Prefeitura de Salvador ofereceu mais de 137 mil vagas de emprego

Com um saldo de mais de 62 mil pessoas contratadas, 137 mil vagas captadas e 380 mil trabalhadores encaminhados para entrevistas de emprego.

Com um saldo de mais de 62 mil pessoas contratadas, 137 mil vagas captadas e 380 mil trabalhadores encaminhados para entrevistas de emprego, o Simm - Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-obra, comemora nesta quarta-feira (28) o seu sétimo ano de vida. A confraternização acontece às 8h30, junto com os trabalhadores, colaboradores e representantes de empresas parceiras no posto do Comércio, localizado na Rua Miguel Calmon, 382.

O balanço apresentado, ao longo desse período, mostra que houve uma oferta expressiva de postos de trabalho para Salvador e Região Metropolitana, destinada a trabalhadores com diversos níveis de escolaridade, através da parceria firmada com empresas dos mais diversos segmentos, que no primeiro ano somava 1.800, e hoje já chega a mais de cinco mil.

Assim como acontece em todas as regiões do país, o setor de serviços continua sendo a locomotiva da geração de empregos em Salvador, responsável por mais de 60% de contratações de trabalhadores encaminhados pelo Simm, seguido de comércio e construção civil. O maior número de vagas disponibilizadas é para o setor de call center, na função de operador de telemarketing, que não exige experiência, apenas o ensino médio completo. Destaque ainda para o segmento de comércio, com vagas para vendedor, promotor de vendas, caixa e repositor.

A partir de outubro de 2009, com a implantação do sistema Sigaeweb do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Simm pôde oferecer mais conforto e comodidade aos trabalhadores, diminuindo sensivelmente as filas nos seus quatro postos de atendimento, já que tornou possível o cadastro via internet. A partir de agosto de 2011, o sistema migrou para o Portal MTE - Mais Emprego, modernizando ainda mais os serviços, proporcionando agilidade, independência e transparência na execução das ações de emprego.

Postos de atendimento

Atualmente, o público tem à sua disposição quatro postos de atendimento do Simm, localizados em bairros populosos da capital - Comércio, na Rua Miguel Calmon, 382; Cabula, na Praça da Mangueira, 84; Cajazeiras, Estrada do Coqueiro Grande, 1.902; Boca do Rio, na Rua Abelardo Andrade de Carvalho, 141, anexo ao Imeja. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, mediante entrega de senhas, que são distribuídas a partir das 6h30, no posto do Comércio e das 7h30, nos demais postos. A partir de 2010, o público passou a contar com um ponto de atendimento do Simm na Estação Ferroviária da Calçada, nas instalações da Agência da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), cujo horário de atendimento é das 8h às 14h. Em 2011, também foi implantado um novo ponto de atendimento, no Siga X, no bairro de Itapuã, na Avenida Dorival Caymmi, s/nº.

Oficinas

Com o objetivo de preparar os candidatos para o mercado de trabalho, o Simm desenvolve um programa de palestras e oficinas gratuitas, em parceria com várias instituições de ensino superior da capital e professores voluntários. No período de março de 2010 até março de 2012, foram realizadas 257 oficinas e palestras gratuitas, sendo que Telemarketing, Elaboração de Currículo e Postura Profissional foram as mais procuradas. As atividades aconteceram nos postos do Comércio, Cajazeiras, Boca do Rio e durante o projeto Simm Itinerante, certificando 3.823 trabalhadores.
 
Fonte: Secom

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