Capes oferece bolsas para pesquisadores qualificados

Edital em parceria com a Alemanha seleciona pesquisadores. Entre os benefícios, estão bolsa mensal e auxílio-instalação.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou na sexta-feira, 10/08, o edital nº 41/2012, relativo ao programa Bolsas para Pesquisa Capes/Humboldt, iniciativa da Capes em cooperação com a Fundação Alexander von Humboldt (AvH) da Alemanha com o objetivo de conceder bolsas para pesquisadores altamente qualificados em instituições de ensino ou pesquisa do Brasil em todas as áreas do conhecimento.

A parceria visa à internacionalização de forma mais consistente, o aprimoramento da produção e qualificação científicas e o desenvolvimento de métodos e teorias em conjunto com pesquisadores de reconhecido mérito científico alemães ou estrangeiros residentes na Alemanha.

Serão concedidas bolsas para pesquisa nas modalidades de pós-doutorado e pesquisador experiente. Está prevista a aprovação de até 15 bolsas nas duas modalidades, conforme a disponibilidade orçamentária da Capes e AvH. 

Os benefícios oferecidos são:

  1. Bolsa mensal;

  2. Auxílio-instalação;

  3. Auxílio-deslocamento;

  4. Auxílio para aquisição de Seguro Saúde;

  5. Curso de idioma alemão quando necessário;

  6. Subsídios para dependentes;

  7. Auxílio para mobilidade.

    Inscrições

A inscrição é gratuita e efetuada por meio de preenchimento do formulário disponível na página do programa Bolsas para Pesquisa Capes/Humboldt. A documentação e o formulário devem ser remetidos ao endereço eletrônico humboldt@capes.gov.br e também enviados por via postal para o endereço da Capes até a data delimitada no calendário do edital (Chamada 1, até 31 de agosto; e Chamada 2, até 31 de janeiro de 2013). 

A descrição das modalidades, os requisitos para candidatura e os benefícios de cada bolsa estão descritos no edital, que pode ser acessado pelo endereço:

http://capes.gov.br/images/stories/download/editais/Edital_041_HUMBOLDT_2012.pdf. 

As informações são da ACS/Capes. 

Compartilhe