Enem 2012: suspensas liminares que pediam vista antecipada

TRF 5ª Região suspende liminares que autorizavam vista antecipada à redação. Data já anunciada fica mantida

O desembargador Paulo Roberto de Oliveira Lima, presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, suspendeu todas as decisões liminares coletivas e individuais referentes à vista antecipada do espelho da redação do Enem na jurisdição do TRF 5ª Região, na noite desta sexta-feira, 4/01. Com a decisão, a vista pedagógica da redação será liberada em 6 de fevereiro, conforme previsto no edital e no termo de ajustamento de conduta firmado pelo MEC com o Ministério Público Federal. 

De acordo com o item 15.3 do edital do Enem, a vista da prova de redação tem finalidade exclusivamente pedagógica. Não serão aceitos outros recursos além dos especificados no edital.

Sobre a postulação do MPF do Ceará, o desembargador afirma a mesma é "francamente colidente com o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) transitado em julgado". Ainda segundo desembargador "não há bem lidos os documentos representativos da causa como crer em outro ânimo na propositura desta ação que não seja o desejo de combater o exame por si". 

Outro argumento utilizado pelo desembargador é que a "exibição imposta não tem sentido prático, já que recursos voluntários não estão previstos, seja no TAC homologado judicialmente, seja no edital inatacado do exame". Além disso, é apontado que "viceja severo risco de efeito multiplicador se não houver a suspensão pretendida, perceptível inclusive pelas ações individuais mencionadas na peça pórtico".

Outras informações podem ser lidas no portal do MEC (assessoria de comunicação).

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Notícia anterior (03/01/2013): INEP divulga dados sobre as redações do Enem 2012

Foram corrigidas 4.113.558 redações e somente 1,82% estava em branco, enquanto que 1,76% teve nota zero.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) do Ministério da Educação anunciou na quarta-feira passada (02 de janeiro), os números referentes à redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012. Foram corrigidas 4.113.558 redações e somente 1,82% estavam em branco, ao passo que um percentual parecido (1,76%) teve nota zero.

Na avaliação dos examinadores, entre as motivações para a falta de nota estão texto insuficiente ou com cópia do texto motivador.  Para um terceiro corretor foram encaminhadas 20,10% das redações, ou seja, 826.798. Para a banca de examinadores, o índice ficou em 2,43% do total de redações, ou 100.087.

Números já eram previstos

 “Os números ficaram dentro do previsto nas simulações realizadas por técnicos do Cespe/UnB [Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília] e pela comissão de especialistas do Inep, composta por pesquisadores e membros da Associação Brasileira de Avaliação (Abav)”, disse o presidente do Inep, Luiz Claudio Costa.

Critérios de correção por competências

A correção da prova de redação do Enem avalia cinco competências:

 1. Domínio da norma padrão da língua escrita;

2. Compreensão da proposta de redação e aplicação de conceitos das várias áreas do conhecimento para o desenvolvimento do tema nos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo;

3. Capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;

4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação; e

5. Elaboração de proposta de intervenção para o problema abordado, respeitados os direitos humanos.

A pontuação atribuída a cada competência pode variar até 200 pontos. A nota máxima da redação é de mil pontos.

Corretores das provas

As provas de redação do Enem de 2012 foram examinadas por dois corretores, sem que um conhecesse a nota atribuída pelo outro. Caso a diferença na nota final tenha sido superior a 200 pontos, o texto foi avaliado por um terceiro corretor.

Em anos anteriores, isso ocorria quando a discrepância entre as duas primeiras notas superava os 300 pontos. Caso a nota atribuída pelos dois corretores em uma competência tivesse diferença maior que 80 pontos, de 200 possíveis, a correção passaria por uma terceira aferição.

A partir do exame de 2012, é acionada uma banca examinadora de excelência caso a diferença entre as notas dos três avaliadores permaneça superior a 200 pontos. Composta por três professores, a banca é responsável pela atribuição da nota final ao participante. Esta resultará da média aritmética daquelas atribuídas pelos avaliadores.

Exemplo: Na hipótese de a nota do primeiro corretor ser de 640 pontos e a do segundo, 480 — diferença inferior a 200 pontos —, a nota final da redação do candidato será a média aritmética das duas. No entanto, caso a de um corretor, em uma competência, seja 160 e a de outro, 40, a redação será encaminhada ao terceiro avaliador. Se a terceira nota, na mesma competência, se aproximar daquela atribuída por um dos dois corretores anteriores, não haverá necessidade de intervenção da banca examinadora. A avaliação mais baixa será eliminada.

O estudante terá nota zero na redação se fugir ao tema proposto, apresentar estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo, entregar folha em branco ou com sete linhas ou menos, copiar os textos motivadores e reproduzir impropérios, desenhos ou palavras de desrespeito aos direitos humanos.

Capacitação

Para atuar na avaliação das provas do Enem, os corretores passaram por dois meses de treinamento presencial e a distância, no qual foram abordadas as especificidades de cada competência e o conjunto do texto. Nas duas semanas seguintes à prova, os profissionais passaram por nova capacitação, voltada para a correção do tema de 2012 — O Movimento Imigratório para o Brasil no Século 21. Os examinadores foram submetidos a pré-teste de avaliação da capacidade de proceder à correção de acordo com o padrão estabelecido pela banca examinadora.

A divulgação do espelho das provas na internet é parte do termo de ajustamento de conduta firmado pelo MEC com o Ministério Público Federal. De acordo com o item 15.3 do edital do Enem, as vistas da prova de redação têm finalidade exclusivamente pedagógica. Não serão aceitos outros recursos além dos especificados no edital.

 Edição com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC.

Tópico: ENEM

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