Agente de combate às endemias

Prepare-se com questões de Agente de combate às endemias

01

(SERCTAM - 2016 - Prefeitura de Quixadá/CE - Agente de combate às endemias) - O Agente de Combate às Endemias é fundamental no desenvolvimento de ações como educação em saúde e mobilização comunitária, com a finalidade de prevenção e combate às endemias. Analise as assertivas que fazem parte das atribuições dos agentes de endemias no combate ao vetor da dengue:

I. Vacinação de cães e gatos.
II. Realizar pesquisa larvária em imóveis para levantamento de índices.
III. Descobrimento de focos e eliminação.
IV. Ferver a água durante 3 minutos.
V. Orientar a população com relação aos meios de evitar a proliferação dos vetores.
VI. Repassar as informações coletadas no trabalho de campo para seu supervisor.
VII. Executar tratamento focal em recipientes que não podem ser eliminados.

Estão corretamente descritas as alternativas:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q30478Ca
02

(CONPASS - 2016 - Prefeitura de Cachoeira dos Índios/PB - Agente de combate às endemias) - A dengue é atualmente uma das doenças mais frequentes do Brasil, atingindo a população de todos os Estados, independentemente de classe social. No seu ciclo de vida, o mosquito apresenta quatro fases: ovo, larva, pupa e adulto. Qual a média de vida do mosquito adulto?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q35857Ca
03

(Serctam - 2016 - Prefeitura de Quixadá - CE - Agente de Combate às Endemias)- “Nósrespeitamos o patrimônio público”. Como podemos classificar “Nós” nesta frase?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q57898Ca
04

(FADESP - 2016 - Prefeitura de Cachoeira do Piriá/PA - Agente de combate às endemias) - A Equipe de Saúde da Família do Tenoné procurou o Secretário Municipal de Saúde para reivindicar melhores condições de trabalho e ampliação do número de equipes, pois está responsável por 6.000 pessoas e, diante dessas condições, não há como realizar as visitas domiciliares preconizadas. Observando as especificidades da Equipe de Saúde da Família e respeitando os critérios de equidade, cada equipe deverá ser responsável por

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q20670Ca
05

(FADESP - 2016 - Prefeitura de Cachoeira do Piriá/PA - Agente de combate às endemias) - Para escrever sua obra, a autora Violeta Loureiro utilizou muitos documentos e fontes de grande valor histórico. Esta documentação foi listada na quarte parte do livro e é formada principalmente por

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q20666Ca
06

(FADESP - 2016 - Prefeitura de Cachoeira do Piriá/PA - Agente de combate às endemias) - Menino, 12 anos de idade, procedente da Cidade de Manaus há 5 dias, compareceu a Unidade de Pronto Atendimento em Belém, com queixas de diarreia aquosa aguda. O Médico suspeitou de Cólera, mas esclareceu que em Belém não havia evidência de circulação do V. cholerae. O menino informou ao médico que membros de sua família, residentes em Manaus, haviam contraído a doença uma semana antes de sua vinda para Belém. Foi afastada a origem de outra doença por exames de laboratório. Quanto à definição de caso de cólera e utilizando-se o critério clínico epidemiológico trata-se de caso

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q20671Ca
07

(FADESP - 2016 - Prefeitura de Cachoeira do Piriá/PA - Agente de combate às endemias) - De acordo com o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração do Quadro dos Servidores da Prefeitura Municipal de Cachoeira do Piriá, o estágio probatório, período durante o qual o Servidor será avaliado para atingir a estabilidade no cargo para o qual foi nomeado, é de

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q20663Ca
08

(IDIB - 2016 - Prefeitura de Novo Gama - GO - Agente de Endemias) - Diante da ocorrência de acidentes com animais peçonhentos, é necessária a adoção de algumas medidas urgentes e outras de manutenção. Sobre essas medidas, assinale o item correto:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q55929Ca
09

(Serctam - 2016 - Prefeitura de Quixadá - CE - Agente de Combate às Endemias) - 

A vida na aldeia: uma lição dos índios

O que mais chama a atenção na forma de vida dos índios é a existência de uma igualdade entre eles muito maior do que em nossa sociedade. Numa comunidade indígena, todos podem usar a terra em função da relação de parentesco entre eles. Ninguém passa fome por não ter onde plantar, caçar, pescar; Não há patrões e empregados: nem ricos, nem pobres.

A terra pertence à comunidade. Isso não quer dizer que a propriedade seja coletiva ou que todos trabalhem juntos. Embora a terra seja da comunidade, o que cada indivíduo ou cada grupo de parentes possui é bem definido. Cada índio ou grupo de parentes tem a própria roça e não deve roubar a plantação dos outros. Há muita troca de trabalho; é comum que um homem ajude um parente na roça durante alguns dias, para mais adiante receber a retribuição. Existe também a obrigação de trocar presentes.

Enfim, não existe a preocupação em acumular, como em nossa sociedade. Tudo o que os índios produzem serve para usarem, darem, para poderem ser generosos uns com os outros: para eles, isso significa ser rico, generoso.

Fernando Portela e Betty Minolin.

A questão do Índio. São Paulo, Ática, 1989.

De acordo com o texto acima, responda a questão:

Numa sociedade indígena todos tem acesso à terra, conseqüência disso não há nesta sociedade:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q57907Ca
10

(Máxima - 2016 - Agente de Combate a Endemias) - O agente de combate a endemias executa um trabalho fundamental no desenvolvimento de ações como educação em saúde, mobilização comunitária com a finalidade de prevenir e combater endemias. São atribuições deste profissional relativo ao combate do vetor da Zika vírus, EXCETO:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q57612Ca

Especial IBGE

Veja mais »