Resultado do SiSU 2021 deve ser divulgado nesta sexta (16); saiba mais

O resultado do SiSU, referente ao primeiro semestre de 2021, será divulgado nesta sexta-feira (16/04). Quem não se classificar pode entrar na lista de espera.

Resultado do SiSU 2021: logo do SiSU, Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação

s matrículas poderão ser feitas entre os dias 19 e 23 de abril de 2021. - Foto: Reprodução/Ministério da Educação (MEC)

Nesta sexta-feira, dia 16 de abril, o Ministério da Educação deve divulgar o resultado do SiSU 2021 (Sistema de Seleção Unificada). O processo seletivo diz respeito à primeira edição deste ano e será realizada em chamada única. Dessa maneira, os participantes que não conseguirem uma vaga, por sua vez, poderá entrar na lista de espera. A consulta do resultado estará disponível por meio da página do SiSU.

Vale lembrar que o Sistema de Seleção Unificada é uma plataforma que possibilita o ingresso em universidades públicas do Brasil. Para pleitear vagas de nível superior, era necessário não ter zerado na etapa de redação do Enem 2020. A edição do SiSU, referente ao primeiro semestre de 2021, disponibilizou cerca de 206.609 oportunidades em 109 instituições públicas espalhadas pelo país.

MEC deve divulgar resultado do SiSU; entenda os detalhes

Sob responsabilidade do Ministério da Educação, o SiSU abre vagas semestralmente por meio de um sistema informatizado. Quando os estudantes se inscrevem, a plataforma consegue recuperar, de maneira automática, todas as pontuações obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As matrículas poderão ser feitas entre os dias 19 e 23 de abril de 2021.

No entanto, os detalhes sobre locais e horários vão ser definidos por cada instituição de ensino. E quem não conseguiu se classificar em nenhuma das vagas escolhidas? Como esta edição do SiSU apenas contará com uma chamada, os participantes não classificados apenas terão direito de entrar na lista de espera. Para isso, será necessário manifestar interesse em um dos cursos que haviam optado.

Onde e quando? Pela mesma página do SiSU, no prazo de 16 a 23 de abril de 2021. Feito isso, valerá a pena ficar de olho nas convocações que serão feitas pelo SiSU e/ou pela própria instituição de ensino. Ficou com dúvidas? Entre em contato com o MEC por meio do site ou pelo telefone 0800-616161.

Bruno Destéfano
Redator
Nasceu no interior de Goiás e se mudou para a capital, Goiânia, no início de 2015. Seu objetivo era o de cursar Jornalismo na UFG. Desde o fim de sua graduação, já atuou como roteirista, gestor de mídias digitais, assessor de imprensa na Câmara Municipal de Goiânia, redator web, editor de textos e locutor de rádio. Escreveu dois livros, sendo um de ficção e outro de não-ficção. Também recebeu prêmios pela produção de um podcast sobre temas raciais e por seu livro-reportagem "Insurgência - Crônicas de Repressão". Atualmente, trabalha como redator web no site "Concursos no Brasil" e está participando de uma nova empresa no ramo de marketing digital.

Compartilhe

Especial Auxílio Emergencial

Veja mais »