Bahia: divulgados os resultados dos concursos PM e Bombeiros

Foram divulgados, nesta sexta-feira (27/11), os resultados finais e homologações dos concursos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar da Bahia.

A Secretaria da Administração do Estado (Saeb) publicou, nesta sexta-feira (27/11), o resultado final e a homologação dos concursos públicos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros da Bahia.

As portarias estão disponíveis no Diário Oficial do Estado (DOE), no Portal do Servidor e no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) e trazem a relação dos candidatos por ordem de classificação.

Convocação dos concursos Polícia Militar e Corpo de Bombeiros da Bahia

De acordo com os editais dos certames, os aprovados serão convocados pelas corporações, conforme a necessidade da administração pública, para realização dos exames pré-admissionais, que incluem:

  • Entrega de documentos;
  • Exames médicos-odontológicos;
  • Teste de aptidão física;
  • Avaliação psicológica;
  • Investigação social.

Os candidatos a soldado irão ingressar no curso de formação, e os oficiais de saúde serão matriculados no estágio de adaptação. Todo o andamento deste processo pode ser acompanhado pelo Diário Oficial do Estado (DOE).

Sobre os concursos PM BA e Corpo de Bombeiros

Os concursos tiveram editais lançados no fim de 2019, com as primeiras provas realizadas no início deste ano. Entretanto, em razão da pandemia da COVID-19, todo o cronograma sofreu atraso.

Além disso, o concurso teve o seu andamento interrompido em fevereiro de 2020, após a realização das provas objetivas e discursivas, pois, segundo a Defensoria Pública do Estado da Bahia, seriam averiguadas possíveis falhas no edital que comprometeram os direitos dos candidatos.

O edital publicado pela PM BA contemplou a oferta de 1.000 vagas para participação no Curso de Formação de Soldado da Polícia Militar (QPPM) e 250 vagas para o Curso de Formação de Soldado do Corpo de Bombeiros Militar (QPBM).

Contudo, a previsão governamental, desde antes do lançamento do concurso, era de que, além dessas 1.250 vagas já distribuídas para o ano de 2020, outras 1.250 vagas seriam preenchidas somente no ano de 2021, aproveitando-se os candidatos classificados.

Com isso, o total geral de vagas seria de 2.500 para os próximos dois anos.

Remuneração

Em princípio, o aprovado ingressará na condição de Aluno Soldado PMBA/CBMBA, o que lhe concederá o direito ao recebimento mensal de bolsa de estudo no valor de um salário mínimo.

Após a conclusão do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, o aluno atinge o posto de Soldado PMBA/CBMBA propriamente dito. Nessa condição, a remuneração pode atingir o valor de R$ 3.410,68 (soldo acrescido da chamada GAP), para 40 horas semanais de serviço.

Compartilhe

Especial Concurso BB

Veja mais »