Arquivologista

Prepare-se com questões de Arquivologista

(AOCP - 2010 - Prefeitura de Camaçari/BA - Arquivologista) - O artigo 23, inciso III, da Constituição Federal Brasileira, inclui entre as funções de competência comum da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, a proteção dos documentos, obras e outros bens de valor histórico, artístico e cultural, os monumentos, as paisagens naturais notáveis e os sítios arqueológicos. No artigo 30, inciso IX, aos Municípios foi delegada a competência para

Código da questão
Q20631Ca

(FUNCAB - 2012 - Prefeitura de Valença/RJ - Arquivologista) - Leia com atenção:

PROJETO DE LEI Nº 1.426/2008 EMENTA: CRIA A ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL – APA – NA SERRA DOS MASCATES, SITUADANO MUNICÍPIO DE VALENÇA.

Art. 2º -Acriação destaAPAobjetiva:

I. preservar o conjunto geológico e biológico que compõe a região da Serra dos Mascates.
II. preservar espécies raras, endêmicas, e ameaçadas de extinção ou insuficientemente conhecidas da fauna e da flora nativa no seu habitat natural.
III. assegurar a preservação e a recuperação dos remanescentes da MataAtlântica local.

(disponível em http://alerjln1.alerj.rj.gov.br)

O projeto propõe a imediata proteção legal dos remanescentes florestais no município de Valença, reduzida por um longo processo de exploração e uso indevido da Mata Atlântica. Esse processo de degradação ambiental da Mata Atlântica em Valença, encontra-se corretamente justificado em:

Código da questão
Q12440Ca

(FUNCAB - 2012 - Prefeitura de Valença/RJ - Arquivologista) - A gestão de documentos deve ser vista como um macroprocesso que visa a uma série de medidas administrativas para a racionalização e a obtenção de economia e eficiência nos procedimentos de gerenciamento de arquivos organizacionais. As três fases básicas da gestão de documentos são:

Código da questão
Q12457Ca

(AOCP - 2010 - Prefeitura de Camaçari/BA - Arquivologista) - Em relação às disposições do Plano de Carreira, Cargos e Vencimentos dos Servidores Públicos do Município de Camaçari (Lei Municipal 874/08), no que tange ao desenvolvimento na carreira, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. O desenvolvimento profissional do servidor na carreira se dará mediante progressão horizontal e promoção, nos termos da lei.

II. A progressão horizontal é a movimentação do servidor para uma referência imediatamente superior a que estiver na faixa de vencimento do cargo que ocupa, dentro da mesma classe, pelo critério do mérito funcional, aferido através de avaliação de desempenho.

III. A promoção é a movimentação do servidor de um nível para outro imediatamente superior dentro da mesma classe de cargos a que pertence, decorrente da conclusão de cursos de formação.

IV. Não serão considerados para fins de promoção os cursos de formação inerentes aos ensinos fundamental, médio e superior quando exigidos como pré-requisitos para o provimento do cargo efetivo ocupado pelo servidor.

Código da questão
Q20650Ca

(NCE/UFRJ - 2002 - ELETROBRÁS - Arquivologista) - De acordo com Rosseau e Coutoure, o que vai determinar o valor primário e o valor secundário dos documentos no ciclo vital dos documentos de arquivos é:

Código da questão
Q30159Ca

(FUNCAB - 2012 - Prefeitura de Valença/RJ - Arquivologista) - O instrumento de pesquisa que descreve, detalhadamente, documentos previamente selecionados, pertencentes a um ou mais fundos, segundo um critério temático, cronológico, onomástico ou geográfico, chama-se:

Código da questão
Q12465Ca

(FUNCAB - 2012 - Prefeitura de Valença/RJ - Arquivologista) - Consoante disposto na Constituição Federal, a soberania popular:

Código da questão
Q12445Ca

(AOCP - 2010 - Prefeitura de Camaçari/BA - Arquivologista) - Informe se é falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afirma abaixo e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta em relação à conservação preventiva.

( ) Materiais usados para limpeza de superfície são: pincéis, flanela, aspirador de pó entre outros.

( ) Materiais usados para limpeza de superfície são: bisturi, pinça, espátula entre outros.

( ) Limpeza de livros – metodologia em mesa de higienização: O miolo deve ser limpo com pincel folha a folha, numa primeira higienização.

( ) Posters (Cartazes) – As tintas e suportes de posters são muito frágeis. Recomenda-se limpar a área pictórica.

( ) Os principais e mais utilizados materiais de acondicionamento são: papéis e cartões neutros ou alcalinos das mais variadas gramaturas; papelões de diversas gramaturas; filmes de poliéster (marcas de boa qualidade); fita adesiva dupla neutra; tiras ou cadarços de algodão; tubos de PVC; tecido de linho etc.

Código da questão
Q20638Ca

(NCE/UFRJ - 2002 - ELETROBRÁS - Arquivologista) - As regras gerais da ISAD(G), determinam como elementos essenciais para o intercâmbio internacional de informação descritiva:

Código da questão
Q30165Ca
10ª

(NCE/UFRJ - 2002 - ELETROBRÁS - Arquivologista) - A experiência piloto da criação do Projeto de Gestão de Documentos para estabelecer uma organização sistêmica dos arquivos da administração pública brasileira teve como um dos objetivos específicos:

Código da questão
Q30167Ca