Sesab faz mais convocações do que o previsto

Concurso da Sesab convoca sete vezes mais profissionais que o previsto em edital. Nomeações do concurso da saúde 2008 já chegam a 5.492.

Mais 882 profissionais de saúde foram nomeados pelo Governo do Estado na terça-feira (07/08). A lista, publicada nas edições do Diário Oficial do Estado de terça e do final de semana, traz a nomeação de candidatos do grupo ocupacional Serviços Públicos de Saúde, do quadro de pessoal da Secretaria da Saúde (Sesab). São médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem, dentre outros profissionais. O número total já chega a 5.492 nomeados, em 6.023 convocados do concurso de 2008, sete vezes mais do que previa o edital.

Os novos servidores da Sesab estão atuando em unidades assistenciais do Estado em Salvador e interior da Bahia. Esses profissionais estão reforçando o atendimento em saúde para a população. O novo quantitativo tem acompanhando a expansão e melhoria da infraestrutura do SUS, buscando garantir o acesso às ações e serviços de saúde com qualidade.

O diretor de Gestão da Rede Própria - Gestão Direta, José Walter Júnior, explica que, além da substituição dos profissionais contratados temporariamente através do Reda, haverá um aumento no quadro de funcionários da rede da Sesab, melhorando o serviço assistencial à população. "Ter profissionais concursados faz com que tenhamos uma continuidade no atendimento", afirmou. As informações são da Secom Bahia.

Notícia anterior (06/08)

Com a convocação de 542 profissionais do grupo ocupacional saúde, publicada nas edições desta quinta-feira (2) e sexta-feira (3) ,do Diário Oficial, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) totaliza 6.023 candidatos convocados do concurso público de 2008. Esse número é sete vezes maior do que as 852 vagas previstas no edital publicado em novembro de 2008. Este fato, além de ampliar o quadro de servidores, também viabilizou a substituição, por concursados, dos mais de 4 mil profissionais de saúde que atuavam sob contrato temporário através de Regime Especial de Direito Administrativo.

Esse quantitativo demonstra, juntamente com a ampliação da rede com a criação de 1.218 novos leitos hospitalares em unidades públicas estaduais, desde o início de 2007, todo o empenho do Governo do Estado em assegurar melhorias na assistência à saúde da população baiana. Os novos servidores da Sesab estão desenvolvendo suas atividades em unidades assistenciais da capital e do interior. Esses profissionais estão reforçando o atendimento em saúde para a população. 

O edital também encerrou um período de 17 anos sem que o estado realizasse concurso para a categoria médica. Para se ter ideia, dos 6.023 profissionais convocados, 2.260 são médicos. A Sesab incluiu no edital 36 especialidades médicas, fazendo com que as contratações fossem para áreas específicas. Houve ainda a preocupação de que o processo fosse regionalizado, onde os candidatos, no momento da inscrição, já escolheram a região do Estado para desenvolver as suas atividades. Foram convocados também 1.035 enfermeiros, 171 fisioterapeutas, 1540 técnicos em enfermagem, entre outros profissionais.

Além da ampliação do quadro de profissionais, a Sesab tem valorizado o trabalhador. De 2007 a 2011, os servidores da Sesab tiveram aumento que variou de 85% a 232% em seus vencimentos. A melhoria nas condições de trabalho nas unidades tem sido também uma importante ação da Sesab, no sentido de que os profissionais desenvolvam suas atividades de uma forma mais adequada. Unidades tiveram suas infraestruturas melhoradas e equipamentos foram adquiridos. As informações são da Ascom Sesab. 

Compartilhe

Comentários