Segunda parcela do auxílio emergencial pode cair esta semana

Ministro Onyx Lorenzoni afirmou que segunda parcela poderá ser paga até sexta-feira.

Segunda parcela do auxílio emergencial, dinheiro

Caixa é responsável pelo pagamento do auxílio. - Foto: Pixabay

De acordo com o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, a Caixa Econômica Federal deve pagar, ainda esta semana, a segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600,00. A fala fez com que se criasse uma grande expectativa por parte dos beneficiados, pois a previsão seria de que os pagamentos começassem até o dia 08 de maio, sexta-feira.

A declaração de Onyx ocorreu durante um programa de TV aberta da Bandeirantes. Nele, o ministro afirmou que todos os cadastros feitos até o dia 26 de abril tinham sido concluídos e seus resultados enviados à Caixa.

Ao mesmo tempo, o ministro criticou que muitas pessoas que não teriam direito ao dinheiro fizeram pedido ao governo. Estima-se que cerca de 32 milhões dos 96 milhões de pedidos foram negados. Onyx classificou o ato como “falta de solidariedade” e concluiu que revisar pedidos que não teriam direito atrapalha o serviço.

É válido lembrar que desempregados, trabalhadores autônomos, microempreendedores individuais (MEI) e pessoas que não possuem renda fixa estão entre os beneficiados. Mais de 50 milhões de pessoas já receberam o dinheiro pago pelo governo federal. O auxílio emergencial visa mitigar os impactos econômicos promovidos pela pandemia do novo coronavírus. O benefício será implementado ao longo de três meses.

Quem ainda não se cadastrou

Se você ainda não se cadastrou, é possível fazer o seu registro até o dia 02 de julho. A caixa garantiu que pagará o auxílio emergencial aos atrasados. Confira nossa matéria sobre como pedir o benefício. Durante o programa de TV o ministro voltou a reafirmar que os atrasados não precisam se preocupar em relação aos R$ 600,00 mensais.

Mudanças de horário na Caixa

A Caixa vem recebendo reclamações e sofrendo com denúncias sobre o atendimento em agências. Em vários vídeos e fotos é possível ver uma grande quantidade de pessoas em filas, gerando aglomerações.

E justamente para evitar as filas e dar mais agilidade ao pagamento, a Caixa mudou seu horário de atendimento e agora funcionará das 08h às 14h a partir do dia 04 de maio. Outro detalhe importante é o de que se o auxílio pago não for movimentado em até 90 dias, ele retornará aos cofres públicos.

Carlos Rocha
Redator
Jornalista formado (UFG), atualmente redator no site Concursos no Brasil. Foi roteirista do Canal Fatos Desconhecidos (YouTube) por um ano e meio. Produziu conteúdo de podcast para o Deezer. Fez parte da Rádio Universitária (870AM) por três anos e meio como apresentador no Programa Fanático e como repórter, narrador e comentarista da Equipe Doutores da Bola. Fã de futebol, NFL e ouvinte de podcast.

Compartilhe

Especial Auxílio Emergencial

Veja mais »