Arquiteto

Prepare-se com questões de Arquiteto

01

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(IBEG - 2016 - Prefeitura de Mendes/RJ - Arquiteto) - A linguagem desempenha importante função no texto; ela pode ser um dos fatores dão qualidade, ou, quando mal empregada, pode prejudicar a compreensão da ideia do autor. Sobre as funções da linguagem, marque a opção correta a seguir:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q18913Ca
02

(FAUEL - 2016 - Prefeitura de Primeiro de Maio/PR - Arquiteto) - Em relação ao conceito de “democracia”, assinale a alternativa INCORRETA.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q34195Ca
03

(FGV - 2015 - TJ/RO - Arquiteto) - Em consonância à NBR 9050:2004, a circulação externa: calçadas, passeios e vias exclusivas de pedestres devem ter:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q36527Ca
04

(AOCP - 2015 - FUNDASUS de Uberlândia - Arquiteto) - Dentre as diversas ações de incentivo à preservação patrimonial no Brasil, tem-se: 

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q36514Ca
05

(FUNTEF-PR - 2016 - Prefeitura de Arapoti/PR - Arquiteto) - O Estatuto da Cidade, Lei N° 10.257, de 10 de julho de 2001 – art. 41, inciso II, determina que o plano diretor é obrigatório para cidades

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q28813Ca
06

(ASSCON-PP - 2016 - Prefeitura de Caçapava do Sul/RS - Arquiteto) - O planejamento urbano no Brasil tem importantes expoentes, assim como sua arquitetura. Com um desses expoentes tem-se um conjunto urbanístico, inaugurado em 1960, construído a partir de um concurso público, lançado pelo Presidente Juscelino Kubitschek, em 1957, e hoje considerado Patrimônio Mundial. O Plano Piloto tem seu traçado disposto em dois eixos, um residencial e um monumental.

Assinale a alternativa que corresponde à cidade e ao responsável pelo respectivo projeto urbanístico.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q34224Ca
07

(FCC - 2009 - DPE/SP - Arquiteto) - De acordo com o portal G1, o edital do leilão do trem-bala vai estabelecer um prazo máximo de cinco anos para que a obra seja concluída. Portanto, não haverá tempo hábil para que o projeto esteja concluído para a Copa do Mundo de 2014, que será no Brasil. A informação é do diretorgeral da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Bernardo Figueiredo. O edital permanecerá em audiência pública até o final de fevereiro. A intenção da ANTT é fazer o leilão em maio. Sobre esse assunto é correto dizer que

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q8921Ca
08

(FGV - 2015 - TJ/RO - Arquiteto) - Ordene, cronologicamente, as etapas de instalação de uma parede comum de gesso acartonado (drywall):

A. fixação de batentes;
B. colocação dos montantes;
C. arremate de topo da parede;
D. inserção das instalações elétricas e hidráulicas;
E. demarcação e aplicação das guias;
F. colocação das placas.

A sequência correta é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q36533Ca
09

(INTELECTUS - 2012 - Prefeitura de Rio do Sul/SC - Arquiteto) - Para circulações de níveis diferentes, segundo o Plano Diretor de Rio do Sul, as escadas deverão obedecer as seguintes normas, EXCETO:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q49485Ca
10

(IBGP - 2020 - Prefeitura de Itabira - MG - Arquiteto) - 

Atualize-se sobre o Coronavírus: Quais são os sintomas?

Existe tratamento? O que as autoridades têm feito?

Fonte: Dr. David Uip - Infectologista | CRM: 25876 | 30 de janeiro de 2020

Os coronavírus são a causa de 5 a 10 por centro das infecções do trato respiratório alto adquiridas na comunidade e também tem papel importante quanto à gravidade das manifestações clínicas em crianças e adultos.

Um novo tipo de coronavírus (nCoV-2019), detectado inicialmente na cidade de Wuhan, província de Hubei, na China, é responsável pela morte de mais de 50 pessoas e já atinge diversos países: Arábia Saudita, Austrália, EUA, Coreia do Sul, França, Japão, Macau, Malásia, Nepal, Singapura, Tailândia, Taiwan e Vietnã. Ainda não há casos confirmados no Brasil.

No passado, outros coronavírus causaram síndromes de repercussão na saúde pública. Em 2002 - Síndrome Respiratória Aguda (SARS) e em 2012 - Síndrome Respiratória do Oriente Medio (MERS).

O quadro clínico caracteriza-se por febre, tosse e dificuldade de respirar, sintomas esses comuns a várias outras viroses, daí a dificuldade de se estabelecer o diagnóstico diferencial.

O período de incubação do vírus é de até 14 dias.

A transmissão inicial provável foi o contato de seres humanos com frutos do mar e animais vivos vendidos em um mercado público na província de Hubei. Embora já se conheça, o potencial de transmissão inter-humanos ainda se encontra em investigação.

São considerados casos suspeitos os pacientes com sintomas da doença e que tenham viajado para área de transmissão ativa do vírus (províncias de Hubei e a província de Guangdong) nos últimos 14 dias do início da manifestação clínica.

A confirmação do diagnóstico é feita por exames sofisticados de biologia molecular realizados em laboratórios especializados.

Não existe tratamento específico e tampouco vacina preventiva. São utilizados medicamentos sintomáticos e os casos mais graves devem ser encaminhados aos serviços de saúde.

A taxa de mortalidade ainda não é conhecida.

A prevenção é feita através de medidas de higiene habitual: evitar aglomerações e contato próximo com pessoas com infecções respiratórias agudas; lavar frequentemente as mãos antes e depois das refeições e, especialmente, após contato direto com doentes; evitar a transmissão através da tosse e do espirro praticando a “etiqueta da tosse”, ou seja, usar lenços de papel descartáveis para cobrir o nariz e a boca lavando as mãos logo em seguida.

Até o momento, não há restrições para viagens internacionais.

Disponível em:<https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/sua-saude/Paginas/coronavirus.asp>. Acesso em: 11 de fev. de 2020.

Sobre as interpretações do texto, assinale a alternativa INCORRETA:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q59229Ca