Analista censitário / agronomia

Prepare-se com questões de Analista censitário / agronomia

01

(FGV - 2016 - IBGE - Analista/engenharia agronômica) - Na propagação vegetativa de plantas por estaquia, o uso de fitorreguladores químicos, de natureza exógena, ainda é incipiente para diversas culturas, apesar de a experimentação indicar resultados promissores em alguns casos. Muitas vezes os produtos comerciais, já formulados, não contemplam as indicações propostas pela pesquisa experimental, ou a própria experimentação precisa ser desenvolvida junto a cada unidade produtora, levando em consideração as plantas matrizes disponíveis e o próprio ambiente de produção.

Nesses casos, o técnico responsável precisa formular ou orientar a formulação da solução ou dispersão a ser utilizada na propriedade. Considerando o princípio ativo de ácido indolbutíricobb (AIB), comercial, com elevado grau de pureza, é correto afirmar que, para preparar:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q35412Ca
02

(FGV - 2017 - IBGE - Analista Censitário) - Em um encontro de 12 pessoas, 8 delas se conhecem mutuamente e cada uma das outras 4 não conhece nenhuma das pessoas presentes ao encontro. Pessoas que se conhecem mutuamente se cumprimentam com um abraço e pessoas que não se conhecem se cumprimentam com um aperto de mão. Todas as pessoas presentes ao encontro se cumprimentam entre si.

O número de apertos de mão dados é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q53812Ca
03

(FGV - 2016 - IBGE - Analista/engenharia agronômica) - A maior área plantada com grandes culturas no Brasil é ocupada por soja, milho, cana-de-açúcar, mandioca e arroz, sendo que nas culturas que ocupam de 250 mil a 1 milhão de hectares os grandes destaques são o milho forrageiro e o algodão. Sobre o tema, é correto afirmar que:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q35413Ca
04

(FGV - 2016 - IBGE - Analista/engenharia agronômica) - De um modo geral a humanidade dispôs, ao longo do tempo, de 4 estratégias para a melhoria da performance de plantas em cultura – mudanças ambientais, mudanças genéticas, poda e fitorregulação química.

Nesse contexto, pode-se considerar que:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q35400Ca
05

(FGV - 2017 - IBGE - Analista Censitário) - Considere verdadeira a afirmação:

Todo computador bom é caro e todo computador grande é bom.

É correto concluir que:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q53811Ca
06

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(FGV - 2016 - IBGE - Analista/engenharia agronômica) - “Havia um cego sentado numa calçada em Paris. A seus pés, um boné e um cartaz em madeira escrito com giz branco gritava: “Por favor, ajude-me. Sou cego”. Um publicitário da área de criação, que passava em frente a ele, parou e viu umas poucas moedas no boné. Sem pedir licença, pegou o cartaz e com o giz escreveu outro conceito. Colocou o pedaço de madeira aos pés do cego e foi embora”.

O texto pertence ao modo narrativo de organização discursiva, caracterizado pela evolução cronológica das ações.

O segmento que comprova essa evolução é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q35385Ca
07

(FGV - 2016 - IBGE - Analista/engenharia agronômica) - Produtividade agrícola constitui a expressão da produção vegetal em quantidade, por unidade de área e por unidade de tempo. Ao explorar uma propriedade rural, a intenção do produtor é aliar maiores rendimentos aos menores custos. Em qualquer situação, a produtividade obtida é resultante da ação integrada e simultânea dos fatores que compõem cada agroecossistema. Considerando que planta, solo, clima e manejo são os principais fatores que afetam a produtividade agrícola, é correto afirmar que:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q35404Ca
08

(FGV - 2016 - IBGE - Analista/engenharia agronômica) - A frase em que a redundância está ausente é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q35392Ca
09

(FGV - 2016 - IBGE - Analista/engenharia agronômica) - A agricultura de precisão, também denominada agricultura de prescrição, tecnologia de taxa variável ou manejo localizado, engloba um conjunto de técnicas que podem ser utilizadas em diversas áreas das ciências agrárias para lidar com a variabilidade espacial de uma ocorrência relacionada a variáveis de diferentes naturezas. Em condições de campo, equipamentos com sensores de diversas variáveis físicas, químicas e biológicas das culturas e do ambiente, associados a aparelhos que registram posição no campo, são usados para a aquisição de dados em tempo real.

Um desses equipamentos é o medidor portátil de clorofila, sobre cujo funcionamento e/ou aplicações na agricultura de precisão, é correto afirmar que:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q35424Ca
10

(FGV - 2016 - IBGE - Analista/engenharia agronômica) - Em dezembro de 2014 o IBGE lançou o livro “O Censo entra em campo: o IBGE e a história dos recenseamentos agropecuários”. A publicação reúne artigos que fornecem uma visão abrangente da maneira como os censos agropecuários foram executados, tratando tanto de aspectos metodológicos quanto do contexto histórico e social. A nomenclatura clara dos termos técnicos utilizados é essencial para a interpretação indubitável dos resultados apresentados em cada recenseamento agropecuário publicado.

Na elaboração do item “Áreas dos estabelecimentos, segundo a sua utilização”, no último censo publicado, foram consideradas as seguintes categorias:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q35398Ca