Administrador hospitalar

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01

(CAIPIMES - 2014 - Prefeitura de Mogi das Cruzes/SP - Administrador hospitalar) - Algumas empresas adotam como objetivo oferecer serviços de atendimento telefônico aos clientes, sistema delivery, sistema facilitado de troca de mercadorias e/ou compras pela Internet.

Essas estratégias são chamadas de:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q37947Ca
02

(ADM & TEC - 2015 - Prefeitura de Lagoa do Ouro/PE - Administrador hospitalar) - Leia as afirmativas a seguir:

I. O aumento dos gastos e custos na saúde é acompanhado com preocupação pelos gestores públicos. Os sistemas de informações de custos de saúde preventiva, saneamento e saúde curativa (hospitalares), indiscutivelmente, assumem papel relevante a uma adequada gestão operacional e financeira de saúde pública.

II. A eficiência e a eficácia gerencial envolvem certamente a questão do custo. A excelência hospitalar, portanto, exige eficácia em custos aliada à qualidade do serviço prestado e consequente satisfação do paciente (cliente). Em se tratando do planejamento econômico-financeiro das instituições públicas de saúde, a análise de custos auxilia no gerenciamento dos resultados, cálculo das margens por procedimento, direcionamento do trabalho, na identificação de instalações e espaços ociosos e até mesmo no nível de atividade de um hospital público, com vistas à expansão do nível de atendimento para uma maior parcela da população, considerando que os recursos são escassos.

III. De forma geral, o gasto público é definido como o conjunto de dispêndios do estado, necessário ao funcionamento dos serviços públicos, além de encargos assumidos no interesse geral da comunidade. Assim, compreende as autorizações para gastos com as várias atribuições e funções governamentais — ou seja, o gasto público corresponde à distribuição e ao emprego das receitas para o custeio de diferentes entes e para os investimentos.

IV. A tecnologia da informação possibilita resultados bastante satisfatórios e abre um vasto campo de evolução da área de gestão de custos, visto que um sistema de custeio completo e eficaz é, em geral, fruto da área de sistemas de informações. Para atender a diferentes necessidades foram desenvolvidos alguns sistemas de custeio, entre eles: custeio por absorção, custeio direto e custeio baseado em atividades.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14224Ca
03

(CAIPIMES - 2014 - Prefeitura de Mogi das Cruzes/SP - Administrador hospitalar) - Na busca da excelência nos serviços, algumas abordagens são adotadas. Uma delas pode ser a (o)_______________, que representa o serviço executado de acordo com um conjunto de normas e regras de procedimentos. Através dessa abordagem, as empresas do mundo inteiro oferecem uma qualidade de serviço, garantindo aos consumidores receberem o mesmo produto e serviço. Preencha a lacuna e a seguir assinale a alternativa correta.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q37946Ca
04

(FAFIPA - 2011 - Prefeitura de Nova Esperança/PR - Administrador hospitalar) - A lei 4320/64 estabelece como receitas correntes:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q37925Ca
05

(AOCP - 2015 - FUNDASUS - Administrador hospitalar) - A administração da complexa área da saúde, visando proporcionar a satisfação da comunidade, requer um conjunto de funções e responsabilidades por parte dos administradores. Referente às responsabilidades da administração, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. Imprimir e garantir a dinâmica do processo, além de integrá-lo e de regulá-lo para bem servir a comunidade a que se dispõe servir.

II. Ter criatividade, dinamismo, aproveitar as oportunidades, renovar e reconstruir a empresa que dirige, reinventando-a para competir e vencer.

III. Utilizar e manter o tempo sob o próprio controle, centrar os esforços nos resultados e construir com base na força das pessoas.

IV. Administrar o presente para o futuro e trazendo o futuro para o presente da organização, por meio de previsões e antecipações.

V. Melhorar os serviços para tornar a empresa sempre mais competitiva e para garantir-lhe apoio e credibilidade.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q41619Ca
06

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(ADM & TEC - 2015 - Prefeitura de Lagoa do Ouro/PE - Administrador hospitalar) - Com base no texto 'Epidemia de dengue no país está concentrada em nove estados, diz Chioro', leia as afirmativas a seguir:

I. No trecho seguinte, poderíamos fazer a substituição dos dois pontos pelo sinal de interrogação, sem acarretar prejuízo para o sentido original do texto: “Chioro destacou que apenas três estados tiveram redução dos casos de dengue neste ano em relação a 2014: Espírito Santo, Distrito Federal e Amazonas”.

II. Por se tratar de um texto com ênfase na informação precisa, a autora se utiliza de algumas palavras e expressões para situar o leitor no espaço e no tempo, em várias passagens. Exemplos disso são marcadores temporais, como “hoje”, “após”, “quando”, “neste ano” e expressões locativas, como “na capital paulista”, entre outras.

III. No fragmento: “Apesar de apostar na vacina como medida de prevenção, ele disse que considera um equívoco alimentar esperanças na população de que as doses estarão disponíveis já nos próximos meses.” O pronome “ele” faz uma retomada da expressão Instituto Butantan.

IV. O uso das aspas, no primeiro parágrafo do texto, serve para marcar a fala do jornalista, redator da notícia.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14247Ca
07

(AOCP - 2015 - FUNDASUS - Administrador hospitalar) - Ninguém nasce sabendo. É preciso desenvolver as habilidades pelo treinamento para que as pessoas se fortaleçam, ganhem confiança, melhorem sua autoimagem, tornem-se mais produtivas, tenham orgulho do que fazem, garantam melhor imagem para a organização, colaborem com o ambiente de trabalho e sintam-se realizadas. Para que o treinamento produza esses resultados, ele deve ser feito de acordo com algumas condições, tal como

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q41623Ca
08

(ADM & TEC - 2015 - Prefeitura de Lagoa do Ouro/PE - Administrador hospitalar) - Leia as afirmativas a seguir:

I. Com a necessidade de reconstrução dos modelos de gestão, estão surgindo novas abordagens gerenciais como a gerência participativa e os programas de qualidade que preconizam, dentre outras, a descentralização das decisões e aproximação de todos os integrantes da equipe de trabalho. Essa abordagem oferece oportunidades de participação do trabalhador na discussão, mas não na tomada de decisões.

II. As novas competências gerenciais, integradas à gestão participativa, necessitam ser construídas no individual, no e pelo trabalho possibilitando a criação de estratégias para gerir a competitividade, a complexidade, a adaptabilidade, o trabalho em equipe, a incerteza e o aprendizado permanente levando à co-gestão.

III. Para rever e recompor os modelos de gestão, bem como, as competências inerentes à formação dos profissionais/gestores, é de pouca importância a participação da academia, juntamente com as organizações/instituições no sentido de repensar as práticas e teorias relacionadas aos processos de trabalho e educação em saúde.

IV. A Educação Permanente em Saúde (EPS) é uma estratégia de gestão participativa no trabalho/cuidado na UTI. Ela oportuniza ações educativas desencadeadas pelo diálogo, reflexão crítica, problematização, construção e integração de novos conhecimentos às realidades vivenciadas no trabalho. Como estratégia de aprendizagem coletiva, a partir das práticas no, pelo e para o trabalho, pois oferece às enfermeiras da UTI elementos, recursos e estratégias de aprendizagem para a produção de mudanças no seu pensar e agir.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14228Ca
09

(ADM & TEC - 2015 - Prefeitura de Lagoa do Ouro/PE - Administrador hospitalar) - Leia as afirmativas a seguir:

I. Nos últimos anos a agenda mundial de reforma do setor de saúde adotou um conjunto de ações com o objetivo de reduzir os custos da assistência à saúde dentro de uma política de atenção administrada. Neste sentido, os governos de vários países estimularam, dentre outras medidas, a concorrência entre os hospitais; passaram a limitar o pagamento total das faturas, a encorajar um melhor gerenciamento das organizações de saúde através de programas de qualidade, a limitar procedimentos e acesso a subgrupos populacionais mais susceptíveis, e, por fim, a desviar alguns custos para os usuários.

II. Nas organizações hospitalares, a variabilidade da assistência demandada é enorme e cada paciente se comporta subjetivamente de maneira diferente, o que dificulta uma rígida padronização do processo de trabalho em saúde e a racionalização da oferta de serviços.

III. Nas organizações hospitalares, o consumo do serviço não é imediato à produção e, portanto, há tempo para o controle prévio da qualidade e estoque para inspeção final.

IV. O hospital com as características observadas nos dias atuais é algo muito tradicional. Uma organização como instrumento de intervenção terapêutica com o objetivo de alcançar a cura de doentes é uma invenção relativamente velha.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14239Ca
10

(ADM & TEC - 2015 - Prefeitura de Lagoa do Ouro/PE - Administrador hospitalar) - Leia as afirmativas a seguir:

I. Um dos setores onde ocorrem os maiores investimentos em pesquisa e desenvolvimento no mundo é o químicofarmacêutico. Simultaneamente, a dominação do setor é e x e r c i d a p o r p o u c o s g r u p o s m u l t i n a c i o n a i s , predominantemente de origem europeia e americana. O volume de lançamentos de novos produtos é regulado nestes países por agências controladoras da eficácia e efetividade que seus produtos apresentam. As sociedades onde se localizam as matrizes destes grupos conseguiram chegar a um estado de regulação da atividade bastante rigoroso na validação e aceitação dos fármacos.

II. As etapas da tomada de decisão (ou processo decisório) são: identificação do problema, reunião de dados para análise das causas e das consequências do problema, investigação de soluções alternativas, avaliação das alternativas, seleção da solução mais adequada, implementação da solução escolhida e avaliação dos resultados.

III. O processo decisório inicia a partir da percepção de que algo fora da normalidade está acontecendo, sempre que o problema está bem delimitado. A análise do problema é constituída de uma série de processos que podem ser aprendidos e utilizados como instrumentos do processo de trabalho gerencial, e ajudam a qualificar as decisões.

IV. O gestor hospitalar pode, a partir do desenvolvimento de competências gerenciais, lançar mão de outros meios ou instrumentos gerenciais, como o gerenciamento de conflitos e negociação, a comunicação, o gerenciamento do trabalho em equipe, a liderança, a motivação da equipe e a administração do tempo, a força de trabalho, os materiais, equipamentos e instalações e os diferentes saberes administrativos, como meios ou instrumentos gerenciais.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14233Ca