Concurso SEAP - RJ: Ceperj faz 2ª convocação para exame psicotécnico

Edital que convoca 31 candidatos divulga também o cronograma com novas datas.

Em cumprimento à Lei nº 5.938, a Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro) está realizando a segunda convocação para o exame psicotécnico – terceira fase da primeira etapa do concurso promovido pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), que atraiu 65.846 profissionais. Essa norma jurídica, de 4 de abril de 2011,  faculta aos candidatos não recomendados na primeira convocação de 16 de setembro, o direito a novo exame. Estão sendo chamados 31 profissionais que continuam na disputa pelas 800 vagas para o cargo de Inspetor de Segurança, sendo 640 oportunidades para homens e 160 para mulheres.

O novo exame psicotécnico será realizado em 28 de outubro, na sede da Fundação, na Avenida Carlos Peixoto, 54, Botafogo, Zona Sul do Rio. O início da avaliação de perfil está marcado para as 9h. Daí, o diretor de Concursos e Processos Seletivos da Ceperj, Marcus São Thiago, lembrar aos candidatos que todos deverão comparecer ao local com antecedência mínima de 30 minutos, levando caneta esferográfica de tinta azul ou preta, cartão de confirmação de inscrição (CCI) e documento oficial de identificação original. O exame tem caráter eliminatório e o resultado final das duas convocações será divulgado no portal www.ceperj.rj.gov.br, em 30 de outubro.

A avaliação de perfil tem o objetivo de avaliar os candidatos que possuam nível de inteligência geral e características de personalidade compatíveis com a multiplicidade, periculosidade e sociabilidade das atribuições do cargo de Inspetor de Segurança. Os métodos e técnicas aplicados pela equipe técnica avaliam características de personalidade que se traduzem em capacidade para a solução de problemas; capacidade para o exercício das funções psicológicas necessárias ao desempenho do cargo; capacidade para adaptação e adequação de  características individuais às atividades inerentes à função.  Em 16 de setembro, foram avaliados 1.492 profissionais.

O edital que traz a segunda convocação também apresenta o novo cronograma de atividades deste concurso público. Além de informar a realização do exame psicotécnico em 28 de outubro e o resultado final das duas convocações, transferiu para 30 de outubro a divulgação do resultado preliminar das três fases iniciais da primeira etapa que são: prova escrita de conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório, exame de capacidade física, também eliminatório e classificatório, e psicotécnico (eliminatório). Quem quiser entrar com pedido de recontagem de pontos contra esse resultado preliminar terá de fazê-lo no mesmo 30 de outubro.

Em 1º de novembro, a Fundação Ceperj divulgará o resultado final das três fases e  convocará para a quarta fase da primeira etapa – exame de sanidade físico e mental, a ser realizado nos dias 10 e 11 de novembro. Esse exame será feito por equipe de médicos indicada pela Ceperj. Os candidatos convocados deverão apresentar os exames médicos descritos no edital de abertura do concurso e para aqueles com idade acima de 35 anos será exigido ainda exame eletrocardiográfico.  O resultado final sairá em 22 de novembro.

Para ser nomeado no cargo de Inspetor de Segurança e Administração Penitenciária – Classe III e receber vencimentos de R$ 3.201,41, os candidatos terão de passar ainda pela segunda etapa do concurso, com duas fases: investigação do comportamento social, de caráter eliminatório, e curso de formação profissional (eliminatório e classificatório) que estarão sob a responsabilidade da Escola de Gestão Penitenciária, da Seap.

Fonte: Fundação Ceperj

Compartilhe

Comentários