Expandir Menu PrincipalPesquisarPor Estado

Sine-JP tem vagas em capacitação

Sine-JP encaminha trabalhadores para seis cursos de capacitação

Publicado em 31/01/2014 - 09h26 • Comunicar erro

O Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP) está encaminhando trabalhadores para cursos de qualificação, como forma de acesso ao mercado de trabalho. Na próxima semana haverá oportunidades para padeiro, confeiteiro, camareiro, agente de viagens, recepcionista e montagem e manutenção de computador. As inscrições devem ser feitas até sexta-feira (31/01/2014).

De acordo com o secretário de Trabalho, Produção e Renda da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), Diego Tavares, este é mais um serviço oferecido à população. “Há muitas vagas que não são preenchidas por falta de qualificação do trabalhador. Então, esta é uma forma de aumentar suas chances de acesso ao mercado de trabalho”, disse ele.

Conforme a coordenadora do Sine-JP, Ludmila Carvalho, há uma busca do órgão em atender às necessidades do mercado, para que as empresas consigam preencher seus postos de trabalho e as pessoas consigam empregos. “Procuramos disponibilizar cursos justamente naquelas áreas onde há mais demanda”, frisou.

Ludmila Carvalho afirmou que além das capacitações promovidas pela PMJP, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), há uma parceria com o Serviço Nacional da Indústria (Senai) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Acesso – A coordenadora de capacitação do Sine-JP, Sandra Diniz, explica que há duas formas de acesso aos cursos. Uma delas é por meio do Cadastro Único (CadÚnico) do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Os cursos realizados pela Sedes só são disponíveis para quem tem inscrição no CadÚnico.

Já a capacitação dos órgãos parceiros está disponível a todos, segundo Sandra Diniz. “O trabalhador deve vir ao Sine-JP para receber uma carta de encaminhamento às qualificações”, disse. Outros cursos recorrentes são os de eletricista predial, pizzaiolo, auxiliar de cozinha, auxiliar administrativo, auxiliar de recursos humanos, recepcionista, lactarista, cuidador de idosos e de crianças, além de uma série de oportunidades na área de construção civil.

O Sine-JP é um convênio do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com a PMJP, e está localizado na Avenida Cardoso Vieira, 85, Varadouro, ao lado da Praça Antenor Navarro. O horário de funcionamento é das 8h às 17h, sem intervalo para almoço. Ao se dirigirem ao Sine-JP, os trabalhadores devem portar RG, CPF, Carteira de Trabalho e currículo.

Parceria – O Sine-JP firmou também uma parceria com o Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) no que se refere a cursos de qualificação. Segundo Ludmila Carvalho, quem comparecer ao Sine-JP para receber a carta de encaminhamento, terá um desconto de 50% no Unipê até esta sexta-feira (31).

Os cursos disponíveis são de formação em finanças empresariais, capacitação em gestão de recursos humanos, formação em meio ambiente e gestão de recursos, capacitação em gestão de marketing, formação em custos e riscos logísticos e atualização em gestão pública. Os cursos começam nesta segunda-feira (3) e se estenderão até 4 de julho.

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br