Administrador hospitalar

Prepare-se com questões de Administrador hospitalar

01

(ADM & TEC - 2015 - Prefeitura de Lagoa do Ouro/PE - Administrador hospitalar) - Leia as afirmativas a seguir:

I. Observa-se nas últimas décadas, em vários países, uma mobilização em torno da aplicação de programas de qualidade nas organizações hospitalares, com o objetivo de incrementar seu gerenciamento e melhorar a eficiência destes serviços. Dentro deste contexto, desenvolve-se no Brasil, já há alguns anos, instrumentos oficiais de avaliação da performance das organizações hospitalares do Sistema Único de Saúde, utilizando-se um conjunto de critérios que os hospitais devem preencher, a partir de padrões preestabelecidos, tendo por base a aplicação de conceitos e técnicas da qualidade total.

II. Nas organizações hospitalares, a concorrência é um elemento forte, pois este é um segmento sem muitas carências em alguns países.

III. Há fortes argumentos utilizados para a adoção de programas de qualidade total na administração hospitalar, pois não é suficiente reunir o melhor corpo clínico para que a organização preste assistência de qualidade, já que esta depende de um conjunto de outros fatores comuns às organizações de vários setores. A intervenção dos programas não se faz diretamente sobre o ato clínico, mas é fundamental nos processos administrativos da organização hospitalar e a gestão profissionalizada, para que se alcance a qualidade nestes serviços.

IV. Nas organizações hospitalares, os setores administrativos (faturamento, contas médicas, almoxarifado), os serviços de apoio logístico (lavanderia, transporte), enfim, todas as áreas da organização que garantem o funcionamento dos setores operacionais e se comportam como “amortecedores” seriam os objetos de programas de qualidade total. Eles impedem que os setores operacionais finalistícos desperdicem seu tempo na resolução de problemas administrativos, que não é seu foco de trabalho, e se concentrem nas suas funções com melhores resultados.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14240Ca
02

(IMA - 2015 - Prefeitura de União/PI - Administrador hospitalar) - Analise a frase a seguir: Fica estabelecido que o ser humano não precisará mais passar fome. Em relação à morfossintaxe do período, a segunda oração pode ser classificada como:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q41609Ca
03

(IMA - 2015 - Prefeitura de União/PI - Administrador hospitalar) - A administração por objetivos surgiu da necessidade de planejar e estabelecer metas para serem alcançadas. O planejamento estratégico deve ser elaborado pela alta direção da empresa com participação dos funcionários obedecendo as seguintes fases, exceto:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q41604Ca
04

(FAFIPA - 2011 - Prefeitura de Nova Esperança/PR - Administrador hospitalar) - Qual o lote econômico de Compra – LEC de um hospital que demanda anualmente 1.600 unidades de um medicamento, cujo custo por unidade para manter o estoque é de R$ 1,00 e o custo por pedido é de R$ 50,00?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q37919Ca
05

(AOCP - 2015 - FUNDASUS - Administrador hospitalar) - No tocante à Portaria 373/2002-MS, que institui a Norma Operacional da Assistência à Saúde, assinale a alternativa correta.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q41614Ca
06

(ADM & TEC - 2015 - Prefeitura de Lagoa do Ouro/PE - Administrador hospitalar) - Leia as afirmativas a seguir:

I. A governança refere-se a atividades apoiadas em objetivos comuns, que podem ou não derivar de responsabilidades legais e formalmente estabelecidas e não dependem necessariamente do poder de autoridade para que sejam aceitas e vençam resistências.

II. Na área da saúde, a utilização do termo governança é uma tendência, especialmente no contexto das discussões sobre as boas práticas de gestão que podem ser adotadas para melhorar o cuidado prestado aos indivíduos e às coletividades. Desde os anos 2000, a Organização Mundial da Saúde destacou-se como o principal órgão responsável pela operacionalização e difusão desse termo na área da saúde, especialmente nas discussões de estratégias e estruturas que podem potencializar a prestação de serviços de saúde, principalmente com o objetivo de equacionar os recursos disponíveis diante da demanda crescente das populações por cuidados de saúde.

III. A implementação do modelo de governança compartilhada pode variar em forma e alcance. Pode-se implementá-lo em um ou mais níveis organizacionais, bem como ampliar a participação do enfermeiro nas decisões relacionadas aos cuidados de pacientes até a aspectos do gerenciamento do ambiente de trabalho como um todo.

IV. A governança pública é o sistema de regulação por meio do qual os serviços de saúde são administrados pelo Estado. Ela envolve desde a coordenação, definição de objetivos e metas a serem alcançadas até o acompanhamento e a avaliação das ações que são desenvolvidas nos serviços de saúde.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14230Ca
07

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(FEC - 2007 - Prefeitura de São Mateus/ES - Administrador hospitalar) - Em: “(...) a alma do afogado está presente.” (4º§), a palavra grifada, quanto à classe gramatical e à função sintática, respectivamente, é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q27235Ca
08

(CAIPIMES - 2014 - Prefeitura de Mogi das Cruzes/SP - Administrador hospitalar) - A escala de pessoal refere-se à distribuição dos elementos da equipe de enfermagem de uma unidade hospitalar, durante todos os dias do mês, segundo os turnos de trabalho (manhã, tarde e noite). Considerando a legislação trabalhista que subsidia a elaboração da escala, entre uma jornada de trabalho e outra, deve haver um intervalo mínimo de:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q37936Ca
09

(FAFIPA - 2011 - Prefeitura de Nova Esperança/PR - Administrador hospitalar) - São estágios da despesa pública:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q37929Ca
10

(AOCP - 2015 - FUNDASUS - Administrador hospitalar) - Ninguém nasce sabendo. É preciso desenvolver as habilidades pelo treinamento para que as pessoas se fortaleçam, ganhem confiança, melhorem sua autoimagem, tornem-se mais produtivas, tenham orgulho do que fazem, garantam melhor imagem para a organização, colaborem com o ambiente de trabalho e sintam-se realizadas. Para que o treinamento produza esses resultados, ele deve ser feito de acordo com algumas condições, tal como

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q41623Ca

Especial PRF

Veja mais »