Arquivologista

Prepare-se com questões de Arquivologista

01

(AOCP - 2010 - Prefeitura de Camaçari/BA - Arquivologista) - Em relação às disposições da Lei Orgânica do Município de Camaçari, no que tange aos Bens Municipais, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. O uso de veículos, equipamentos , maquinas e instrumentos Públicos será definida em lei própria, que estabelecerá critérios de sua utilização.

II. Incumbe somente aos vereadores a administração dos bens municipais

III. A alienação de bens municipais, subordinada ao interesse público e devidamente justificada, independe de avaliação e de procedimento licitatório

IV. É vedada a aquisição de bens imóveis, por compra ou permuta.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q20646Ca
02

(FUNCAB - 2012 - Prefeitura de Valença/RJ - Arquivologista) - “Meus pais comemoraram AS BODAS DE PRATA, aos 25. Só não tiveram as de ouro porque papai morreuANTES.”

Do ponto de vista da análise sintática, os termos destacados acima são, respectivamente:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q12428Ca
03

(NCE/UFRJ - 2002 - ELETROBRÁS - Arquivologista) - Na ISAD(G) é feita a recomendação de que sejam padronizados os termos relativos a entidades físicas, jurídicas e geográficas por meio de:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q30162Ca
04

(NCE/UFRJ - 2002 - ELETROBRÁS - Arquivologista) - As regras gerais da ISAD(G), determinam como elementos essenciais para o intercâmbio internacional de informação descritiva:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q30165Ca
05

(SOCIESC - 2009 - Prefeitura de Joinville/SC - Arquivologista) - O E-ARQ Brasil é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q30137Ca
06

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(FUNCAB - 2012 - Prefeitura de Valença/RJ - Arquivologista) - No trecho a seguir foram destacadas algumas preposições: “APÓS um acidente automobilístico, ele morreu DE mãos dadas COM a mulher no leito de hospital, EM Yowa, nos Estados Unidos.” Dado o contexto, em que foram utilizadas, analise, respectivamente, os sentidos corretos atribuídos a elas:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q12425Ca
07

(SOCIESC - 2009 - Prefeitura de Joinville/SC - Arquivologista) - São resultados da aplicação da Tabela de Temporalidade:

1) facilidade para distinguir os documentos de armazenamento temporário dos de guarda permanente.
2) obtenção de base para elaboração do programa de classificação.
3) eliminação imediata da documentação permanente.
4) racionalização, principalmente em termos econômicos, das atividades de transferência e recolhimento.

Das afirmações acima as corretas são:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q30144Ca
08

(FUNCAB - 2012 - Prefeitura de Valença/RJ - Arquivologista) - Quanto à terminologia arquivística, considere as afirmativas a seguir:

I. Arquivo em depósito – conjunto de documentos colocados sob a guarda de um arquivo corrente, embora não pertençam ao seu acervo.

II. Arquivamento – operação que consiste na guarda de documentos em seus devidos lugares, em equipamentos que lhes forem próprios e de acordo com um sistema de ordenação previamente estabelecido.

III. Arquivística – princípios e técnicas a serem observados na constituição, organização, no desenvolvimento e na utilização dos arquivos.

IV. Documento público – aquele produzido e recebido pelos órgãos do poder público e privado, no desempenho de suas atividades.

Assinale a alternativa correta.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q12448Ca
09

(NCE/UFRJ - 2002 - ELETROBRÁS - Arquivologista) - A definição da política nacional dos arquivos brasileiros cabe ao (a):

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q30161Ca
10

(AOCP - 2010 - Prefeitura de Camaçari/BA - Arquivologista) - Em relação às disposições do Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Camaçari (Lei Municipal 407/98), no que tange ao Processo Administrativo Disciplinar, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. O indiciado será citado por mandado expedido pelo presidente da comissão para apresentar defesa escrita, no prazo de 10 (dez) dias, assegurando-se-lhe vista do processo na repartição.

II. Havendo dois ou mais indiciados, o prazo será comum e de 30 (trinta) dias.

III. O indiciado que mudar de residência fica obrigado a comunicar à comissão o lugar onde poderá ser encontrado.

IV. Achando-se o indiciado em lugar incerto e não sabido, será citado por edital para apresentar defesa, publicado no mural da Prefeitura municipal e em jornal de grande circulação, na localidade do último domicílio conhecido.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q20649Ca

Especial IBGE

Veja mais »