Analista do Seguro Social

Prepare-se com questões de Analista do Seguro Social

01
De acordo com dados do IBGE, 6,4% da população tem, hoje,65 anos de idade ou mais e, em 2050, essa parcela corresponderá a 18,8% da população. Com base nessas informações, julgue o item seguinte.

Um exemplo de ameaça no âmbito do INSS, de acordo com a análise SWOT, seria o caso em que os técnicos que realizam os cálculos e projeções atuariais não tivessem formação necessária para realizar corretamente essa atividade.
  1. a
  2. b
Código da questão
Q543Ca
02

(CESPE - 2016 - INSS - Analista do Seguro Social ) - Considerando que o parecer social no INSS tem como objetivo fornecer elementos para o reconhecimento de direitos, julgue o item subsequente.

O parecer social deve conter uma análise prospectiva da situação estudada e indicar hipóteses sobre desdobramentos e consequências da situação.

  1. a
  2. b
Código da questão
Q54120Ca
03

(FUNRIO - 2014 - INSS - Analista do Seguro Social) - A natureza do modelo utilizado na busca de compreender as relações entre estado e sociedade é determinante para os resultados que se obtêm ao analisar e elaborar uma política pública. Nesse sentido, quatro Escolas, Pluralista, Elitista, Marxista e Corporativista, ganham destaque (MATIAS-PEREIRA, 2012, p. 220-223).

As características de cada uma delas está apresentada a seguir:

[ ] ESCOLA PLURALISTA – enfatiza as restrições que colocam sobre o estado um grande espectro de grupos de pressão
dotados de poder diferenciado nas diversas áreas onde se conformam as políticas públicas, sendo estas um resultado das
preferências desses grupos.
[ ] ESCOLA ELITISTA – ressalta o poder exercido por um pequeno número de bem organizados interesse societais e
habilidades dos mesmos para alcançar seus objetivos.
[ ] ESCOLA MARXISTA – aponta a influência dos interesses econômicos na ação política e vê o estado como um
importante meio para a manutenção do predomínio de uma classe social particular.
[ ] ESCOLA CORPORATIVISTA – foca na forma de atuação de grupos de pressão – organizações de trabalhadores e
patrões –, enfatizando que estes passam a ser integrados no Estado.
Analise cada afirmação e avalie se é FALSA (F) ou VERDADEIRA (V), assinalando a alternativa que corresponde à sua
avaliação.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q7979Ca
04

(CESPE - 2016 - INSS - Analista do Seguro Social ) - Acerca de aplicativos para edição de textos e planilhas e do Windows 10, julgue o próximo item.

No explorador de arquivos do Windows 10, é possível fixar as pastas favoritas na funcionalidade acesso rápido, que lista, além das pastas fixadas, as usadas com frequência e também os arquivos usados recentemente.

  1. a
  2. b
Código da questão
Q54159Ca
05

(FUNRIO - 2014 - INSS - Analista do Seguro Social) - Atuar como instância consultiva do Presidente da República e Ministros de Estado em matéria de ética pública constitui competência da

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q7927Ca
06

(CESPE - 2016 - INSS - Analista do Seguro Social ) - Com relação a lógica proposicional, julgue o item subsequente.

Na lógica proposicional, a oração “Antônio fuma 10 cigarros por dia, logo a probabilidade de ele sofrer um infarto é três vezes maior que a de Pedro, que é não fumante” representa uma proposição composta.

  1. a
  2. b
Código da questão
Q54163Ca
07

(CESPE - 2016 - INSS - Analista do Seguro Social ) - Uma população de 1.000 pessoas acima de 60 anos de idade foi dividida nos seguintes dois grupos:

A: aqueles que já sofreram infarto (totalizando 400 pessoas); e

B: aqueles que nunca sofreram infarto (totalizando 600 pessoas).

Cada uma das 400 pessoas do grupo A é ou diabética ou fumante ou ambos (diabética e fumante).

A população do grupo B é constituída por três conjuntos de indivíduos: fumantes, ex-fumantes e pessoas que nunca fumaram (não fumantes).

Com base nessas informações, julgue o item subsecutivo.

Se, no grupo B, a quantidade de fumantes for igual a 20% do total de pessoas do grupo e a quantidade de ex-fumantes for igual a 30% da quantidade de pessoas fumantes desse grupo, então, escolhendo-se aleatoriamente um indivíduo desse grupo, a probabilidade de ele não pertencer ao conjunto de fumantes nem ao de ex-fumantes será inferior a 70%.

  1. a
  2. b
Código da questão
Q54166Ca
08

(CESPE - 2016 - INSS - Analista do Seguro Social ) - Julgue o item a seguir à luz do Código de Ética Profissional e do projeto ético-político do serviço social.

A articulação com os movimentos de outras categorias profissionais constitui um dos princípios do Código de Ética do Assistente Social, devendo ultrapassar os limites do corporativismo.

  1. a
  2. b
Código da questão
Q54112Ca
09

(CESPE - 2016 - INSS - Analista do Seguro Social ) - Com referência à CF e às políticas de seguridade, julgue o item subsecutivo.

Na organização da seguridade social, o objetivo da universalidade da cobertura e do atendimento diz respeito, mais diretamente, à política de previdência social, dada a superação de sua lógica securitária.

  1. a
  2. b
Código da questão
Q54084Ca
10

(CESPE - 2016 - INSS - Analista do Seguro Social ) - 

Com base no disposto no Manual de Redação da Presidência da República, julgue o item seguinte.O trecho a seguir apresenta as seguintes características: concisão, clareza, objetividade e formalidade, sendo adequado para constituir parte de um memorando a ser enviado a autoridade com hierarquia igual ou inferior à do signatário.

Em resposta ao Mem. 001, informamos que a última reunião de alinhamento do Plano de Ação ocorreu no auditório da sede da DATAPREV, no dia 10 de março de 2016, com a presença do diretor de Gestão de Pessoas, do diretor de Saúde do Trabalhador e do auditor-geral.

Atenciosamente,

  1. a
  2. b
Código da questão
Q54083Ca