Plug Minas abre inscrições para 500 vagas

Seleção é para jovens mineiros interessados em integrar o Núcleo Valores de Minas.

O Governo do Estado, por meio do Plug Minas - Centro de Formação e Experimentação Digital –, está recebendo inscrições para o processo seletivo 2012. Atualmente, o único núcleo que está com as inscrições abertas é o Valores de Minas. São 500 vagas direcionadas a jovens com idade entre 14 e 24 anos, que estudam ou já se formaram na rede pública de ensino de Belo Horizonte ou Região Metropolitana. As inscrições podem ser feitas pelo site www.plugminas.mg.gov.br.

Fundado em 2005, o Programa Valores de Minas se transformou em um Núcleo do Plug Minas no ano de 2009. O projeto oferece aos jovens mineiros oportunidades de crescimento por meio de cursos de teatro, circo, dança, música e artes visuais. “O Valores de Minas entende a arte como ferramenta poderosa de transformação. Acreditamos que, por meio da linguagem artística, a gente contribui para a participação social dos jovens, formando uma pessoa com mais autonomia, com percepção do seu lugar, de onde vem, onde está e para onde vai”, comenta Samira Ávila, coordenadora Executiva e Diretora Artística do Núcleo Valores de Minas. “Não existe arte sem política. A arte é social e cidadã; aceita o diferente e o peculiar. Trabalha a individualidade e, ao mesmo tempo, o trabalho em grupo, provocando assim, a transformação do indivíduo como pessoa e profissional”, completa.

Samira Ávila explica que, ao longo dos meses, os jovens que integram o Núcleo Valores de Minas realizam atividades culturais e em dezembro apresentam um espetáculo que abrange o resultado de todas as áreas trabalhadas com os estudantes do núcleo durante o ano. “Em 2011, os jovens do Valores de Minas apresentaram o espetáculo A Lira e o Tambor. Foi um sucesso em termos de público e aceitação. Mas o mais importante é que tudo isso está dentro de um plano pedagógico desenvolvido pelo Plug Minas, onde todos os integrantes participam desde a escolha do figurino, até a criação das falas e personagens, tornando-se verdadeiros autores da obra.”

Leonardo Lobo, 23 anos, integrou o projeto em 2011 e faz uma avaliação do período em que esteve no Plug Minas. “Entrei no Núcleo Valores de Minas para aprimorar a questão vocal, já que sou músico. Queria também ver como poderia contemplar a dança nas minhas apresentações musicais. O aprendizado durante o curso foi muito além disso, e percebi que havia inúmeras formas de conhecimento que hoje aplico nos meus trabalhos. Atualmente, me sinto muito mais firme para construir minhas criações”, avalia. Leonardo ainda acrescenta que “o protagonismo é a palavra que rola solta no Plug Minas. O espetáculo A Lira e o Tambor foi uma criação dos estudantes. A história do personagem principal (Tambor) tem muito a ver com a minha história de vida, que interrompi durante um ano, minhas atividades na área da música para servir ao exército. No Plug Minas, somos protagonistas de tudo. Desde o dia que entramos até a hora de expor uma ideia, o foco é sempre os estudantes, seja por meio de debates em sala de aula, ou mesmo na criação de um trabalho”, diz ele.

Se no ano passado a participação dos estudantes do Núcleo Valores de Minas na produção do espetáculo que encerra as atividades já era grande, a ideia é aumentar ainda mais esse envolvimento em 2012. “Neste ano, não haverá a contratação de dramaturgo como nos anos anteriores, e os jovens vão assinar a dramaturgia do espetáculo, momento de celebração e mais uma etapa do processo de aprendizado desses estudantes”, antecipa Samira.

 Plug Minas – Centro de Formação e Experimentação Digital                                                                         

Processo Seletivo Núcleo Valores de Minas

Inscrições: até 24 de fevereiro, pelo site www.plugminas.mg.gov.br

Endereço: Rua Santo Agostinho, número 1441 – Bairro Horto

Contato: 31 3484 1015 – Dep. Comunicação Plug Minas

Compartilhe