Vestibular UnB 2012

O 1º vestibular de 2012 da Universidade de Brasília (UnB) registrou 25.570 candidatos inscritos.

O 1º vestibular de 2012 da Universidade de Brasília (UnB) registrou 25.570 candidatos inscritos. Desse total, 539 se inscreveram para participar como treineiros e não disputam as 2.092 vagas oferecidas em 96 cursos nos campi Darcy Ribeiro (Asa Norte), Ceilândia, Gama e Planaltina. Ainda em relação ao total de inscritos, 3.856 candidatos concorrem prioritariamente pelo Sistema de Cotas para Negros da UnB, que oferece 421 vagas.

As provas serão aplicadas nos dias 10 e 11 de dezembro (sábado e domingo), às 13h, em Brasília, Brazlândia, Ceilândia, Gama, Planaltina, Sobradinho e Taguatinga, todas no Distrito Federal. Também haverá provas nas cidades de Formosa (GO), Goiânia (GO), Valparaíso (GO) e Uberlândia (MG).

Os candidatos podem consultar seus locais de prova no endereço eletrônico www.cespe.unb.br/vestibular/1vest2012, informando os dados solicitados. Os candidatos devem chegar com uma hora de antecedência ao local de prova levando documento de identidade original com foto, comprovante de inscrição e caneta esferográfica preta, fabricada em material transparente.

DEMANDA – Também já está divulgada no site do Cespe/UnB a relação de candidatos por vagas oferecidas em cada um dos cursos. Medicina é o curso mais concorrido pelo Sistema Universal, com demanda 130,14 candidatos por vaga. O segundo curso com maior demanda é Direito Diurno (51,33), seguido de Engenharia Civil (48,25), Relações Internacionais (41,85) e Psicologia (36,55). Pelo Sistema de Cotas, Medicina também é o curso mais concorrido, com 72,25 candidatos por vaga, seguido por Engenharia Civil (30,25), Direito Diurno (27,50), Psicologia (26,00) e Odontologia (24,00).

NOVOS CRITÉRIOS – A avaliação da habilidade de interpretar e se expressar em língua portuguesa foi aprimorada este ano tanto no PAS quanto no vestibular da UnB. As provas apresentarão, no mínimo, quatro questões do tipo D, que são construídas por meio de textos, gráficos, diagramas e desenhos. Pelo menos metade delas avaliará o desempenho do candidato na elaboração de textos. Nos dois dias de vestibular, os candidatos terão que atingir 20% da pontuação máxima total destas questões para não serem eliminados.

Já a prova de redação, além de eliminatória, passará a ser classificatória. Caso desejem, os candidatos poderão interpor recurso para contestar a nota da redação. E, como já ocorreu nas provas do vestibular de junho deste ano, os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Direito, Administração, Ciências Contábeis e Ciências Farmacêuticas, oferecidos nos turnos diurno e noturno, terão classificação unificada para o conjunto de vagas de cada curso nos dois turnos.

Em 2011, o vestibular se igualou ao PAS e apresenta os mesmos tipos de itens. As provas vão compreender questões dos tipos A (certo e errado), B (resposta numérica), C (múltipla escolha) e do tipo D (discursiva).

Compartilhe