Administrador hospitalar

Prepare-se com questões de Administrador hospitalar

01

(ADM & TEC - 2015 - Prefeitura de Lagoa do Ouro/PE - Administrador hospitalar) - Leia as afirmativas a seguir:

I. Fatores como o envelhecimento da população, a queda nas taxas de natalidade e fertilidade, a urbanização, o aumento da violência, a complexidade do perfil nosológico das populações, o aumento da frequência de doenças crônico-degenerativas, o aumento do desemprego e as distorções das distribuições de renda tornam-se, em consequência, parte das preocupações com que os responsáveis pelo planejamento têm que se defrontar na construção de um modelo assistencial caracterizado por um alto grau de complexidade, qualidade e custos que garantam o acesso do maior contingente de pessoas.

II. No fundo, pode-se inferir que o Estado tem uma capacidade limitada de inversão de recursos no sistema de saúde em razão das suas opções econômicas. O que se pode observar é uma tendência de privatização das ações de saúde via alavancagem do sistema supletivo que está mais diretamente vinculado ao ambiente da produção (cerca de 70% dos planos de saúde relaciona-se a empresas e trabalhadores da economia formal).

III. Como agente regulador, o poder público tem se pautado, desde a última década pela criação de legislação que modeladora e balizadora do comportamento dos demais agentes do Sistema de Saúde. Por exemplo, isto pode ser notado com a reforma legal do sistema supletivo de saúde e com a criação da AnVisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária com poder fiscalizatório sobre a produção de produtos usados em saúde. Em princípio, o elemento norteador destas mudanças tem sido o de disponibilizar à sociedade estruturas e processos que lhe permitam controlar a atividade dos diversos agentes do Sistema de Saúde.

IV. A tomada de decisão ou o processo decisório pode ser definido como a escolha entre duas ou mais alternativas que possibilitem atingir um determinado resultado. Deve ser feita com conhecimento, racionalidade, competência e consciência, para que resulte no alcance do objetivo esperado, ou mais próximo dele.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14235Ca
02

(ADM & TEC - 2015 - Prefeitura de Lagoa do Ouro/PE - Administrador hospitalar) - Leia as afirmativas a seguir:

I. O conceito de governança tem origem do latim gubernare, que significa governar, dirigir ou guiar, e pode ser definido como o processo de ação coletiva que organiza a interação entre os atores, a dinâmica, os processos e as regras formais e informais, por meio das quais uma sociedade ou organização toma e implementa suas decisões e determina suas condutas.

II. A palavra governança tem sido usada nos mais diversos cenários da vida humana para discutir, por exemplo, aspectos da economia, saúde, educação, ciência, política, ambiente e investigação científica. Uma das principais razões para a recente utilização desse conceito é a sua capacidade de abranger toda a gama de relações e instituições envolvidas no processo de governar, ao contrário do conceito mais restrito de governo.

III. A governança compartilhada é um modelo de gestão projetado para promover o controle dos enfermeiros sobre sua prática e o ambiente no qual ela é realizada. Representa uma ruptura radical com os modelos de gestão tradicional, em que enfermeiros tinham pouco poder dentro das estruturas formais hierárquicas, as quais criam barreiras entre os profissionais que realizam a assistência e aqueles que exercem atividades gerenciais em uma organização hospitalar.

IV. Uma das formas de operacionalização do modelo de governança compartilhada ocorre por meio do estabelecimento de Unidades de Controle da Prática, que têm como objetivo conferir voz aos profissionais da linha de frente nos processos de decisão relacionados à prática assistencial. A função dessas unidades é a elaboração de um plano de ações e estratégias a serem implementadas em curto, médio e longo prazos. Tais unidades possibilitam aos profissionais participar da definição das políticas e práticas que afetam diretamente o exercício profissional.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14231Ca
03

(IMA - 2015 - Prefeitura de União/PI - Administrador hospitalar) - Quase todos os gerentes reconhecem que o principal fator de sucesso das organizações são as pessoas. Segundo Chiavenato, o setor de Administração de Recursos Humanos deve desempenhar as seguintes tarefas:

I – Provisão, quem irá trabalhar na organização;
II – Aplicação, o que as pessoas farão na organização;
III – Manutenção, como manter as pessoas trabalhando na organização;
IV – Desenvolvimento, como preparar e desenvolver as pessoas;
V – Monitoração, como saber o que são e o que fazem as pessoas.

A sequência correta é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q41605Ca
04

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(FEC - 2007 - Prefeitura de São Mateus/ES - Administrador hospitalar) - O texto lido retrata fundamentalmente :

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q27229Ca
05

(IMA - 2015 - Prefeitura de União/PI - Administrador hospitalar) - Com relação às características de uma empresa moderna e humana, marque a única alternativa correta:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q41593Ca
06

(AOCP - 2015 - FUNDASUS - Administrador hospitalar) - No que diz respeito às decisões de financiamento de curto prazo, assinale a alternativa que apresenta a política de financiamento que acontece quando os ativos não circulantes e a parcela permanente do capital de giro são financiados com recursos de longo prazo e as parcelas variáveis do capital de giro são financiadas com recursos de curto prazo.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q41627Ca
07

(CAIPIMES - 2014 - Prefeitura de Mogi das Cruzes/SP - Administrador hospitalar) - O tempo de reposição do material em um hospital público é de 30 dias. O estoque de segurança dos materiais classificados, segundo a curva ABC, deveria ser de:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q37942Ca
08

(ADM & TEC - 2015 - Prefeitura de Lagoa do Ouro/PE - Administrador hospitalar) - Leia as afirmativas a seguir:

I. A governança refere-se a atividades apoiadas em objetivos comuns, que podem ou não derivar de responsabilidades legais e formalmente estabelecidas e não dependem necessariamente do poder de autoridade para que sejam aceitas e vençam resistências.

II. Na área da saúde, a utilização do termo governança é uma tendência, especialmente no contexto das discussões sobre as boas práticas de gestão que podem ser adotadas para melhorar o cuidado prestado aos indivíduos e às coletividades. Desde os anos 2000, a Organização Mundial da Saúde destacou-se como o principal órgão responsável pela operacionalização e difusão desse termo na área da saúde, especialmente nas discussões de estratégias e estruturas que podem potencializar a prestação de serviços de saúde, principalmente com o objetivo de equacionar os recursos disponíveis diante da demanda crescente das populações por cuidados de saúde.

III. A implementação do modelo de governança compartilhada pode variar em forma e alcance. Pode-se implementá-lo em um ou mais níveis organizacionais, bem como ampliar a participação do enfermeiro nas decisões relacionadas aos cuidados de pacientes até a aspectos do gerenciamento do ambiente de trabalho como um todo.

IV. A governança pública é o sistema de regulação por meio do qual os serviços de saúde são administrados pelo Estado. Ela envolve desde a coordenação, definição de objetivos e metas a serem alcançadas até o acompanhamento e a avaliação das ações que são desenvolvidas nos serviços de saúde.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14230Ca
09

(FAFIPA - 2011 - Prefeitura de Nova Esperança/PR - Administrador hospitalar) - Qual o montante de uma aplicação de R$ 13.500,00, negociada a uma taxa de 25% ao ano, para um período de 92 dias, pelo regime de juros compostos?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q37913Ca
10

(CAIPIMES - 2014 - Prefeitura de Mogi das Cruzes/SP - Administrador hospitalar) - Na busca da excelência nos serviços, algumas abordagens são adotadas. Uma delas pode ser a (o)_______________, que representa o serviço executado de acordo com um conjunto de normas e regras de procedimentos. Através dessa abordagem, as empresas do mundo inteiro oferecem uma qualidade de serviço, garantindo aos consumidores receberem o mesmo produto e serviço. Preencha a lacuna e a seguir assinale a alternativa correta.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q37946Ca

Especial Concurso BB

Veja mais »