Arquivologista

Prepare-se com questões de Arquivologista

01

(NCE/UFRJ - 2002 - ELETROBRÁS - Arquivologista) - O Conselho Internacional de Arquivos (CIA) que promoveu avanços importantes na área da arquivologia no domínio da cooperação entre países foi criado em:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q30152Ca
02

(SOCIESC - 2009 - Prefeitura de Joinville/SC - Arquivologista) - O E-ARQ Brasil é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q30137Ca
03

(NCE/UFRJ - 2002 - ELETROBRÁS - Arquivologista) - Órgão colegiado, que tem por finalidade elaborar e implementar políticas públicas do Estado do Rio do Janeiro voltadas para a gestão, preservação e acesso aos documentos de arquivos, de forma a garantir seu pleno uso administrativo, científico e cultural e favorecer o cidadão no exercício de seus direitos:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q30158Ca
04

(FUNCAB - 2012 - Prefeitura de Valença/RJ - Arquivologista) - Aponte a frase em que NÃO deve ocorrer crase:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q12431Ca
05

(AOCP - 2010 - Prefeitura de Camaçari/BA - Arquivologista) - De acordo com as disposições da Constituição Federal, sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder, conceder-se-á:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q20642Ca
06

(FUNCAB - 2012 - Prefeitura de Valença/RJ - Arquivologista) - O Gerenciamento Eletrônico de Documentos – GED – é um conjunto de procedimentos informatizados com a finalidade de otimizar e racionalizar a gestão documental. A tecnologia de automação arquivística que consiste na imagem do documento captada através de , denomina-se:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q12463Ca
07

(FUNCAB - 2012 - Prefeitura de Valença/RJ - Arquivologista) - A restauração deve ser entendida como um conjunto de medidas que objetivam a estabilização ou a reversão de danos físicos ou químicos adquiridos pelo documento ao longo do tempo e do uso, intervindo de modo a não comprometer sua integridade e seu caráter histórico. A técnica de restauração de documentos que consiste na aplicação de reforço de papel ou tecido em qualquer face de uma folha, denomina-se:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q12470Ca
08

(FUNCAB - 2012 - Prefeitura de Valença/RJ - Arquivologista) - Quanto à terminologia arquivística, considere as afirmativas a seguir:

I. Arquivo em depósito – conjunto de documentos colocados sob a guarda de um arquivo corrente, embora não pertençam ao seu acervo.

II. Arquivamento – operação que consiste na guarda de documentos em seus devidos lugares, em equipamentos que lhes forem próprios e de acordo com um sistema de ordenação previamente estabelecido.

III. Arquivística – princípios e técnicas a serem observados na constituição, organização, no desenvolvimento e na utilização dos arquivos.

IV. Documento público – aquele produzido e recebido pelos órgãos do poder público e privado, no desempenho de suas atividades.

Assinale a alternativa correta.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q12448Ca
09

(FUNCAB - 2012 - Prefeitura de Valença/RJ - Arquivologista) - O texto a seguir foi extraído do documento “Representação da Câmara de Aquiraz ao Rei de Portugal”.

“(...) para a conservação desta capitania será vossa majestade servido destruir estes bárbaros para que fiquemos livres de tão cruel jugo; em duas aldeias deste gentio assistem padres da Companhia que foram já expulsos de outras aldeias do sertão (...) estes religiosos são testemunhas das crueldades que estes tapuias têm feito nos vassalos de vossa majestade. (...) só representamos a vossa majestade que missões com estes bárbaros são escusadas, por que de humano só tem a forma, e quem disser outra coisa é engano conhecido.”

(citado em PINHEIRO, Francisco José. Mundos em confronto: povos nativos e europeus na disputa pelo território. In: SOUSA, Simone de (org.) . Fortaleza. Edições Demócrito Rocha. 2000. p. 39)

A partir da leitura do documento acima, percebe-se a difícil obra da catequese indígena realizada pelos padres missionários católicos. A catequese em Valença, ordenada pelo vice-rei do Brasil, D. Luís de Vasconcelos e Souza, em 1789, tinha como propósito prioritário o objetivo de:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q12441Ca
10

(FUNCAB - 2012 - Prefeitura de Valença/RJ - Arquivologista) - Em: “E os recém-separados partem para outra TÃO rápidos QUANTO atletas olímpicos.”, identifique o valor semântico da locução conjuntiva em destaque

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q12430Ca