(FAFIPA - 2011 - Prefeitura de Nova Esperança/PR - Administrador hospitalar) - Qual o montante de uma aplicação de R$ 13.500,00, negociada a uma taxa de 25% ao ano, para um período de 92 dias, pelo regime de juros compostos?
(CAIPIMES - 2014 - Prefeitura de Mogi das Cruzes/SP - Administrador hospitalar) - O custo refere-se aos gastos realizados na produção de bens ou serviços para fins da organização. Os custos podem ser classificados em diretos, indiretos, variáveis e fixos. Os custos variáveis são aqueles:
(FEC - 2007 - Prefeitura de São Mateus/ES - Administrador hospitalar) - São perspectivas do BSC,EXCETO:
(FEC - 2007 - Prefeitura de São Mateus/ES - Administrador hospitalar) - Em relação à Administração do Tempo, é INCORRETO afirmar:
(FAFIPA - 2011 - Prefeitura de Nova Esperança/PR - Administrador hospitalar) - As despesas que possuem natureza operacional são destinadas a manutenção de equipamentos e para o funcionamento de órgãos governamentais, denominam-se:
(ADM & TEC - 2015 - Prefeitura de Lagoa do Ouro/PE - Administrador hospitalar) - Leia as afirmativas a seguir:
I. Nos últimos anos a agenda mundial de reforma do setor de saúde adotou um conjunto de ações com o objetivo de reduzir os custos da assistência à saúde dentro de uma política de atenção administrada. Neste sentido, os governos de vários países estimularam, dentre outras medidas, a concorrência entre os hospitais; passaram a limitar o pagamento total das faturas, a encorajar um melhor gerenciamento das organizações de saúde através de programas de qualidade, a limitar procedimentos e acesso a subgrupos populacionais mais susceptíveis, e, por fim, a desviar alguns custos para os usuários.
II. Nas organizações hospitalares, a variabilidade da assistência demandada é enorme e cada paciente se comporta subjetivamente de maneira diferente, o que dificulta uma rígida padronização do processo de trabalho em saúde e a racionalização da oferta de serviços.
III. Nas organizações hospitalares, o consumo do serviço não é imediato à produção e, portanto, há tempo para o controle prévio da qualidade e estoque para inspeção final.
IV. O hospital com as características observadas nos dias atuais é algo muito tradicional. Uma organização como instrumento de intervenção terapêutica com o objetivo de alcançar a cura de doentes é uma invenção relativamente velha.
Marque a alternativa CORRETA:
Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão
(ADM & TEC - 2015 - Prefeitura de Lagoa do Ouro/PE - Administrador hospitalar) - Com base no texto 'Epidemia de dengue no país está concentrada em nove estados, diz Chioro', leia as afirmativas a seguir:
I. No trecho: “Embora o frio ajude a diminuir o impacto da doença, as estatísticas ainda devem indicar crescimento.” O conectivo “embora” marca o início de uma ideia de concessão.
II. No trecho: “Apesar de apostar na vacina como medida de prevenção, ele disse que considera um equívoco alimentar esperanças na população de que as doses estarão disponíveis já nos próximos meses.” O conectivo “apesar de” marca de uma ideia de explicação.
III. No trecho: “Isso ocorre porque as próximas divulgações incluirão o restante de abril e maio.” O pronome “isso” é um elemento coesivo responsável por retomar uma ideia que foi citada anteriormente.
IV. No trecho: “O ministro disse ainda que pediu prioridade à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nos encaminhamentos relacionados à vacina contra a dengue”, há uma conjunção adversativa.
I. A atuação dos enfermeiros como coordenadores do cuidado está relacionada à responsabilidade desses profissionais pela gerência do cuidado, uma das suas atribuições no contexto da organização do trabalho e das práticas de gestão em enfermagem e saúde. No entanto, para que o enfermeiro possa gerenciar o cuidado e utilizar esses instrumentos é importante que ele tenha autonomia e participe dos processos de decisão que envolvem os processos de governança nos serviços de saúde e enfermagem.
II. Quanto aos impactos obtidos com a implantação do modelo de governança compartilhada, destacam-se: melhoria da qualidade assistencial, criação e manutenção de uma rede de comunicação entre os gerentes e os profissionais, promoção da liderança do enfermeiro, maior autonomia dos enfermeiros nos processos decisórios, maior satisfação profissional com diminuição da rotatividade entre enfermeiros, maior reconhecimento e visibilidade profissional dos enfermeiros e diminuição dos custos assistenciais.
III. A governança clínica é a estrutura pela qual as organizações de serviços de saúde são responsáveis pela melhoria contínua e a manutenção de padrões elevados de atendimento aos pacientes, visando à excelência do cuidado. Esse modelo teve origem nos anos de 1990 na Inglaterra e tem sido utilizado como referência para avaliação da qualidade em saúde.
IV. Os impactos da implantação do modelo de governança pública nas organizações hospitalares são melhoria da qualidade assistencial e melhoria das relações de articulação entre os serviços de saúde, além de maior autonomia profissional do enfermeiro.
I. Atualmente, emergem tendências de reorganização da assistência que privilegiam novas premissas e conceitos e impactam diretamente as formas tradicionalmente aceitas como as mais adequadas para uma boa prática. É relevante, por exemplo, citar os movimentos pela adequação dos custos, pela valorização da evidência no exercício médico, pelo desenvolvimento de novas formas de atendimento extra-hospitalares, pela redução do número de leitos hospitalares, pela busca de tecnologias de alta capacidade resolutiva ambulatorial e pela participação da sociedade na discussão de formas mais econômicas e efetivas de atuação.
II. O hospital constitui o elemento central da assistência à saúde pela concentração de recursos e competências específicas de atendimento, sendo o médico o principal tutor da assistência. A relação que se estabelece com este tipo de organização é de dependência, e este fenômeno está nas raízes do sentimento opressivo associado ao ambiente hospitalar. Entretanto, com o desenvolvimento de novas abordagens muitas práticas coercitivas da instituição hospitalar passam a receber críticas a partir de seus próprios profissionais.
III. Nos países europeus e norte-americanos, as leis de patente e propriedade industrial acabam por limitar o tempo de exclusividade a 15 anos de registro. Com um tempo médio de liberação dos medicamentos longo, na prática estas indústrias usufruem preços elevados por um período relativamente curto, após o qual passam a sofrer concorrência de laboratórios especializados na produção de genéricos de equivalente eficácia.
IV. O hospital moderno é uma organização complexa que incorpora o avanço constante de conhecimentos e tecnologia, na qual exercem suas atividades, diferentes profissionais ligados à área da saúde. Entre eles, o enfermeiro é um dos responsáveis pela assistência prestada ao cliente e desempenha funções administrativas e assistenciais com vistas à realização do cuidado.
(IMA - 2015 - Prefeitura de União/PI - Administrador hospitalar) - Marque a alternativa em que houve incorreta identificação do tipo de derivação: