Enem 2021: MEC divulga prazo para pedir isenção de taxa; confira

Dentro do mesmo período para pedir isenção da taxa, aqueles que faltaram à última edição do Enem poderão informar o motivo da ausência. Confira os detalhes.

Na última segunda-feira, dia 03 de maio, o Ministério da Educação liberou os prazos para que os estudantes solicitem a isenção da taxa no Enem 2021. Os pedidos serão aceitos entre os dias 17 e 28 de maio pelo portal do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Dentro do mesmo período, aqueles que faltaram à última edição poderão informar o motivo da ausência.

Essa justificativa, inclusive, é requisito para solicitar a isenção da taxa do Enem 2021. Todos dos detalhes foram divulgados no Diário Oficial da União, em sua versão do dia 03 de maio (edital de nº 19). Entretanto, as datas para as inscrições, bem como os dias das provas, ainda não foram devidamente confirmadas pelo Ministério da Educação.

Para pedir isenção no Enem 2021, é necessário atender algum dos seguintes critérios:

  • Estar cursando a última série do nível médio em 2021 (escola da rede pública);
  • Ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou ser bolsista integral em instituição privada. Além disso, é necessário ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
  • Ser membro de família com baixa renda, desde que a unidade esteja inscrita no CadÚnico. É necessário informar o Número de Identificação Social (NIS).

Enem 2021: prazo para isenção é divulgado; veja cronograma

Tanto as justificativas de ausência no Enem 2020 quanto os pedidos de isenção serão anteriores ao prazo para se inscrever na versão de 2021. Aqueles que conseguirem se isentar da taxa, de acordo com o Inep, terão que fazer novos cadastros em data que ainda será divulgada.

Confira, abaixo, o cronograma que foi liberado pelo Ministério da Educação (MEC) na última segunda-feira, dia 03 de maio:

  • Justificativa de ausência no Enem 2020 e solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021: de 17 a 28 de maio de 2021;
  • Resultado da justificativa de ausência e solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021: a partir do dia 09 de junho de 2021;
  • Recurso da justificativa de ausência e solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021: de 14 a 18 de junho de 2021;
  • Resultado do recurso da justificativa de ausência e solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021: dia 25 de junho de 2021.

Compartilhe

Especial Concurso BB

Veja mais »