Programa Progredir abre 14 mil vagas de emprego em todo o país!

Programa Progredir tem o objetivo de gerar emprego e renda às pessoas inscritas no Cadastro Único e beneficiárias do Programa Bolsa Família.

O Programa Progredir, do Governo Federal, abriu cerca de 14 mil vagas de emprego para profissionais de diferentes níveis de escolaridade. O objetivo do programa é gerar emprego e renda às pessoas inscritas em projetos sociais do governo.  

O programa é um lançamento do Ministério da Cidadania, que visa ligar as empresas aos profissionais que buscam oportunidades de trabalho. Atualmente, estão abertas oportunidades para profissionais de diversos níveis de escolaridade e para várias áreas de atuação. As vagas estão espalhadas por todo o país.

Ficou interessado? Então continue acompanhando a matéria e saiba mais detalhes sobre as oportunidades de emprego. 

Como participar do Programa Progredir?

Para participar, o trabalhador deverá acessar o site do Programa Progredir ou baixar o aplicativo no celular, disponível para Android (Play Store) ou iOS (App Store). Após realizar o cadastro, será preciso elaborar um currículo profissional que ficará disponível na plataforma e será usado para localizar um empregador.

Poderão se cadastrar no Programa Progredir os profissionais que estejam desempregados e sejam inscritos no CadÚnico e/ou sejam beneficiários do Bolsa Família. Outro requisito exigido é de que todas as crianças e jovens da família estejam matriculados e frequentando a escola de forma regular.

De que forma o sistema funciona?

De acordo com os dados preenchidos no currículo, como área de atuação e região onde reside, o sistema cruzará as informações com as vagas de emprego disponibilizadas pelas empresas parceiras. 

A partir daí, o empregador é informado da indicação do profissional e o trabalhador será encaminhado para o mercado de trabalho. Além de promover esse encontro, o Progredir tem ações de qualificação profissional e apoio ao empreendedorismo.

Cursos profissionalizantes e apoio ao empreendedorismo

Para conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho, é preciso estar preparado. Por isso, o Programa Progredir oferece ainda cursos profissionalizantes de forma gratuita. 

Dentre as opções disponíveis estão: 

  • Curso de educação financeira;
  • Curso de inclusão digital;
  • Ferramenta online de localização de telecentros para apoiar o acesso a cursos de inclusão digital;
  • Vagas em cursos do Pronatec Oferta Voluntária.

O Governo Federal disponibilizou ainda, por meio do programa, R$ 3 bilhões por ano em incentivos por meio de um microcrédito para quem quiser começar a empreender ou expandir o seu negócio.

O empréstimo será concedido pela União, por meio do Programa Progredir. Além de disponibilizar o dinheiro, o Governo irá ofertar assistência técnica e inclusão financeira para trabalhadores autônomos inscritos no Cadastro Único.

Compartilhe

Especial Concurso BB

Veja mais »