Prova de vida do INSS poderá ser feita digitalmente

INSS utilizará biometria facial via celular para que beneficiários façam a prova de vida.

Prova de vida do INSS poderá ser feita digitalmente, pessoa utilizando celular

500 mil pessoas farão parte dos testes. - Foto: Pixabay

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está planejando que a prova de vida possa ser feita de forma digital, via biometria facial. A intenção é que 500 mil beneficiários tenham a opção a partir do dia 20 de agosto como forma de teste.

Para a realização dessa nova forma de comprovação de vida, o INSS conta com o auxílio da Secretaria de Governo Digital (SGD) do Ministério da Economia e com a Dataprev.

O próprio INSS entrará em contato com quem poderá utilizar o sistema por meio de SMS, e-mail ou telefone. Fique atento para ter certeza de que o contato está sendo feito pelo governo e evite possíveis golpes.

Como será feita a prova de vida?

A prova de vida digital será feita mediante o uso de um smartphone com câmera. No aplicativo Meu INSS, o usuário terá a opção de tirar uma foto para comprovar sua vida. Um algoritmo de biometria irá comparar a imagem enviada pelo indivíduo com os bancos de dados do Detran e da Justiça Eleitoral.

Como está em fase de testes, somente os beneficiários selecionados previamente terão a opção disponível. Se o resultado for considerado positivo, a tendência é que isso se torne um padrão.

O que é a prova de vida?

A prova de vida tem como função evitar que fraudes fossem feitas em relação ao dinheiro pago pelo INSS. O modelo atual foi criado no ano de 2012. Segundo ele, quem é beneficiário deve ir até a agência bancária onde recebe o pagamento a cada 12 meses para comprovar que está vivo.

Se a pessoa tiver alguma doença considerada grave ou estiver em situação de locomoção limitada pode fazer a prova de vida mediante uma procuração. Neste caso é necessário que haja um cadastro da pessoa que porta a procuração junto ao INSS. Recentemente, por causa da pandemia, o governo expandiu o uso da procuração.

Para solucionar dúvidas sobre assuntos de prova de vida, o interessado pode entrar em contato com a central de atendimento do INSS ligando para o número 135.

Carlos Rocha
Redator
Jornalista formado (UFG), atualmente redator no site Concursos no Brasil. Foi roteirista do Canal Fatos Desconhecidos (YouTube) por um ano e meio. Produziu conteúdo de podcast para o Deezer. Fez parte da Rádio Universitária (870AM) por três anos e meio como apresentador no Programa Fanático e como repórter, narrador e comentarista da Equipe Doutores da Bola. Fã de futebol, NFL e ouvinte de podcast.

Compartilhe

Especial Auxílio Emergencial

Veja mais »