Agente administrativo

Prepare-se com questões de Agente administrativo

01

(IDIB - 2020 - Câmara de Mamanguape - PB - Agente Administrativo) - De acordo com a classificação dos atos administrativos, assinale a alternativa correspondente a um ato administrativo externo.

Código da questão
Q60916Ca
02

(FUNDATEC - 2016 - Prefeitura de Redentora/RS - Agente administrativo) - De acordo com as disposições da Lei Orgânica do Município de Redentora, a aquisição de bens imóveis por compra ou permuta dependerá de prévia autorização do(a):

Código da questão
Q49341Ca
03 Em relação ao Despacho,  não é correto afirmar:
Código da questão
Q1071Ca
04

( CESPE - 2012 - PRF - Agente Administrativo) - Com relação aos aplicativos de edição de texto e de uso na Internet

e a ferramentas de informática, julgue o item que se segue.
No sítio de buscas Yahoo!, a pesquisa por bicicletas feature: video indicará páginas que contenham links para arquivos de vídeo relacionados à palavra bicicleta.

Código da questão
Q55134Ca
05

( OBJETIVA - 2016 - Agente Administrativo) - Atenção! Para responder à questão de Informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considerar que os programas mencionados encontram-se na versão Português-BR e, em sua configuração padrão de instalação, possuem licença de uso, o mouse está configurado para destros, um clique ou duplo clique correspondem ao botão esquerdo do mouse e teclar corresponde à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá-la, acionando-a apenas uma vez. Dessa forma, as teclas de atalho, os menus, os submenus, as barras, os ícones e os demais itens que compõem os programas abordados nesta prova encontram-se na configuração padrão, conforme exposto anteriormente. 

Considerando-se o Outlook 2007, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE: Se o usuário marcar uma mensagem respondida ou encaminhada como não lida, o símbolo de mensagem será um envelope ______ e ela será considerada como ______ para classificação, agrupamento ou filtragem.

Código da questão
Q57261Ca
06

(AMAUC - 2019 - Pref. Itá/SC - Agente Administrativo) - A coesão referencial é um mecanismo de coesão textual que colabora com a textualidade através do uso de elementos coesivos. Ela conecta as diversas partes de um texto sejam palavras, orações e períodos. Trata-se de um recurso coesivo que ocorre quando um termo ou expressão que já foi citado no texto é retomado por meio de outro termo que o substitui. Observe as palavras em destaque e assinale a alternativa na qual as palavras grifadas não indicam um exemplo de coesão por referenciação.

Código da questão
Q53383Ca
07

(FAUEL - 2017 - Prefeitura de Marechal Cândido Rondon/PR - Agente administrativo) - No último ano ,diversos telejornais apresentaram notícias sobre acontecimentos nas redes sociais. Sabendo disso, assinale a alternativa que contenha o nome de uma rede social.

Código da questão
Q45974Ca
08

( CESPE - 2012 - PRF - Agente Administrativo) - A respeito do ato administrativo, julgue o item a seguir.

Nem toda ação da administração pública é considerada ato administrativo, a exemplo daquelas praticadas pelas empresas públicas e sociedades de economia mista.

Código da questão
Q55197Ca
09

(CRESCER - 2017 - Prefeitura de Araguanã/MA - Agente administrativo) - No local de trabalho, manter um bom relacionamento é um princípio básico. São atitudes consideradas corretas, EXCETO:

Código da questão
Q49311Ca
10

(FUNCERN - 2019 - Prefeitura de Jardim de Piranhas - RN - Agente Administrativo) - 

Lei anticanudo: engodo que não salvará os oceanos

Alexander Turra

 

A cidade de São Paulo, seguindo um movimento recente, está propondo uma lei proibindo a fabricação, comercialização e oferta de canudos plásticos. Essa onda, literalmente, é motivada pelo fato de os canudos estarem associados a imagens marcantes de degradação dos oceanos, problema que o banimento “pretende” solucionar.

De fato, canudos e outros itens de uso único têm sido questionados quanto ao antagonismo entre seu uso efêmero, muitas vezes virando resíduos após poucos minutos, e o longo tempo que permanecem no ambiente, dada sua baixa capacidade de degradação, porém grande capacidade de ser reciclado. Esses itens podem ser considerados uma conveniência inconveniente. Apesar da praticidade que proporcionam, aumentam a quantidade de resíduos destinados aos aterros e causam problemas ambientais quando descartados incorretamente.

Mas será que o banimento dos canudos é a solução para esses problemas, em especial para o lixo no mar? Essa política pública pode soar assertiva, mas esconde peculiaridades que não podem ser desconsideradas.

O banimento, diferentemente de campanhas de conscientização, não cria o nexo entre o não uso do canudo e seu eventual benefício ambiental. Um exemplo: após o banimento dos canudos na cidade do Rio de Janeiro, a água de coco passou a ser servida em copos plásticos igualmente de uso único.

É necessário educar a população para tomar decisões autônomas e ambientalmente adequadas, pois a escolha de usar ou não um canudo não é a única que ela terá que fazer. As campanhas contra os canudos, ainda que esse item seja icônico, podem ser inócuas. O combate ao lixo no mar deve promover uma discussão mais abrangente sobre as variadas fontes e as diferentes estratégias para combatê-lo, não somente banimento.

Ainda que qualquer redução da entrada de lixo no mar seja relevante, os canudos representam apenas 2,6% dos itens coletados em praias de São Paulo pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo. Uma das principais causas do lixo no mar é a ocupação irregular, problema socioambiental associado à pobreza, ordenamento territorial e falta de saneamento básico. Esse cenário afeta todo o território nacional, em especial a cidade de São Paulo.

O banimento baseia-se no pressuposto de que o canudo tem o ambiente como destino, não encontrando um sistema adequado de coleta e destinação de resíduos sólidos. Isso deveria ser garantido pelos municípios, com a coleta seletiva, a reciclagem e a economia circular, impedindo a contaminação ambiental.

Não é lógico investir no banimento dos canudos sem atuar de forma mais abrangente e sistêmica em três frentes para combater as principais fontes de lixo para o mar: educação ambiental, gestão de resíduos e ordenamento territorial. Por outro lado, caso o banimento dos canudos seja colocado em prática, deve-se cobrar coerência dos tomadores de decisão quanto a outros itens de uso único e efêmero que são mais abundantes nas ruas e no mar, como as bitucas de cigarro. Deve-se também proibir a produção, a venda e o uso de cigarros na cidade. Mas nesse caso a conveniência não parece ser conveniente, a coerência um tanto quanto incoerente e o banimento dos canudos uma cortina de fumaça aparente.

Disponível em:<www1.folha.uol.com.br> . Acesso em: 16 mar. 2019.

Apesar da praticidade que proporcionam, aumentam a quantidade de resíduos destinados aos aterros e causam problemas ambientais quando descartados incorretamente.

 

Os elementos linguísticos em destaque nesse período indicam,

Código da questão
Q55962Ca