Quarentena: Governo libera 156 cursos online e gratuitos

Pensando na população que está reclusa por conta do coronavírus, o governo liberou cursos que podem ser uma mão na roda para quem estuda para concurso.

Governo libera 156 cursos online

Os cursos gratuitos podem ajudar os concurseiros de plantão. - Foto: Pexels

A pandemia do coronavírus tem provocado uma paralisação mundial. Para o período de quarentena, o Governo Brasileiro liberou 156 cursos online pela Escola Nacional de Administração Pública - Enap. As aulas são transmitidas pelo portal da Escola Virtual da Enap (EV.G) de forma totalmente gratuita.

Todos os cursos ofertados emitem certificados e podem ser acessados por qualquer brasileiro. Várias áreas de conhecimento são contempladas e essa é uma oportunidade para os concurseiros de plantão, já que algumas das aulas disponíveis trazem assuntos comuns às provas de concurso e podem ser de grande ajuda nesse momento de reclusão.

O Concursos no Brasil selecionou seis desses cursos que podem melhorar a sua rotina de estudos e aumentar seu conhecimento. Confira:

1. Ética e Serviço Público

Aqui você vai aprender um pouco sobre como funciona a ética e quais os principais desafios enfrentados no setor público. O servidor precisa entender o funcionamento das organizações e seus impactos sociais, garantindo respeito à sociedade como um todo. Então, se você pretende entrar para esse universo, é importante estar apto eticamente para oferecer e utilizar os serviços públicos. Para os interessados no concurso do IBGE, é interessante saber que esse tema pode ser abordado na prova.

2. Cidadania e Direitos Humanos

Assim como a ética, compreender os direitos humanos e o conceito de cidadania é essencial para quem está prestando concursos. Esse curso irá tratar o tema de forma simples e introdutória em relação às instituições participativas e às interfaces socio-estatais. A ideia é fazer um treinamento e ambientação com foco em conselhos de políticas públicas.

3. Introdução às Libras

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma das línguas oficiais do Brasil. Aprender essa forma de comunicação é apoiar as Comunidades Surdas Brasileiras, tratando de forma adequada com igualdade as pessoas com deficiência auditiva. O curso tem por objetivo difundir o uso dessa língua.

Inclusive, foi aprovado Projeto de Lei que determina pontuação do conhecimento em Libras nos concursos federais que tiverem prova de títulos.

4. Censo Cadastral Previdenciário

Se você está pensando em prestar o concurso do IBGE, saiba que na prova serão abordadas Noções de Administração e Situações Gerenciais, que têm tudo a ver com esse curso. As aulas foram criadas numa parceria entre a Escola de Administração Fazendária e a Secretaria de Previdência, tratando sobre planejamento, execução, criação e manutenção de um banco de dados atualizado. Além de ensinar tudo por meio da SIPREV/Gestão.

5. Matemática Financeira

Matemática é uma das disciplinas mais comuns que caem em provas de concurso, por isso é sempre importante ter conhecimentos nessa área. A proposta desse curso é capacitar pessoas para lidar com a avaliação socioeconômica de projetos, garantindo que os investimentos públicos sejam geridos adequadamente.

6. A Previdência Social dos Servidores Públicos: Regime Próprio e Regime de Previdência

Previdência Social é um assunto que chama a atenção de todos, principalmente dos servidores públicos e quem quer entender mais sobre aposentadoria. As aulas ministradas nesse curso tratam de conceitos vigentes na legislação acerca das regras de concessão de benefícios, como calcular os proventos e quais os tipos de aposentadoria.

A plataforma de ensino à distância é acessada por várias pessoas que buscam aprender mais sobre os conceitos citados na lista acima. Hoje, a Escola Virtual da Enap possui 1 milhão de inscritos de dentro e fora do Brasil.

Compartilhe

Comentários