidadão terá diversas opções como a criação de um currículo, ver vagas de emprego, tirar dúvidas sobre o programa, ver ofertas de cursos de qualificação e iniciar processo de solicitação de microcrédito.

O cadastro também pode ser feito por meio do site do programa. A participação é gratuita.

Carlos Rocha
Redator
Jornalista formado (UFG), atualmente redator no site Concursos no Brasil. Foi roteirista do Canal Fatos Desconhecidos (YouTube) por um ano e meio. Produziu conteúdo de podcast para o Deezer. Fez parte da Rádio Universitária (870AM) por três anos e meio como apresentador no Programa Fanático e como repórter, narrador e comentarista da Equipe Doutores da Bola. Fã de futebol, NFL e ouvinte de podcast.

Compartilhe

Especial Auxílio Emergencial

Veja mais »