Rio abre mais de 5 mil vagas na saúde, mas preenche menos de 40%

No momento, a maior demanda da Prefeitura do Rio de Janeiro é a de Médicos Infectologistas, Clínicos Gerais, Intensivistas e Intensivistas Pediátricos.

Até a manhã desta segunda-feira (04/05), menos de dois mil profissionais de saúde foram contratados pela Prefeitura do Rio de Janeiro. A administração municipal havia aberto mais de 5 mil vagas para o combate a pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

Os 1.872 que foram contratados representam 37,4% do total de oportunidades disponíveis. Desse total, somente 484 eram Médicos. De acordo com o que foi informado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o poder público vem enfrentando dificuldades para encontrar Médicos Infectologistas, Clínicos Gerais, Intensivistas e Intensivistas Pediátricos.

A SMS também esclareceu os locais de atuação dos profissionais contratados. No caso, eles irão trabalhar nos seguintes locais: Hospital Federal de Bonsucesso, Hospital de Campanha do Riocentro, Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, e Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (Fundão/UFRJ).

A maior parte dos recursos empregados são do governo federal, especificamente do Fundo Nacional de Saúde do SUS. Dois dos hospitais beneficiados são federais e por isso houve acordo entre a administração municipal e a União para que as vagas fossem abertas.

Vale informar que as outras vagas que foram ofertadas eram de Técnicos em Enfermagem, Enfermeiros, Psicólogos, Fisioterapeutas, Assistentes Administrativos e Assistentes Sociais. Foi anunciado que os números destes profissionais já atingiram a expectativa.

Todos os profissionais estão sendo selecionados mediante processo seletivo. A intenção da Prefeitura do Rio de Janeiro é contar com pelo menos 1.049 médicos para os hospitais considerados como referência e que foram citados anteriormente.

Outros seletivos de combate ao coronavírus

Além da cidade do Rio de Janeiro, outros municípios do Brasil estão realizando certames em caráter emergencial para profissionais de saúde por causa da pandemia de coronavírus. O Concursos no Brasil tem uma matéria em que elenca os seletivos abertos voltados ao enfrentamento do vírus.

E por fim, se você mora no Rio de Janeiro ou conhece algum Médico que se enquadra em uma das especialidades descritas ao longo do texto, compartilhe esta matéria ou a dos seletivos pelo país para que alguma chegue até um profissional.

Compartilhe

Especial Concurso BB

Veja mais »