Analista censitário / ciências contábeis

Prepare-se com questões de Analista censitário / ciências contábeis

(FGV - 2016 - IBGE - Analista / ciências contábeis) - Na elaboração da Demonstração dos Fluxos de Caixa, o MCASP/STN recomenda a apresentação dos desembolsos operacionais de acordo com a classificação da despesa por:

Código da questão
Q35474Ca

(FGV - 2016 - IBGE - Analista / ciências contábeis) - A depreciação é o declínio do potencial de geração de serviços por ativos de longa duração e seu reconhecimento contribui para a adequada mensuração e evidenciação patrimonial. De acordo com as disposições do MCASP/STN para reconhecimento da depreciação, é correto afirmar que:

Código da questão
Q35470Ca

(FGV - 2016 - IBGE - Analista / ciências contábeis) - Quanto à elaboração dos registros e à geração das informações contábeis, o contador deve ter em vista possibilitar a análise da situação patrimonial da entidade pública ao longo do tempo e estaticamente, bem como a identificação de semelhanças e diferenças dessa situação patrimonial com a de outras entidades.

Essa recomendação refere-se à seguinte característica do registro e da informação contábil no setor público:

Código da questão
Q35452Ca

(FGV - 2016 - IBGE - Analista / ciências contábeis) - Segundo as disposições da NBC T 16.2, que trata de Patrimônio e Sistemas Contábeis, uma das classificações do patrimônio público sob o enfoque contábil é:

Código da questão
Q35450Ca

(FGV - 2016 - IBGE - Analista / ciências contábeis) - As entidades abrangidas pelo campo de aplicação devem observar as normas da Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP), considerando-se o escopo integral ou parcial. Das entidades a seguir, as que estão fora do campo de aplicação da CASP são:

Código da questão
Q35448Ca

(FGV - 2016 - IBGE - Analista / ciências contábeis) - Raíza e Diego resolvem disputar um jogo em que cada um deles lança uma moeda honesta de forma independente e simultânea. Ela será vencedora no caso de dois resultados iguais, e ele, de dois diferentes. As probabilidades de vitória dela e dele são, respectivamente, iguais a:

Código da questão
Q35446Ca

(FGV - 2016 - IBGE - Analista / ciências contábeis) - De acordo com a NBC T 16.8, o controle interno sob o enfoque contábil compreende o conjunto de recursos, métodos, procedimentos e processos adotados pela entidade do setor público. Entre os itens apresentados, o único fora dos objetivos do controle interno é:

Código da questão
Q35455Ca

(FGV - 2016 - IBGE - Analista / ciências contábeis) - Um dos requisitos técnicos comumente utilizados nas análises de prestação de contas são os indicadores de desempenho, que devem ter, entre suas características essenciais, a capacidade de refletir a ação monitorada. Essa característica é a:

Código da questão
Q35475Ca

(FGV - 2016 - IBGE - Analista / ciências contábeis) - Um dos procedimentos relacionados ao controle interno referese à definição de alçadas, que são os limites determinados a um funcionário, quanto à possibilidade de aprovar valores ou assumir posições em nome da entidade.

Considerando a estrutura de controle interno, esse procedimento refere-se ao componente de:

Código da questão
Q35456Ca
10ª

(FGV - 2016 - IBGE - Analista / ciências contábeis) - Nos procedimentos de levantamento patrimonial para fins de adoção das disposições do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público/STN, é recomendável a avaliação do valor recuperável de um ativo. Nesses casos, uma perda deve ser reconhecida quando:

Código da questão
Q35469Ca