Agências FGTAS/Sine de Porto Alegre somam 807 vagas

São 807 oportunidades de emprego em funções como alimentador de linha de produção, almoxarife, assistente administrativo, entre outras.

As Agências FGTAS/Sine de Porto Alegre e da Região Metropolitana somam 72,24% das vagas exclusivas para Pessoas com Deficiência (PcD) cadastradas na Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS). São 807 oportunidades de emprego em funções como alimentador de linha de produção, almoxarife, assistente administrativo, auxiliar de escritório, faxineiro, recepcionista, técnico de enfermagem e vendedor.

Os interessados devem se dirigir à agência mais próxima, portando Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Caso seja beneficiário reabilitado, deve levar também certificado emitido pelo INSS. Na oportunidade, os trabalhadores também podem se inscrever, gratuitamente, nos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

O portador de deficiência é público prioritário do programa, dirigido para trabalhadores, empregados e desempregados, com idade a partir de 16 anos. Menores de 18 anos devem ir acompanhados de um responsável. Em Porto Alegre, o encaminhamento para os cursos e vagas de emprego é realizado na Agência FGTAS/Sine Tudofácil Zona Norte (Rua Domingos Rubbo, 51), Agência FGTAS/Sine Centro (Rua José Montaury, 31) e Agência FGTAS/SINE Azenha (Av. Dr. Carlos Barbosa, 618).

Há 285 vagas distribuídas em 15 cursos do Pronatec: Operador de Telemarketing (29 vagas); Espanhol aplicado a Serviços Turísticos (19 vagas); Operador de Acabamento Editorial (11 vagas); Operador de Supermercados (11 vagas); Atendente de Lanchonete (15 vagas); Língua Brasileira de Sinais Básico (24 vagas); Espanhol Básico (19 vagas); Sommelier (21 vagas); Inglês Aplicado a Serviços Turísticos (12 vagas); Organizador de Eventos (16 vagas); Organizador de Eventos (35 vagas); Inglês Básico (12 vagas); Desenvolvedor de Jogos Eletrônicos (15 vagas); Auxiliar de Pessoal (19 vagas); e de Promotor de Vendas (27 vagas).

De acordo com o Censo Demográfico de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 23,9% da população brasileira considera-se portadora de deficiência. Em Porto Alegre, esse índice cai para 23,8%, ou seja, 336.420 pessoas.

Para melhor atender a essa parcela da população, 35 agências FGTAS/Sine participaram do Dia D - Dia de inclusão social e profissional das pessoas com deficiência e dos beneficiários reabilitados do INSS. A ação consistiu na realização de atendimento exclusivo a pessoas portadoras de deficiência com o objetivo de intermediar mão de obra para o mercado de trabalho e viabilizar o cadastramento para cursos de qualificação profissional, através do Pronatec.

Na oportunidade, foram captadas 576 vagas de trabalho para intermediação de mão de obra e 315 trabalhadores foram encaminhados para entrevista. 80 empresas foram parceiras da ação ao realizarem seleção nas agências. A promoção do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) foi realizada no dia 29 de maio.

Fonte: Governo do Rio Grande do Sul

Compartilhe