Senador quer 14° salário para aposentados durante pandemia

Senador apresentou PL que cria 14° salário para aposentados durante pandemia do novo coronavírus. Ideia é aquecer economia e ajudar os aposentados.

Senador quer 14° salário para aposentados durante pandemia, cédulas de reais

Milhões de brasileiros dependem da aposentadoria. - Foto: Pixabay

Nesta segunda-feira (06/07), foi apresentado o PL 3.657/2020 pelo senador Paulo Paim (PT - RS), presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH). De acordo com a proposta do parlamentar, o governo federal teria que pagar um 14° salário para aposentados durante pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

O projeto veio de uma ideia que foi publicada no portal e-Cidadania. Nele, é possível que qualquer cidadão brasileiro acesse ideias de projetos no âmbito Legislativo e também possa enviar as suas. Se algum parlamentar achar que a proposta foi relevante, ele poderá utilizá-la para elaborar um novo Projeto de Lei (PL). Também é possível que a ideia vá diretamente ao CDH caso haja pelo menos 20 mil apoios.

No caso, a sugestão 11/2020 recebeu os 20 mil apoios e foi parar na CDH. Paim utilizou a ideia para elaborar o PL 3.657/2020. Segundo o texto do PL, o 14º salário para aposentados, seria pago no mesmo valor do abono anual que equivale ao 13° para quem se aposentou. O abono é pago pelo INSS para quem é segurado ou dependente da Previdência Social.

Governo adiantou o abono em 2020

É válido lembrar que o governo federal adiantou o abono dos aposentados este ano. A justificativa foi a pandemia do novo coronavírus. Isso quer dizer que em dezembro não haverá abono para os aposentados. Uma das preocupações é a de que os aposentados não consigam pagar suas despesas, pois com a crise econômica, mais pessoas passaram a depender do dinheiro da aposentadoria para viver.

Inclusive, a dependência do dinheiro foi uma das justificativas dadas por Paim. “Na realidade do nosso vasto Brasil os aposentados e pensionistas, na grande maioria, ajudam a sustentar toda a família. Antes da pandemia, mais de 10 milhões de pessoas já dependiam da renda dos idosos para viver”, disse o Senador em entrevista para a Agência Senado.

O senador também justificou que o 14° salário para aposentados possui caráter emergencial e que boa parte do dinheiro voltará para o governo em forma de impostos. Além disso, o abono ajudaria a aquecer a economia no final de 2020 e no começo de 2021.

Veja também:

Carlos Rocha
Redator
Jornalista formado (UFG), atualmente redator no site Concursos no Brasil. Foi roteirista do Canal Fatos Desconhecidos (YouTube) por um ano e meio. Produziu conteúdo de podcast para o Deezer. Fez parte da Rádio Universitária (870AM) por três anos e meio como apresentador no Programa Fanático e como repórter, narrador e comentarista da Equipe Doutores da Bola. Fã de futebol, NFL e ouvinte de podcast.

Compartilhe

Especial Auxílio Emergencial

Veja mais »