Agente censitário supervisor

Prepare-se com questões de Agente censitário supervisor

01

(IBGE- Supervisor de coleta e qualidade-2021) - Um rei determinou a um sábio que estipulasse uma recompensa por tê-lo vencido em uma partida de xadrez. O sábio, então, respondeu: — Majestade, eu desejo como recompensa a quantidade de grãos de arroz que se obtém adotando-se o seguinte procedimento: percorrendo o tabuleiro de xadrez de cima para baixo e da direita para a esquerda, na primeira casa do tabuleiro, coloque 1 grão de arroz; na segunda casa, 2 grãos de arroz; na terceira, 4 grãos de arroz e assim por diante, de modo que, na n-ésima casa do tabuleiro, devam ser colocados 2n-1 grãos de arroz.

Considerando-se que o tabuleiro de xadrez tenha 64 casas e que 1 kg de arroz tenha 50.000 grãos de arroz — de modo que uma tonelada de arroz tenha 50 milhões de grãos de arroz —, é correto concluir que apenas para a 31.ª casa do tabuleiro de xadrez ele deverá colocar

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q61512Ca
02

(IBGE- Supervisor de coleta e qualidade-2021) - Este artigo questiona a informação histórica de que o Brasil se insere na modernidade-mundo, o chamado “mundo moderno”, através da realização da Semana de Arte Moderna de 1922. Tal inserção se daria, na verdade, pela construção do samba moderno a partir da ótica artística de Pixinguinha (1897-1973), em especial pela sua excursão com os Oito Batutas pela França, em 1921, patrocinada pelo multimilionário Arnaldo Guinle (1884-1963), apesar das críticas negativas de cunho racista dos cadernos culturais da época. O samba de Pixinguinha é resultante do amálgama das expressões culturais e religiosas afro-brasileiras e das trocas de experiências culturais entre diferentes expressões culturais que começavam a circular pelo mundo, de maneira mais ampla e rápida, graças às ondas sonoras de rádio, às gravações de discos e às partituras que chegavam ao Rio de Janeiro. Existia toda uma vida cultural que se desenvolvia em torno da vida portuária carioca, que funcionava como acesso das populações pobres e marginalizadas da cidade ao que de mais moderno ocorria no mundo, de maneiras inimaginadas pelas elites da época, com impactos ainda não devidamente situados e valorizados em suas importâncias e significados para a cultura brasileira. Há ainda a influência da música europeia como a polca ou a música de Bach, retrabalhadas e contextualizadas pelos músicos negros e mestiços que deram origem ao choro e ao maxixe, os quais seriam presenças seminais no artesanato musical de Pixinguinha. Pixinguinha e seus oito Batutas subvertem a ordem racista da elite brasileira da época conquistando –– literalmente –– a cidade luz, estabelecendo novos parâmetros culturais e de modernidade para os próprios europeus. No entanto, mesmo que seu impacto no exterior tenha se dado de maneira espaçada e pontual, a Semana de Arte Moderna de 1922 ficou conhecida como símbolo de nossa inserção na modernidade-mundo vigente, em detrimento do impacto imediato causado pela arte revolucionária de Pixinguinha e sua trupe musical entre os círculos culturais europeus. Cada apresentação era uma demonstração ao mundo de uma nova forma de música urbana, articulada e desenvolvida, com estrutura rítmica e harmoniosa de alta sofisticação. Não é por acaso que as gravações e partituras desse período em Paris tornaram-se referenciais para o cenário musical francês e para o mundo do jazz norte-americano, como ficaria comprovado pela admiração confessa de Louis Armstrong (1901-1971) por Pixinguinha ou pela regravação de Tico-Tico no fubá por Charlie Parker (1920-1955), no álbum La Paloma, em 1954.

Conforme o texto 1A2-I, a música de Pixinguinha

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q61508Ca
03

(CESGRANRIO - 2009 - IBGE - Agente censitário supervisor) - De acordo com a norma culta da língua, apenas uma das opções está correta quanto à regência verbal. Assinale-a.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q35177Ca
04

(CESGRANRIO - 2009 - IBGE - Agente censitário supervisor) - Atuante no Censo, o Agente estabelece padrões de rotina e ações para sua equipe de trabalho. A esse respeito, considere os seguintes aspectos:

I – de que maneira as tarefas são executadas;
II – quais os passos para executar as tarefas;
III – fazer as coisas de maneira correta.

Representa(m) o conceito de eficiência operacional o(s) aspecto(s)

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q35207Ca
05

(IBGE- Supervisor de coleta e qualidade-2021) - Definido como uma persistente banda de nebulosidade, esse é o principal sistema meteorológico de grande escala responsável pelo regime de chuvas sobre as regiões Sudeste e Centro-Oeste durante os meses de primavera e verão. O sistema meteorológico de que trata essa afirmação é o(a)

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q61523Ca
06

(IBGE- Supervisor de coleta e qualidade-2021) - No Excel, para tornar fixo o cabeçalho de uma tabela, ou seja, para manter visíveis linhas ou colunas durante a rolagem de página, deve-se percorrer, na faixa de opções, o caminho

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q61515Ca
07

(CESGRANRIO - 2009 - IBGE - Agente censitário supervisor) - Considere as afirmações a seguir.

I - Por tratarem geralmente de temas da atualidade do autor, as crônicas são um valioso registro do cotidiano de uma época para conhecimento das futuras gerações.

II - Falta à crônica de Martha Medeiros atualidade temática e um pouco de humor.

III - Ao desenvolver a sua crônica, Martha Medeiros vai tocando em vários assuntos, sem todavia desviar-se de seu foco: perdas que empobrecem.

É(São) verdadeira(s) APENAS a(s) afirmação(ões)

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q35175Ca
08

(IBGE- Supervisor de coleta e qualidade-2021) - Este artigo questiona a informação histórica de que o Brasil se insere na modernidade-mundo, o chamado “mundo moderno”, através da realização da Semana de Arte Moderna de 1922. Tal inserção se daria, na verdade, pela construção do samba moderno a partir da ótica artística de Pixinguinha (1897-1973), em especial pela sua excursão com os Oito Batutas pela França, em 1921, patrocinada pelo multimilionário Arnaldo Guinle (1884-1963), apesar das críticas negativas de cunho racista dos cadernos culturais da época. O samba de Pixinguinha é resultante do amálgama das expressões culturais e religiosas afro-brasileiras e das trocas de experiências culturais entre diferentes expressões culturais que começavam a circular pelo mundo, de maneira mais ampla e rápida, graças às ondas sonoras de rádio, às gravações de discos e às partituras que chegavam ao Rio de Janeiro. Existia toda uma vida cultural que se desenvolvia em torno da vida portuária carioca, que funcionava como acesso das populações pobres e marginalizadas da cidade ao que de mais moderno ocorria no mundo, de maneiras inimaginadas pelas elites da época, com impactos ainda não devidamente situados e valorizados em suas importâncias e significados para a cultura brasileira. Há ainda a influência da música europeia como a polca ou a música de Bach, retrabalhadas e contextualizadas pelos músicos negros e mestiços que deram origem ao choro e ao maxixe, os quais seriam presenças seminais no artesanato musical de Pixinguinha. Pixinguinha e seus oito Batutas subvertem a ordem racista da elite brasileira da época conquistando –– literalmente –– a cidade luz, estabelecendo novos parâmetros culturais e de modernidade para os próprios europeus. No entanto, mesmo que seu impacto no exterior tenha se dado de maneira espaçada e pontual, a Semana de Arte Moderna de 1922 ficou conhecida como símbolo de nossa inserção na modernidade-mundo vigente, em detrimento do impacto imediato causado pela arte revolucionária de Pixinguinha e sua trupe musical entre os círculos culturais europeus. Cada apresentação era uma demonstração ao mundo de uma nova forma de música urbana, articulada e desenvolvida, com estrutura rítmica e harmoniosa de alta sofisticação. Não é por acaso que as gravações e partituras desse período em Paris tornaram-se referenciais para o cenário musical francês e para o mundo do jazz norte-americano, como ficaria comprovado pela admiração confessa de Louis Armstrong (1901-1971) por Pixinguinha ou pela regravação de Tico-Tico no fubá por Charlie Parker (1920-1955), no álbum La Paloma, em 1954.

Sem prejuízo do sentido original do texto 1A2-I, a palavra amálgama (primeiro período do segundo parágrafo) poderia ser substituída por

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q61505Ca
09

(CESGRANRIO - 2009 - IBGE - Agente censitário supervisor) - Em um número N de três algarismos, o algarismo das unidades é uma unidade maior do que o algarismo das dezenas. Por sua vez, o algarismo das dezenas é uma unidade maior do que o algarismo das centenas. Se N é divisível por 12, a soma de seus algarismos é igual a

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q35182Ca
10

(IBGE- Supervisor de coleta e qualidade-2021) - Os irmãos Pedro, Mateus e José foram entrevistados por um agente do IBGE que obteve deles as seguintes informações:

Pedro disse: “apenas um dos meus irmãos tem mais de 25 anos de idade.”;

Mateus disse: “apenas um dos meus irmãos tem mais de 30 anos de idade.”;

José disse: “meus dois irmãos têm mais de 28 anos de idade.”.

Considerando que as três afirmações estão corretas conclui-se, a respeito das idades dos três irmãos, que

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q61511Ca

Especial Concurso BB

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