Administrador hospitalar

Prepare-se com questões de Administrador hospitalar

01

(AOCP - 2015 - FUNDASUS - Administrador hospitalar) - As viagens motivadas por problemas ligados à saúde são uma das mais antigas manifestações do turismo conhecidas. Para atender a esta demanda, os hospitais passaram a oferecer os serviços de hotelaria hospitalar. Referente às definições de hotelaria hospitalar, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. É um processo que converte um grupo de insumos em um grupo de produtos ou resultados com sucesso ou fracasso, oferecendo um feedback para a realimentação do processo.

II. É uma mudança na essência do atendimento em hospitais com a introdução de novos serviços e processos nas atividades diárias de atendimento ao cliente de saúde, e não mais tratando as pessoas como mais um paciente.

III. É planejar, organizar, dirigir, controlar, coordenar e avaliar os recursos e procedimentos pelos quais a demanda por cuidados médicos e de saúde é atendida.

IV. É a introdução de técnicas, procedimentos e serviços em hospitais com o consequente benefício social, físico, psicológico e emocional para pacientes, familiares e funcionários.

V. É a reunião de todos os serviços de apoio que, associados aos serviços específicos, oferecem aos clientes internos e externos conforto, segurança e bem-estar durante seu período de internação.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q41629Ca
02

(ADM & TEC - 2015 - Prefeitura de Lagoa do Ouro/PE - Administrador hospitalar) - Leia as afirmativas a seguir:

I. O conceito de governança tem origem do latim gubernare, que significa governar, dirigir ou guiar, e pode ser definido como o processo de ação coletiva que organiza a interação entre os atores, a dinâmica, os processos e as regras formais e informais, por meio das quais uma sociedade ou organização toma e implementa suas decisões e determina suas condutas.

II. A palavra governança tem sido usada nos mais diversos cenários da vida humana para discutir, por exemplo, aspectos da economia, saúde, educação, ciência, política, ambiente e investigação científica. Uma das principais razões para a recente utilização desse conceito é a sua capacidade de abranger toda a gama de relações e instituições envolvidas no processo de governar, ao contrário do conceito mais restrito de governo.

III. A governança compartilhada é um modelo de gestão projetado para promover o controle dos enfermeiros sobre sua prática e o ambiente no qual ela é realizada. Representa uma ruptura radical com os modelos de gestão tradicional, em que enfermeiros tinham pouco poder dentro das estruturas formais hierárquicas, as quais criam barreiras entre os profissionais que realizam a assistência e aqueles que exercem atividades gerenciais em uma organização hospitalar.

IV. Uma das formas de operacionalização do modelo de governança compartilhada ocorre por meio do estabelecimento de Unidades de Controle da Prática, que têm como objetivo conferir voz aos profissionais da linha de frente nos processos de decisão relacionados à prática assistencial. A função dessas unidades é a elaboração de um plano de ações e estratégias a serem implementadas em curto, médio e longo prazos. Tais unidades possibilitam aos profissionais participar da definição das políticas e práticas que afetam diretamente o exercício profissional.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14231Ca
03

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(FEC - 2007 - Prefeitura de São Mateus/ES - Administrador hospitalar) - No período: “Dentro do quarto encontra um doce intruso. O luar.” (9º§), observamos, quanto à construção do texto:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q27230Ca
04

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(FEC - 2007 - Prefeitura de São Mateus/ES - Administrador hospitalar) - A oração: “Sem que Clarissa saiba exatamente (...)” (3º§) tem o mesmo valor sintático e semântico que uma das orações abaixo; indique-a:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q27236Ca
05

(IMA - 2015 - Prefeitura de União/PI - Administrador hospitalar) - A administração por objetivos surgiu da necessidade de planejar e estabelecer metas para serem alcançadas. O planejamento estratégico deve ser elaborado pela alta direção da empresa com participação dos funcionários obedecendo as seguintes fases, exceto:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q41604Ca
06

(IMA - 2015 - Prefeitura de União/PI - Administrador hospitalar) - Quase todos os gerentes reconhecem que o principal fator de sucesso das organizações são as pessoas. Segundo Chiavenato, o setor de Administração de Recursos Humanos deve desempenhar as seguintes tarefas:

I – Provisão, quem irá trabalhar na organização;
II – Aplicação, o que as pessoas farão na organização;
III – Manutenção, como manter as pessoas trabalhando na organização;
IV – Desenvolvimento, como preparar e desenvolver as pessoas;
V – Monitoração, como saber o que são e o que fazem as pessoas.

A sequência correta é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q41605Ca
07

(ADM & TEC - 2015 - Prefeitura de Lagoa do Ouro/PE - Administrador hospitalar) - Leia as afirmativas a seguir:

I. Com a necessidade de reconstrução dos modelos de gestão, estão surgindo novas abordagens gerenciais como a gerência participativa e os programas de qualidade que preconizam, dentre outras, a descentralização das decisões e aproximação de todos os integrantes da equipe de trabalho. Essa abordagem oferece oportunidades de participação do trabalhador na discussão, mas não na tomada de decisões.

II. As novas competências gerenciais, integradas à gestão participativa, necessitam ser construídas no individual, no e pelo trabalho possibilitando a criação de estratégias para gerir a competitividade, a complexidade, a adaptabilidade, o trabalho em equipe, a incerteza e o aprendizado permanente levando à co-gestão.

III. Para rever e recompor os modelos de gestão, bem como, as competências inerentes à formação dos profissionais/gestores, é de pouca importância a participação da academia, juntamente com as organizações/instituições no sentido de repensar as práticas e teorias relacionadas aos processos de trabalho e educação em saúde.

IV. A Educação Permanente em Saúde (EPS) é uma estratégia de gestão participativa no trabalho/cuidado na UTI. Ela oportuniza ações educativas desencadeadas pelo diálogo, reflexão crítica, problematização, construção e integração de novos conhecimentos às realidades vivenciadas no trabalho. Como estratégia de aprendizagem coletiva, a partir das práticas no, pelo e para o trabalho, pois oferece às enfermeiras da UTI elementos, recursos e estratégias de aprendizagem para a produção de mudanças no seu pensar e agir.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q14228Ca
08

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(FEC - 2007 - Prefeitura de São Mateus/ES - Administrador hospitalar) - Em: “(...) a alma do afogado está presente.” (4º§), a palavra grifada, quanto à classe gramatical e à função sintática, respectivamente, é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q27235Ca
09

(IMA - 2015 - Prefeitura de União/PI - Administrador hospitalar) - É uma estrutura de excelente alternativa principalmente para as organizações que desenvolvem projetos e proporciona à empresa condições de flexibilidade adequadas para atender as mudanças ambientais. O enunciado referese:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q41600Ca
10

(FEC - 2007 - Prefeitura de São Mateus/ES - Administrador hospitalar) - Sobre Administração de Matérias em Instituições de saúde é INCORRETO afirmar:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q27250Ca

Especial Concurso BB

Veja mais »