Arquivologista

Prepare-se com questões de Arquivologista

(SOCIESC - 2009 - Prefeitura de Joinville/SC - Arquivologista) - Quanto à espécie os documentos arquivísticos podem ser:

Código da questão
Q30142Ca

(AOCP - 2010 - Prefeitura de Camaçari/BA - Arquivologista) - Assinale a alternativa que apresenta a Lei que dispõe sobre a Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados.

Código da questão
Q20624Ca

(AOCP - 2010 - Prefeitura de Camaçari/BA - Arquivologista) - Preencha a lacuna abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta. Documentos ________ são aqueles que no interesse do Poder Executivo e da partes devem ser de conhecimento restrito e cuja revelação não-autorizada possa frustrar seus objetivos e acarretar dano à segurança da sociedade e Estado.

Código da questão
Q20623Ca

(AOCP - 2010 - Prefeitura de Camaçari/BA - Arquivologista) - Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

____________é tudo que registra um(a)_________independente do(a) ____________que a ela venha a ser atribuído.

Código da questão
Q20622Ca

(NCE/UFRJ - 2002 - ELETROBRÁS - Arquivologista) - A homepage institucional - ELETROBRÁS informa que o seu acervo arquivístico consiste de documentação:

Código da questão
Q30160Ca

(FUNCAB - 2012 - Prefeitura de Valença/RJ - Arquivologista) - “Meus pais comemoraram AS BODAS DE PRATA, aos 25. Só não tiveram as de ouro porque papai morreuANTES.” 

A conjunção PORQUE, utilizada no período acima, apresenta a mesma relação de sentido que a verificada no seguinte período composto:

Código da questão
Q12429Ca

(FUNCAB - 2012 - Prefeitura de Valença/RJ - Arquivologista) - A restauração deve ser entendida como um conjunto de medidas que objetivam a estabilização ou a reversão de danos físicos ou químicos adquiridos pelo documento ao longo do tempo e do uso, intervindo de modo a não comprometer sua integridade e seu caráter histórico. A técnica de restauração de documentos que consiste na aplicação de reforço de papel ou tecido em qualquer face de uma folha, denomina-se:

Código da questão
Q12470Ca

(AOCP - 2010 - Prefeitura de Camaçari/BA - Arquivologista) - Assinale a alternativa correspondente para o enunciado: Documento diplomático dispositivo de correspondência, descendente:

Código da questão
Q20633Ca

(FUNCAB - 2012 - Prefeitura de Valença/RJ - Arquivologista) - Quanto à terminologia arquivística, considere as afirmativas a seguir:

I. Arquivo em depósito – conjunto de documentos colocados sob a guarda de um arquivo corrente, embora não pertençam ao seu acervo.

II. Arquivamento – operação que consiste na guarda de documentos em seus devidos lugares, em equipamentos que lhes forem próprios e de acordo com um sistema de ordenação previamente estabelecido.

III. Arquivística – princípios e técnicas a serem observados na constituição, organização, no desenvolvimento e na utilização dos arquivos.

IV. Documento público – aquele produzido e recebido pelos órgãos do poder público e privado, no desempenho de suas atividades.

Assinale a alternativa correta.

Código da questão
Q12448Ca
10ª

(NCE/UFRJ - 2002 - ELETROBRÁS - Arquivologista) - Em sentido restrito, as funções fundamentais dos sistemas e serviços relacionados com o tratamento da informação, tais como Arquivos, Bibliotecas, Centros de Informação ou Serviços de Informação são:

Código da questão
Q30154Ca