Pagamentos do seguro-desemprego serão feitos pelo Caixa Tem

Trabalhador que não tiver conta na Caixa receberá o dinheiro, de forma automática, no aplicativo Caixa Tem. Saiba como funcionará.

Pagamentos do seguro-desemprego serão feitos pelo Caixa Tem, smartphone com aplicativo do Caixa Tem aberto

Nova forma de pagamento já está em vigor. - Foto: Concursos no Brasil

De acordo com a Caixa Econômica Federal, quem não tiver conta no banco receberá os pagamentos do seguro-desemprego por meio do aplicativo Caixa Tem em uma poupança social digital.

Segundo a Caixa, a medida já entrou em vigor no dia 20 de abril de 2021. A abertura das contas digitais será automática e gratuita, não sendo necessária uma solicitação por parte do beneficiário.

Um pouco sobre o Caixa Tem

Vale lembrar que o Caixa Tem é um aplicativo gratuito, disponível para Android e iOS. Ele vem sendo utilizado pelo governo federal para realizar os pagamentos do Bolsa Família e do auxílio emergencial 2021.

A partir do Caixa Tem, se quiser, o usuário poderá transferir o dinheiro do benefício para o banco de preferência, pagar contas ou mesmo fazer compras em supermercado por meio do cartão de débito virtual.

Tem dúvidas sobre como funciona a ferramenta? Leia nossa matéria e saiba como utilizar o aplicativo do Caixa Tem.

Quem pode receber o seguro-desemprego

O seguro-desemprego é um benefício pago para trabalhadores com carteira assinada que foram dispensados sem justa causa ou que façam parte de grupos específicos determinados em lei (exemplo: pescadores). Além disso, é preciso seguir os requisitos abaixo:

  • Estiver empregado formalmente a pelo menos 12 meses nos últimos 18 meses em relação a data de demissão (regra para primeira solicitação de seguro-desemprego);
  • Nos últimos 12 meses, estiver empregado por pelo menos nove meses com carteira assinada (segunda solicitação do seguro-desemprego);
  • Estar empregado por pelo menos seis meses antes da data de dispensa (demais solicitações de seguro-desemprego).
  • Trabalhador não pode ter outra forma de renda (qualquer pedido);
  • Não estar recebendo qualquer tipo de benefício previdenciário.

Atenção! Para os grupos específicos as regras são diferentes e variam conforme estipulado em determinações do governo federal.

Como receber seguro-desemprego em 2021; veja quem tem direito e saiba como calcular o valor das suas parcelas!

Dúvidas sobre seguro-desemprego ou sobre os pagamentos?

Em caso de dúvidas sobre o pedido do seguro-desemprego ligue para o Alô Trabalho de forma gratuita. O número é o 158.

Também é possível entrar em contato com a Caixa pelo telefone 0800 104 0104.

Carlos Rocha
Redator
Jornalista formado (UFG), atualmente redator no site Concursos no Brasil. Foi roteirista do Canal Fatos Desconhecidos (YouTube) por um ano e meio. Produziu conteúdo de podcast para o Deezer. Fez parte da Rádio Universitária (870AM) por três anos e meio como apresentador no Programa Fanático e como repórter, narrador e comentarista da Equipe Doutores da Bola. Fã de futebol, NFL e ouvinte de podcast.

Compartilhe

Especial Auxílio Emergencial

Veja mais »