Prefeitura de Lauro de Freitas aplica provas de concurso

Mais de 4 mil candidatos fizeram provas para agentes de saúde em Lauro de Freitas.

Foram aplicadas neste domingo (13), as provas objetivas para a seleção pública de agente de combate a endemias e comunitário de saúde em Lauro de Freitas. Os portões foram abertos às 7h e fechados às 7h30, conforme edital divulgado nos sites www.exatuspr.com.br e www.laurodefreitas.ba.gov.br e redes sociais.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Luis Carlos Galvão, esses profissionais vão atuar nas novas unidades de saúde. "O objetivo é reforçar a atenção básica, aumentar a cobertura do Programa Saúde da Família (PSF) e o atendimento à população. Eles serão distribuídos nas nove unidades que serão inauguradas no município em breve", informou.

Sob a responsabilidade da empresa Exatus Eventos e Consultoria, cerca de 4.900 pessoas participaram da seleção em 14 escolas de Lauro de Freitas. A coordenação da Exatus comemora a tranquilidade na aplicação do certame. "Todo o processo ocorreu de forma calma. Nos organizamos para que tudo fosse bem e conseguimos", disse Edgar Dias, coordenador geral da Exatus  na Bahia.

A organização foi destacada pela participante Ana Cláudia Moreira, 31 anos. "Os horários foram cumpridos e fui bem orientada pelos fiscais. Estou sem trabalhar no momento e vi nesta seleção a oportunidade de entrar novamente do mercado", disse.

Venância Oliveira, 42 anos, está esperançosa. "A prova foi bem elaborada, especialmente nas perguntas específicas. Acredito no meu potencial, mas agora é esperar o resultado". De acordo com o edital, os participantes da seleção deveriam responder a questões de português, matemática, legislação do Sistema Único de Saúde (SUS) e conhecimentos específicos de acordo com o cargo pretendido.

O resultado das provas objetivas será divulgado no dia 22. Os candidatos que forem aprovados devem ficar atentos às próximas fases da seleção pública para não perderem os prazos. A empresa sugere que verifiquem continuamente os sites indicados.

Atribuições

O agente de combate a endemias é quem realiza o mapeamento de área, identifica os fatores biológicos de risco à saúde humana e desenvolve ações de educação ambiental para a saúde junto à comunidade. O agente comunitário de saúde realiza, por meio de visita domiciliar, acompanhamento mensal de todas as famílias sob sua responsabilidade, orienta sobre a utilização adequada dos serviços de saúde, encaminha e agenda consultas, exames e atendimento odontológico, quando necessário.

Compartilhe

Comentários