Expandir Menu PrincipalPesquisarPor Estado

Analista do Seguro Social

Prepare-se com questões de Analista do Seguro Social

  1. Código da questão: Q7964Ca

    (FUNRIO - 2014 - INSS - Analista do Seguro Social) - Qualidade total assenta-se sobre duas premissas importantes: conscientização e planejamento. A conscientização é o caminho
    para resultados e o planejamento é estabelecer metas específicas a serem atingidas; estabelecer planos para atingir tais metas; atribuir responsabilidades definidas a fim de obter resultados e recompensar com base em resultados obtidos.  Adicionalmente, existem duas vertentes críticas no processo de planejamento (ARAUJO, 2001. p. 119).

    Quem é o autor dessa afirmação?

  2. Código da questão: Q7923Ca

    (FUNRIO - 2014 - INSS - Analista do Seguro Social) - Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

    Os procedimentos para identificar as crianças portadoras de altas habilidades incluem os seguintes pontos:

    I. aplicação de testes de QI;

    II. levantamento do histórico familiar;

    III. avaliação do histórico escolar;

    IV. confronto entre interesses e preferências;

    V. prescrição do comportamento social.

    Quantas dessas indicações estão coerentes com o que o texto diz explicitamente?

     

  3. Código da questão: Q551Ca
    Julgue o item seguinte, acerca de educação nas empresas.

    Um servidor público que faz curso de capacitação, buscando sua preparação para a carreira, recebe uma forma de treinamento com o foco em resultados de médio e longo prazos.
  4. Código da questão: Q7927Ca

    (FUNRIO - 2014 - INSS - Analista do Seguro Social) - Atuar como instância consultiva do Presidente da República e Ministros de Estado em matéria de ética pública constitui competência da

  5. Código da questão: Q7900Ca

    (FUNRIO - 2009 - INSS - Analista do Seguro Social - Serviço Social) - O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em sua Seção III, trata da colocação da criança e do adolescente em família substituta. Em relação à colocação em família estrangeira nessa categoria, o Estatuto impõe que ela seja considerada

  6. Código da questão: Q7878Ca

    (FUNRIO - 2009 - INSS - Analista do Seguro Social - Serviço Social) - No que se refere aos requisitos para a concessão de auxílio-moradia ao servidor público federal, na forma da Lei nº 8112/90, é correto afirmar o que segue:

  7. Código da questão: Q7959Ca

    (FUNRIO - 2014 - INSS - Analista do Seguro Social) - Há vários métodos de previsão orçamentária (SCHUBERT, 2005). Dentre eles podem ser citados:

    I. Análise de séries temporais e de projeções de tendências – utiliza técnicas estatísticas e é baseado na curva histórica e quando a sua relação e sua tendência são relativamente claras e estáveis, ou seja, quando valores do passado podem ser projetados para o futuro. Exemplos: Média Móvel, Projeção de Tendências e Box-Jenkins.

    II. Modelos causais – usados quando os dados históricos são abundantes, se baseia na comparação entre valores a serem orçados e em um fato que é tomado como base. É o mais sofisticado método de previsão. Utiliza modelos matemáticos.
    Deve ser continuamente revisado, à medida que novas informações forem sendo apresentadas. Exemplos: Modelo de Regressão, Modelo Econométrico e Índices de Difusão.

    III. Modelo Qualitativo – usado quando os dados são escassos, geralmente para introdução de novos produtos e para previsões de longo prazo. Fundamenta-se na experiência individual. Exemplos: Pesquisa de Mercado, Analogia Histórica e Método Delphos.

    Quantas das explicações acima estão corretas?

  8. Código da questão: Q539Ca
    De acordo com dados do IBGE, 6,4% da população tem, hoje,65 anos de idade ou mais e, em 2050, essa parcela corresponderá a 18,8% da população. Com base nessas informações, julgue o item seguinte.

    O planejamento operacional está relacionado com a adaptação da previdência social ao ambiente mutável externo, ou seja, está focalizado no exterior da organização.
  9. Código da questão: Q7956Ca

    (FUNRIO - 2014 - INSS - Analista do Seguro Social) - No tocante à contribuição das empresas, na forma da Lei n. 8212/91, é correto afirmar que representa

  10. Código da questão: Q543Ca
    De acordo com dados do IBGE, 6,4% da população tem, hoje,65 anos de idade ou mais e, em 2050, essa parcela corresponderá a 18,8% da população. Com base nessas informações, julgue o item seguinte.

    Um exemplo de ameaça no âmbito do INSS, de acordo com a análise SWOT, seria o caso em que os técnicos que realizam os cálculos e projeções atuariais não tivessem formação necessária para realizar corretamente essa atividade.