Programa Progredir abre 14 mil vagas de emprego em todo o país!

Programa Progredir tem o objetivo de gerar emprego e renda às pessoas inscritas no Cadastro Único e beneficiárias do Programa Bolsa Família.

O que é o Progredir do governo federal e quem pode participar, logo do Progredir

Programa do Governo Federal oferta oportunidades de emprego! - Foto: Divulgação

O Programa Progredir, do Governo Federal, abriu cerca de 14 mil vagas de emprego para profissionais de diferentes níveis de escolaridade. O objetivo do programa é gerar emprego e renda às pessoas inscritas em projetos sociais do governo.  

O programa é um lançamento do Ministério da Cidadania, que visa ligar as empresas aos profissionais que buscam oportunidades de trabalho. Atualmente, estão abertas oportunidades para profissionais de diversos níveis de escolaridade e para várias áreas de atuação. As vagas estão espalhadas por todo o país.

Ficou interessado? Então continue acompanhando a matéria e saiba mais detalhes sobre as oportunidades de emprego. 

Como participar do Programa Progredir?

Para participar, o trabalhador deverá acessar o site do Programa Progredir ou baixar o aplicativo no celular, disponível para Android (Play Store) ou iOS (App Store). Após realizar o cadastro, será preciso elaborar um currículo profissional que ficará disponível na plataforma e será usado para localizar um empregador.

Poderão se cadastrar no Programa Progredir os profissionais que estejam desempregados e sejam inscritos no CadÚnico e/ou sejam beneficiários do Bolsa Família. Outro requisito exigido é de que todas as crianças e jovens da família estejam matriculados e frequentando a escola de forma regular.

De que forma o sistema funciona?

De acordo com os dados preenchidos no currículo, como área de atuação e região onde reside, o sistema cruzará as informações com as vagas de emprego disponibilizadas pelas empresas parceiras. 

A partir daí, o empregador é informado da indicação do profissional e o trabalhador será encaminhado para o mercado de trabalho. Além de promover esse encontro, o Progredir tem ações de qualificação profissional e apoio ao empreendedorismo.

Cursos profissionalizantes e apoio ao empreendedorismo

Para conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho, é preciso estar preparado. Por isso, o Programa Progredir oferece ainda cursos profissionalizantes de forma gratuita. 

Dentre as opções disponíveis estão: 

  • Curso de educação financeira;
  • Curso de inclusão digital;
  • Ferramenta online de localização de telecentros para apoiar o acesso a cursos de inclusão digital;
  • Vagas em cursos do Pronatec Oferta Voluntária.

O Governo Federal disponibilizou ainda, por meio do programa, R$ 3 bilhões por ano em incentivos por meio de um microcrédito para quem quiser começar a empreender ou expandir o seu negócio.

O empréstimo será concedido pela União, por meio do Programa Progredir. Além de disponibilizar o dinheiro, o Governo irá ofertar assistência técnica e inclusão financeira para trabalhadores autônomos inscritos no Cadastro Único.

Márcia Andréia
Redatora
Jornalista no Portal Concursos no Brasil, estudou Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduanda em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Dom Alberto.
Atuou na produção da Record Bahia, na assessoria de comunicação da Prefeitura de Correntina - BA, na redação do Jornal do Sudoeste, dentre outras atividades na área de propaganda.

Compartilhe

Comentários