Administrador hospitalar

Prepare-se com questões de Administrador hospitalar

(CAIPIMES - 2014 - Prefeitura de Mogi das Cruzes/SP - Administrador hospitalar) - A liderança é reconhecidamente um dos principais papéis do administrador. Um administrador que trabalha em conjunto ou de modo participativo, permitindo ao grupo manifestar sugestões e participar nas decisões, mas ao mesmo tempo exerce a autoridade com subordinado, resultando em obediência aprovada, sem a força do poder dominante possui um estilo de liderança:

Código da questão
Q37949Ca

(IMA - 2015 - Prefeitura de União/PI - Administrador hospitalar) - A respeito da Abordagem Clássica da Administração julgue os seguintes itens e assinale a alternativa correta:

I. Para Taylor, a organização e a Administração devem ser estudadas e tratadas cientificamente e não empiricamente. A improvisação deve ceder lugar ao planejamento e o empirismo, à ciência.

II. A Administração Científica se caracterizava pela ênfase na tarefa realizada pelo operário, a Teoria Clássica se caracterizava pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente.

III. A Administração Científica concebe a organização em termos de estrutura, forma e disposição das partes que a constituem, além do inter-relacionamento entre as partes.

Código da questão
Q41594Ca

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(FEC - 2007 - Prefeitura de São Mateus/ES - Administrador hospitalar) - No trecho: “Sem que Clarissa saiba exatamente por que, seus olhos(...)” (3º§), a pontuação foi devidamente empregada, o mesmo NÃO se podendo apontar, porém, em um dos itens abaixo; marque-o:

Código da questão
Q27234Ca

(IMA - 2015 - Prefeitura de União/PI - Administrador hospitalar) - Julgue os seguintes itens e assinale a alternativa correta à respeito do Abordagem Neoclássica da Administração:

I. O grau de descentralização é tanto maior quanto mais decisões são tomadas nos níveis mais altos da hierarquia administrativa.

II. De um modo geral, hoje o planejamento, a organização, a direção e o controle são tratado, pela Teoria neoclássica, como as funções do administrador. Essas quatro funções básicas, planejar, organizar, dirigir e controlar constituem o chamado processo administrativo.

III. A organização é uma função administrativa que determina antecipadamente quais são os objetivos que devem ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-los.

Código da questão
Q41597Ca

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(ADM & TEC - 2015 - Prefeitura de Lagoa do Ouro/PE - Administrador hospitalar) - Com base no texto 'Diante de racionamento de água, polo de confecções do Agreste teme colapso', leia as afirmativas a seguir:

I. No trecho: “Essa é a realidade que começa a vigorar nesta sexta-feira (1º) em Santa Cruz do Capibaribe...”, o pronome “essa” retoma toda a ideia citada no período anterior: “Para cada dois dias de abastecimento, outros 28 sem água”.

II. A regência do verbo “chegar” em “vamos chegar ao colapso” (último parágrafo do texto) é a mesma que ocorre com o verbo “preferir” em: “Ele prefere ir para a cadeia a realizar uma tarefa corretiva”.

III. No trecho: “... reclama Arnaldo Xavier, dono da Rota do Mar, maior empresa de Santa Cruz”, há duas expressões com valor explicativo. A primeira (“dono da Rota do Mar”) esclarece quem é Arnoldo Xavier e a segunda (“maior empresa de Santa Cruz”) confere um significado ao termo Rota do Mar.

IV. No trecho: “Mesmo só enviando 15% dos seus produtos para a lavanderia, a empresa precisa de um caminhão de 72 mil litros de água por dia para a manutenção da fábrica e fornecimento para os funcionários.” A vírgula ocorre pelo mesmo motivo que em: “Fazendo isto, todos cumprirão o acordo.”.

Marque a alternativa CORRETA:

Código da questão
Q14250Ca

(ADM & TEC - 2015 - Prefeitura de Lagoa do Ouro/PE - Administrador hospitalar) - Leia as afirmativas a seguir:

I. A governança refere-se a atividades apoiadas em objetivos comuns, que podem ou não derivar de responsabilidades legais e formalmente estabelecidas e não dependem necessariamente do poder de autoridade para que sejam aceitas e vençam resistências.

II. Na área da saúde, a utilização do termo governança é uma tendência, especialmente no contexto das discussões sobre as boas práticas de gestão que podem ser adotadas para melhorar o cuidado prestado aos indivíduos e às coletividades. Desde os anos 2000, a Organização Mundial da Saúde destacou-se como o principal órgão responsável pela operacionalização e difusão desse termo na área da saúde, especialmente nas discussões de estratégias e estruturas que podem potencializar a prestação de serviços de saúde, principalmente com o objetivo de equacionar os recursos disponíveis diante da demanda crescente das populações por cuidados de saúde.

III. A implementação do modelo de governança compartilhada pode variar em forma e alcance. Pode-se implementá-lo em um ou mais níveis organizacionais, bem como ampliar a participação do enfermeiro nas decisões relacionadas aos cuidados de pacientes até a aspectos do gerenciamento do ambiente de trabalho como um todo.

IV. A governança pública é o sistema de regulação por meio do qual os serviços de saúde são administrados pelo Estado. Ela envolve desde a coordenação, definição de objetivos e metas a serem alcançadas até o acompanhamento e a avaliação das ações que são desenvolvidas nos serviços de saúde.

Marque a alternativa CORRETA:

Código da questão
Q14230Ca

(CAIPIMES - 2014 - Prefeitura de Mogi das Cruzes/SP - Administrador hospitalar) - A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a qualidade de vida como a percepção do indivíduo de sua posição na vida, no contexto cultural e sistema de valores nos quais vive. A OMS desenvolveu um projeto em vários continentes, originando dois instrumentos gerais disponíveis em 20 idiomas, sendo eles o:

Código da questão
Q37932Ca

(ADM & TEC - 2015 - Prefeitura de Lagoa do Ouro/PE - Administrador hospitalar) - Leia as afirmativas a seguir:

I. Existem nas organizações hospitalares algumas especificidades de natureza econômica e organizacional que podem se colocar como possíveis obstáculos à introdução de programas de qualidade. Por exemplo, as leis de mercado não se aplicam bem ao setor em face das necessidades humanas e p r i o r i d a d e s n ã o - m e r c a n t i s , q u e s e i m p õ e m independentemente dos custos de produção, valor de mercado e preços praticados.

II. Não há simetria de informação no mercado das organizações hospitalares, pois os clientes são geralmente leigos e não têm capacidade de julgar seu tratamento, nem suas necessidades, o que dificulta o exercício das suas opções de consumo.

III. Atualmente a organização hospitalar é uma das mais complexas, não apenas pela nobreza e amplitude da sua missão, mas, sobretudo, por apresentar uma equipe multidisciplinar com elevado grau de autonomia, para dar assistência à saúde em caráter preventivo, curativo e realibilitador a pacientes em regime de internação, onde se utiliza tecnologia de ponta de rotina e crescentemente. E se constitui, ainda, num espaço de prática de ensinoaprendizagem e produção científica.

IV. As organizações hospitalares, públicas ou privadas, estão inseridas num ambiente complexo e singular que as condiciona a um funcionamento inadequado diante da lógica da acumulação lucrativa dos mercados. Pois, independentemente de sua natureza, ambas as condições estão subordinadas a princípios éticos e legais que normatizam o setor saúde e às políticas governamentais, que colocam os hospitais frente a uma diversidade de interesses divergentes a contemplar.

Marque a alternativa CORRETA:

Código da questão
Q14238Ca

(FEC - 2007 - Prefeitura de São Mateus/ES - Administrador hospitalar) - A avaliação de um serviço é fruto da comparação entre expectativa e a percepção da prestação do serviço recebido.

Assinale a alternativa que NÃO é considerada essencial na avaliação da qualidade em serviços de saúde:

Código da questão
Q27245Ca
10ª

(CAIPIMES - 2014 - Prefeitura de Mogi das Cruzes/SP - Administrador hospitalar) - Algumas empresas adotam como objetivo oferecer serviços de atendimento telefônico aos clientes, sistema delivery, sistema facilitado de troca de mercadorias e/ou compras pela Internet.

Essas estratégias são chamadas de:

Código da questão
Q37947Ca