Resultado do Enem 2020 será divulgado hoje (29); veja como consultar

O resultado do Enem 2020 sai no final do mês de março. O exame é a principal porta de entrada em universidades no país.

Quando sai o resultado do Enem? Confira data, horário e mais detalhes

Saiba mais sobre o Enem 2020. - Foto: College Degrees360/ Flickr

O Ministério da Educação (MEC) confirmou quando sai o resultado do Enem 2020. As notas finais serão divulgadas às 18h do dia 29 de março de 2021 (horário de Brasília), no site do Inep. No entanto, quem fez como treineiro terá que esperar até 28 de maio.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a principal forma de entrada nas universidades públicas do Brasil por meio do Sisu. Além disso, as notas do Enem podem ser utilizadas para a obtenção de bolsas em instituições de nível superior mediante o Prouni.

Como conferir a nota do Enem 2020

Para conferir a nota e mais detalhes sobre o seu desempenho no Enem, entre no site do Inep. Será exigido que você informe seu CPF e a senha.

Outra dica importante é que o site poderá apresentar instabilidade durante as primeiras horas de liberação da nota. Portanto, se tiver algum problema, tente algumas horas depois.

Em caso dúvida, entre em contato com o Inep por meio do telefone 0800-616161. A ligação é gratuita para todo o Brasil.

O que faço se esquecer a senha do Enem 2020?

Se você esqueceu a sua senha do Enem 2020, não tem problema. É possível recuperar! Depois de entrar no site do candidato, siga os passos abaixo:

  • Informe o seu CPF e depois clique em avançar;
  • Na sequência vá em "esqueci minha senha";
  • Escolha a melhor forma de recuperar o acesso (e-mail, validação facial, celular, ou internet banking);
  • Espere o código chegar por onde você escolhe;
    Coloque o código no campo indicado;
  • Crie a nova senha.

Dica! Não esqueça de anotar a senha em algum lugar para não precisar fazer o processo de recuperação.

Notas do Enem no Sisu

Como informado, as notas do Enem podem ser utilizadas no Sisu. O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) oferta milhares de vagas para universidades públicas do país. Confira o seu cronograma:

  • Inscrições do Sisu: de 6 a 9 de abril de 2021;
  • Resultado do Sisu: 13 de abril de 2021;
  • Matrícula nas universidades: de 14 a 19 de abril de 2021;
  • Prazo para fazer parte da lista de espera: de 13 a 19 de abril de 2021.

Como foi o Enem 2020

A pandemia provocada pela COVID-19 prejudicou os planos iniciais do Enem 2020. Após protestos de entidades e estudantes, o MEC decidiu adiar as provas que ocorreriam em outubro para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021.

Mesmo assim, muitos estudantes deixaram de comparecer com medo de serem contaminados. A abstenção bateu um recorde histórico com mais de 51% dos inscritos não realizando as suas provas.

Além disso, o Enem teve novidades com a versão digital. Ela foi aplicada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021. A intenção do MEC é que, no futuro, o exame seja totalmente digital.

Por fim, houve uma reaplicação das provas imprensas nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2021.

Carlos Rocha
Redator
Jornalista formado (UFG), atualmente redator no site Concursos no Brasil. Foi roteirista do Canal Fatos Desconhecidos (YouTube) por um ano e meio. Produziu conteúdo de podcast para o Deezer. Fez parte da Rádio Universitária (870AM) por três anos e meio como apresentador no Programa Fanático e como repórter, narrador e comentarista da Equipe Doutores da Bola. Fã de futebol, NFL e ouvinte de podcast.

Compartilhe

Especial Auxílio Emergencial

Veja mais »