Agente de Endemias

Prepare-se com questões de Agente de Endemias

01
Para garantir saúde e qualidade de vida à criança, ao adolescente, à mulher e ao idoso, o Ministério da Saúde instituiu, em todo o território nacional, os calendários de vacinação, visando a controlar, eliminar e erradicar as doenças imunopreveníveis.

Sobre este assunto, analise as afirmativas que seguem:  
I- Ao nascer, a criança recebe BCG-ID, dose única, evitando, assim, formas graves da tuberculose.

II- A cada 10 anos, o adolescente recebe dose de reforço da vacina contra febre amarela.

III- A vacina tetra-valente é aplicada aos dois, quatro e seis meses de vida e tem como finalidade imunizar a criança contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e outras infecções por Haemophilus influenzae tipo b.  

IV- Em dose anual, a vacina Influenza, contra a malária, é oferecida gratuitamente aos idosos com mais de 75 anos de idade. 

Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas:
  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q1372Ca
02

(PL CONSULTORIA - 2011 - Pref. Itá/SC) Atividade relacionada com o abastecimento de água potável, o manejo de água pluvial, a coleta e
tratamento de esgoto, a limpeza urbana, o manejo do resíduos sólidos e o controle de pragas e qualquer tipo de agente patogênico, visando a saúde das comunidades:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q6233Ca
03

(METTA - 2012 - Pref. Princesa Isabel/PB) Sobre a importância dos fungos, julgue os itens a seguir em V ou F :

I. Os fungos podem causar a destruição de alguns artefatos de couro e madeira além de contaminar cereais estocados.
II. São agentes causadores de micoses, alergias e de ferrugens de plantações o que fazem com que esses organismos sejam vistos com antipatia.
III. Não atuam na reciclagem de substância orgânicas do meio ambiente.

É(são) VERDADEIRO(s) o(s) item(ns):

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q6631Ca
04

(IMA - 2012 - Pref. Nova Colinas/MA) Aranhas e escorpiões são animais peçonhentos de hábito noturno e são encontrados em áreas de:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q6705Ca
05

(CAJUÍNA - 2010 - Pref. Colônia do Piauí/PI) Na Malária, após a fase inicial, a febre assume um caráter intermitente, dependendo do tempo de duração dos ciclos eritrocíticos de cada espécie de plasmódio: 48 horas para Plasmodium falciparum e Plasmodium vivax e 72 horas para
Plasmodium malariae. De um modo geral as formas clínicas são causadas pelo:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q6168Ca
06

(FUNADEPI- 2010 - Pref. Cocal/PI) Leia o texto abaixo e assinale a alternativa correta: Sr. José, nasceu na cidade de Piracuruca, reside com sua família na cidade de Cocal há cerca de 15 anos. Durante o trabalho sofreu um grave acidente, sendo levado com urgência para o hospital de sua cidade. Após primeiro atendimento, o médico que atendeu o Sr. José, resolveu transferi-lo para o pronto-socorro do hospital Dirceu Arcoverde na cidade de Parnaíba. Após 3 dias de internação em Parnaíba, o estado de saúde do paciente piorou sendo encaminhado para atendimento no Hospital de Urgências de Teresina – HUT, onde foi atendido, medicado e internado. A família do Sr. José, preocupada com seu estado de saúde, resolveu transferi-lo para atendimento em um hospital público da cidade de São Paulo.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q6153Ca
07

(UPENET/IAUPE - 2011 - Pref. Camocim de São Felix/PE) As epidemias deram nome à Epidemiologia. No uso dessa ciência, quando se tem como função a investigação dos fatores determinantes da ocorrência das enfermidades ou infortúnios, destacamos a Epidemiologia

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q6491Ca
08

(FSADU - 2011 - Pref. Estância/SE) Uma doença exclusiva do ser humano causada por parasita:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q6334Ca
09

(Ferreira de Moura - 2012 - Prefeitura de Arapoti - PR) O fenômeno biológico acidental que revela a existência de uma afecção ou de uma lesão é denominado sintoma. Com isso, assinale a alternativa que não corresponde a um sintoma do dengue.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q1668Ca
10

(PRÓ-MUNICÍPIO - 2012 - Pref. Ibiapina/CE) O microorganismo causador da Peste Negra é um (a):

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q6758Ca