Analista censitário / ciências contábeis

Prepare-se com questões de Analista censitário / ciências contábeis

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(FGV - 2016 - IBGE - Analista / ciências contábeis) - “Havia um cego sentado numa calçada em Paris. A seus pés, um boné e um cartaz em madeira escrito com giz branco gritava: “Por favor, ajude-me. Sou cego”.

A respeito dos componentes e do sentido desse segmento do texto, é correto afirmar que:

Código da questão
Q35435Ca

(FGV - 2016 - IBGE - Analista / ciências contábeis) - Dos 40 funcionários de uma empresa, o mais novo tem 25 anos e o mais velho tem 37 anos. Considerando a idade de cada funcionário como um número inteiro de anos, conclui-se que:

Código da questão
Q35443Ca

(FGV - 2016 - IBGE - Analista / ciências contábeis) - A NBC T 16.4 estabelece conceitos, natureza e tipicidades das transações no setor público. De acordo com as disposições dessa norma, é correto afirmar que:

Código da questão
Q35451Ca

(FGV - 2016 - IBGE - Analista / ciências contábeis) - A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) faz recomendações para adoção de medidas aos entes públicos que optarem pela concessão ou ampliação de incentivo ou benefício de natureza tributária da qual decorra renúncia de receita.

A espécie de renúncia de receita que consiste no perdão da dívida, em circunstâncias legalmente previstas, tais como valor diminuto da dívida e inconveniência do processamento da cobrança dado o alto custo, é denominada:

Código da questão
Q35461Ca

(FGV - 2016 - IBGE - Analista / ciências contábeis) - As demonstrações contábeis apresentam informações extraídas dos registros e dos documentos que integram o sistema contábil da entidade. Para elaboração das demonstrações contábeis aplicadas ao setor público, de acordo com a NBC T 16.6, analise as afirmativas a seguir:

I. Em alguns casos, versões simplificadas das demonstrações contábeis podem substituir os modelos completos.

II. Contas devedoras e credoras de natureza complementar não podem ter saldos compensados.

III. Os pequenos saldos de contas semelhantes podem ser agrupados.

IV. O Balanço Financeiro e a Demonstração do Resultado Econômico são facultativos.

Está correto somente o que se afirma em:

Código da questão
Q35453Ca

(FGV - 2016 - IBGE - Analista / ciências contábeis) - O Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), publicado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), apresenta na Parte V os conceitos e modelos para elaboração das Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público.

Uma das orientações gerais é que as informações do período corrente sejam apresentadas em conjunto com as do exercício anterior. O modelo que NÃO segue essa orientação é o do(a):

Código da questão
Q35454Ca

(FGV - 2016 - IBGE - Analista / ciências contábeis) - Um dos requisitos técnicos comumente utilizados nas análises de prestação de contas são os indicadores de desempenho, que devem ter, entre suas características essenciais, a capacidade de refletir a ação monitorada. Essa característica é a:

Código da questão
Q35475Ca

(FGV - 2016 - IBGE - Analista / ciências contábeis) - Texto I

O orçamento de um determinado ente apresentou, em um dado exercício, uma receita prevista de R$ 280 milhões. Foram abertos créditos adicionais que totalizaram 10% da dotação inicial, sendo metade coberto com superávit financeiro e metade com anulação de dotações. Sabe-se ainda que 90% da despesa autorizada foi empenhada, das quais 85% foram liquidadas. Além disso, 10% da despesa foi inscrita em restos a pagar processados.

A partir das disposições legais sobre estágios da despesa pública, para fins de prestação de contas no balanço orçamentário, a despesa executada no exercício totalizou:

Código da questão
Q35464Ca

(FGV - 2016 - IBGE - Analista / ciências contábeis) - A NBC T 16.2 – Patrimônio e Sistemas Contábeis trouxe alterações para os sistemas e subsistemas de informações contábeis adotados nas entidades públicas. De acordo com essa norma foram excluído e incluído, respectivamente, os sistemas:

Código da questão
Q35449Ca
10ª

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(FGV - 2016 - IBGE - Analista / ciências contábeis) -  “Havia um cego sentado numa calçada em Paris. A seus pés, um boné e um cartaz em madeira escrito com giz branco gritava: “Por favor, ajude-me. Sou cego”. Um publicitário da área de criação, que passava em frente a ele, parou e viu umas poucas moedas no boné. Sem pedir licença, pegou o cartaz e com o giz escreveu outro conceito. Colocou o pedaço de madeira aos pés do cego e foi embora”.

O texto pertence ao modo narrativo de organização discursiva, caracterizado pela evolução cronológica das ações. O segmento que comprova essa evolução é:

Código da questão
Q35434Ca