Agente social

Prepare-se com questões de Agente social

(BIORIO - 2016 - SPDM/RJ - Agente social) - Avalie se as afirmativas seguintes, relativas à proteção social básica, estão corretas:

I. Tem como objetivos prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

II. Destina-se à população que vive em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação (ausência de renda, precário ou nulo acesso aos serviços públicos, dentre outros) ou fragilização de vínculos afetivos – relacionais e de pertencimento social (discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, entre outras).

III. Prevê o desenvolvimento de serviços, programas e projetos locais de acolhimento, convivência e socialização de famílias e de indivíduos, conforme identificação da situação de vulnerabilidade apresentada.

IV. Os benefícios, tanto de prestação continuada como os eventuais, compõem a proteção social básica, dada a natureza de sua realização.

Estão corretas as afirmativas:

Código da questão
Q33213Ca

(UDESC - 2012 - Prefeitura de Porto Belo/SC - Agente social) - Os casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos contra criança ou adolescente serão, obrigatoriamente, comunicados ao órgão que zela pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Este Órgão é o(a):

Código da questão
Q24000Ca

(BIORIO - 2016 - SPDM/RJ - Agente social) - A LOAS instituiu o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), de caráter intersetorial, integrante da Política Nacional de Assistência Social, que, no âmbito do Suas, compreende transferências de renda, trabalho social com famílias e oferta de serviços socioeducativos para crianças e adolescentes que se encontrem em situação de trabalho.

O Peti tem abrangência nacional e será desenvolvido de forma articulada pelos entes federados, com a participação da sociedade civil, e tem como objetivo contribuir para a retirada de crianças e adolescentes com idade inferior a ____ anos em situação de trabalho, ressalvada a condição de aprendiz, a partir de ____ anos.

As lacunas ficam corretamente preenchidas respectivamente por:

Código da questão
Q33216Ca

(UDESC - 2012 - Prefeitura de Porto Belo/SC - Agente social) - Segundo a Política Nacional da Pessoa com Deficiência, “A prática da inclusão social parte do princípio de que, para inserir todas as pessoas, a sociedade deve ser modificada de modo a atender às necessidades de todos os seus membros: uma sociedade inclusiva não admite preconceitos, discriminações, barreiras sociais, culturais e pessoais.” Neste sentido, a inclusão social da pessoa com deficiência possibilita-lhe:

Código da questão
Q24002Ca

(OBJETIVA - 2016 - Prefeitura de São Gabriel/RS - Agente Social) - Em determinada planilha do Excel 2007, tem-se nas células A1, A2, A3, B1, B2, B3, C1, C2 e C3, respectivamente, 12, 15, 18, 13, 16, 19, 14, 17 e 20. Se um usuário digitar a função =SOMA(A2:C3) na célula C4, qual será o resultado obtido?

Código da questão
Q36462Ca

(BIORIO - 2016 - SPDM/RJ - Agente social) - “Os serviços de proteção social especial de alta complexidade são aqueles que garantem proteção integral – moradia, alimentação, higienização e trabalho protegido para famílias e indivíduos que se encontram sem referência ou em situação de ameaça, necessitando ser retirados de seu núcleo familiar ou comunitário.”

(PNAS, 2004)

São exemplos desses serviços, EXCETO:

Código da questão
Q33214Ca

(CONSULPAM - 2015 - Prefeitura de Nova Olinda/CE - Agente social) - O Sistema de Garantia é composto por um elenco de atores que atuam na seara da militância em defesa dos direitos da criança e do adolescente. Sobre os atores que compõem o Sistema de Garantia marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:

( ) O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) é um órgão paritário, composto por representante do poder público e da sociedade civil organizada com o objetivo de garantir, priorizar e controlar o cumprimento das políticas do governo Municipal e Estadual.

( ) O Conselho Tutelar é um órgão colegiado, composto de cinco membros, escolhidos pela sociedade por meio de voto para fiscalizar e garantir que os direitos da população infantojuvenil não sejam ameaçados ou violados.

( ) O Juiz da Infância e da Juventude é autoridade local para julgar as causas decorrentes de violação das normas do Estatuto da criança e do adolescente.

( ) O promotor – representante do Ministério Público- é quem zela pelo efetivo respeito aos direitos e garantias assegurados às crianças e adolescentes. Isto é: propõe as ações que, se aceitas, serão julgadas pelo juiz.

Marque a sequência CORRETA:

Código da questão
Q23980Ca

(OBJETIVA - 2016 - Prefeitura de São Gabriel/RS - Agente Social) - Entre as principais opções para trabalhar com o Word 2007 está a de Habilitar Visualização Dinâmica, pois essa opção apresenta:

Código da questão
Q36460Ca

(CAIPIMES - 2014 - Prefeitura de Mogi das Cruzes/SP SEMAE - Agente social) - De acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais o Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas, tem por finalidade:

Código da questão
Q36479Ca
10ª

(BIORIO - 2016 - SPDM/RJ - Agente social) - O Art. 100 do ECA estabelece que na aplicação das medidas específicas de proteção à criança e ao adolescente serão levadas em conta as necessidades pedagógicas, preferindo-se aquelas que visem ao fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. São princípios que regem a aplicação das medidas, entre outras, asseguintes, EXCETO UMA, que está ERRADA. Assinale-a.

Código da questão
Q33223Ca