Bahia: divulgados os resultados dos concursos PM e Bombeiros

Foram divulgados, nesta sexta-feira (27/11), os resultados finais e homologações dos concursos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar da Bahia.

concurso pmba: policiais enfileirados de moto da Polícia Militar da Bahia

Aprovados devem ser convocados em breve! - Foto: Wikimedia Commons

A Secretaria da Administração do Estado (Saeb) publicou, nesta sexta-feira (27/11), o resultado final e a homologação dos concursos públicos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros da Bahia.

As portarias estão disponíveis no Diário Oficial do Estado (DOE), no Portal do Servidor e no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) e trazem a relação dos candidatos por ordem de classificação.

Convocação dos concursos Polícia Militar e Corpo de Bombeiros da Bahia

De acordo com os editais dos certames, os aprovados serão convocados pelas corporações, conforme a necessidade da administração pública, para realização dos exames pré-admissionais, que incluem:

  • Entrega de documentos;
  • Exames médicos-odontológicos;
  • Teste de aptidão física;
  • Avaliação psicológica;
  • Investigação social.

Os candidatos a soldado irão ingressar no curso de formação, e os oficiais de saúde serão matriculados no estágio de adaptação. Todo o andamento deste processo pode ser acompanhado pelo Diário Oficial do Estado (DOE).

Sobre os concursos PM BA e Corpo de Bombeiros

Os concursos tiveram editais lançados no fim de 2019, com as primeiras provas realizadas no início deste ano. Entretanto, em razão da pandemia da COVID-19, todo o cronograma sofreu atraso.

Além disso, o concurso teve o seu andamento interrompido em fevereiro de 2020, após a realização das provas objetivas e discursivas, pois, segundo a Defensoria Pública do Estado da Bahia, seriam averiguadas possíveis falhas no edital que comprometeram os direitos dos candidatos.

O edital publicado pela PM BA contemplou a oferta de 1.000 vagas para participação no Curso de Formação de Soldado da Polícia Militar (QPPM) e 250 vagas para o Curso de Formação de Soldado do Corpo de Bombeiros Militar (QPBM).

Contudo, a previsão governamental, desde antes do lançamento do concurso, era de que, além dessas 1.250 vagas já distribuídas para o ano de 2020, outras 1.250 vagas seriam preenchidas somente no ano de 2021, aproveitando-se os candidatos classificados.

Com isso, o total geral de vagas seria de 2.500 para os próximos dois anos.

Remuneração

Em princípio, o aprovado ingressará na condição de Aluno Soldado PMBA/CBMBA, o que lhe concederá o direito ao recebimento mensal de bolsa de estudo no valor de um salário mínimo.

Após a conclusão do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, o aluno atinge o posto de Soldado PMBA/CBMBA propriamente dito. Nessa condição, a remuneração pode atingir o valor de R$ 3.410,68 (soldo acrescido da chamada GAP), para 40 horas semanais de serviço.

Márcia Andréia
Redatora
Jornalista no Portal Concursos no Brasil, estudou Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduanda em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Dom Alberto.
Atuou na produção da Record Bahia, na assessoria de comunicação da Prefeitura de Correntina - BA, na redação do Jornal do Sudoeste, dentre outras atividades na área de propaganda.

Compartilhe

Especial Auxílio Emergencial

Veja mais »