Pronatec 2012 abre inscrições em Pernambuco

4.132 vagas em cursos técnicos de nível médio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec 2012)

O secretário de Educação de Pernambuco, Anderson Gomes, anunciou o início das pré-matrículas para as 4.132 vagas em cursos técnicos de nível médio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec 2012). A partir desta quarta-feira (29) até o dia 09 de março de 2012, alunos do 2º ou 3º ano do ensino médio de todas as modalidades (regular, integral, semi-integral, EJA), e também do Projeto Travessia, além dos bolsistas integrais da rede privada podem se inscrever no Programa.

A iniciativa é do Governo Federal, realizado no Estado pela Secretaria de Educação de Pernambuco, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão Pernambuco). Os interessados deverão realizar a pré-matrícula em 18 escolas da rede estadual listadas no edital, que será publicado no Diário Oficial do Estado no dia 29. Serão selecionados os primeiros cadastros, de acordo com o quantitativo de vagas de cada curso.

"É um programa que está abrindo oportunidades de qualificação técnica aos nossos estudantes. Esses jovens precisam lembrar que participar de um curso técnico é um investimento pra suas vidas, por isso eles precisam se dedicar", afirmou Anderson Gomes. Já o secretário executivo de Educação Profissional, Paulo Dutra, reforçou a importância do programa para a rede estadual de ensino. "Esses estudantes serão qualificados e isso fortalecerá a matriz curricular do ensino médio, abrindo oportunidades de emprego no Estado", disse.

São disponibilizados 33 cursos de formação técnica profissionalizante, com carga horária que varia de 800 a 1800 horas/aula. A qualificação acontecerá em 15 cidades polos de diversas regiões do Estado nas instituições de ensino citadas acima (Senac, Senai, IFPE E IF Sertão Pernambuco). Haverá três chamadas para pré-matrículas e confirmações de matrículas, que devem ser feitas na unidade de ensino que o estudante escolheu para estudar. O cronograma e outras informações, como escolas polos onde as pré-matrículas podem ser efetuadas, estão dispostos no edital.

Ensino Técnico em Pernambuco - O Estado dispõe de 14 Escolas Técnicas Estaduais beneficiando aproximadamente 14 mil alunos. Para alunos de ensino médio, o Pronatec ofertará mais quatro mil vagas em 2012, contemplando 19 mil jovens e adultos com ensino profissionalizante. Vale ressaltar que já no âmbito do Pronatec foram disponibilizadas, em 2011, aproximadamente sete mil vagas para cursos de qualificação profissional para alunos do ensino médio.

Confira o edital do Pronatec 2012 aqui.

Outras informações sobre os cursos podem ser conferidas através desses portais:

- www.vocenaindustria.com.br

- www.senac.br/pronatec

- www.ifpe.edu.br

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhe

Comentários