Problemas com o auxílio emergencial? Veja como resolver sem ir à Caixa

Para evitar filas e aglomerações, a Caixa liberou canais online para que os interessados possam tirar dúvidas sobre o auxílio emergencial e Caixa Tem. Confira.

Problemas com o auxílio emergencial: logo do auxílio emergencial

Saiba como estornar os valores. - Foto: Reprodução/Governo Federal

A nova rodada do auxílio emergencial começou a ser transferida para integrantes do CadÚnico e aos que já estavam cadastrados no programa (por site ou aplicativo). Entretanto, muitos beneficiários passaram a comparecer às agências da Caixa para resolver problemas relacionados com os pagamentos. Alguns cidadãos não estão conseguindo usar os recursos do aplicativo Caixa Tem, enquanto outros querem tirar dúvidas e sacar o dinheiro em espécie.

Para evitar aglomerações, a Caixa reforçou o seu atendimento remoto para solucionar dúvidas a respeito do auxílio emergencial em 2021. Os beneficiários, dessa maneira, não precisam ir às unidades do banco para movimentar o dinheiro ou desbloquear o acesso do app Caixa Tem. Existem canais oficiais que servem para ajudar os cidadãos em assuntos associados com o programa. Abaixo, você confere as opções disponíveis para atendimento pela internet.

Veja canais online para tirar dúvidas sobre o auxílio emergencial

Para quem não faz parte do Bolsa Família, o calendário do auxílio emergencial foi organizado em dois períodos diferentes: o primeiro está ligado com o depósito no Caixa Tem, enquanto o segundo diz respeito à liberação dos saques imediatos. Isso quer dizer que não há a necessidade de comparecer às agências bancárias. Até porque, neste primeiro momento, o benefício só poderá ser movimentado pela internet.

Existem diversos canais online para tirar dúvidas sobre o pagamento do auxílio emergencial e o aplicativo Caixa Tem. Além do mais, o Ministério da Cidadania liberou ferramentas para que os cidadãos possam consultar o resultado do benefício. Confira as principais opções de atendimento online.

Acompanhamento de sua situação

Pelo site da Caixa, você poderá verificar o andamento do seu auxílio emergencial. Basta informar dados básicos, como data de nascimento, CPF, nome completo e nome de sua mãe.

Página do auxílio emergencial no site da Caixa

Por esse portal, os beneficiários conseguem tirar as principais dúvidas sobre como funciona o auxílio emergencial de 2021.

Central de atendimento sobre o programa

Em caso de eventuais dúvidas ou problemas com o auxílio emergencial, os beneficiários podem ligar para o número 111 da Caixa.

Outros telefones para tirar dúvidas:

  • 0800 104 0 104;
  • 0800 726 0207 (atendimento Caixa Cidadão);
  • 0800 726 0101 (SAC da Caixa); e
  • 0800 725 7474 (ouvidoria da Caixa);

Aplicativo Caixa Tem (Android e iOS)

Além de ofertar inúmeros recursos pela tela de menu, a plataforma também conta com um chat automático que é gerenciado pelos atendentes da Caixa. Basta selecionar a opção no próprio app e esperar pelo atendimento online. 

Tutoriais sobre o Caixa Tem

A instituição bancária, pelo seu site, elaborou tutoriais para explicar as principais funcionalidades do Caixa Tem. Além do mais, o banco também publicou vídeos instrutivos por meio de seu canal no YouTube.

Telefone do Ministério da Cidadania

A pasta disponibilizou uma central de atendimento para tirar dúvidas sobre o auxílio emergencial. Basta ligar para o número 121.

Formulário eletrônico do Ministério da Cidadania

Os beneficiários podem registrar suas manifestações ao preencher os campos de um formulário eletrônico. A opção está disponível pela Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação (Fala.BR).

Também é possível consultar a resposta da manifestação, caso você já tenha feito.

Chatbot Facebook

Além das redes sociais, o Ministério da Cidadania criou uma ferramenta online para que os interessados possam verificar o resultado do auxílio emergencial. Basta acessar o portal da pasta sobre o programa e clicar no ícone “Chatbot Facebook”.

De maneira automática, uma nova página abrirá em seu navegador. Ela pedirá para que você faça o login em seu perfil no Facebook. Feito isso, uma nova conversa no Messenger do Facebook será aberta para que você tire suas dúvidas.

Redes sociais do Ministério da Cidadania

A equipe da pasta pode tirar dúvidas nos perfis do Facebook, Instagram e Twitter.

Bruno Destéfano
Redator
Nasceu no interior de Goiás e se mudou para a capital, Goiânia, no início de 2015. Seu objetivo era o de cursar Jornalismo na UFG. Desde o fim de sua graduação, já atuou como roteirista, gestor de mídias digitais, assessor de imprensa na Câmara Municipal de Goiânia, redator web, editor de textos e locutor de rádio. Escreveu dois livros, sendo um de ficção e outro de não-ficção. Também recebeu prêmios pela produção de um podcast sobre temas raciais e por seu livro-reportagem "Insurgência - Crônicas de Repressão". Atualmente, trabalha como redator web no site "Concursos no Brasil" e está participando de uma nova empresa no ramo de marketing digital.

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