Assistente de alunos

Prepare-se com questões de Assistente de alunos

01

(MSCONCURSOS - 2014 - IFSERTÃO/PE - Assistente de alunos) - Analise as assertivas e marque a alternativa que é corretamente correspondente.

I – O ensino fundamental será presencial, sendo o ensino a distância utilizado como complementação da aprendizagem ou em situações emergenciais.

II – A educação de jovens e adultos deverá articular-se, preferencialmente, com a educação profissional, na forma do regulamento.

III – Os diplomas de cursos de educação profissional técnica de nível médio, quando registrados, terão validade nacional e habilitarão ao prosseguimento de estudos na educação superior.

IV – Os Municípios incumbir-se-ão prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q32395Ca
02

(COVEST - 2013 - UFPE -  Assistente de alunos) - Conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente não são linhas de ação política de atendimento:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q19999Ca
03

(MSCONCURSOS - 2014 - IFSERTÃO/PE - Assistente de alunos) - Diariamente a mídia veicula notícias sobre os mais diversos tipos de violência contra crianças e adolescentes, que ocorrem tanto no Brasil como em outros países. Muitas vezes as situações de violência identificadas ou vivenciadas ocorrem em ambientes onde crianças e adolescentes deveriam estar protegidos, como no ambiente escolar.

Referente à violência contra a crianças e adolescentes,

I – ainda se depara em instituições Brasileiras (família, escola, serviços de assistência e de ressocialização) com a prática de uma pedagogia perversa de submissão de crianças e adolescentes ao poder autoritário, arbitrário e violento dos adultos, descumprindo o que estabelece o ECA.

II – apesar das garantias democráticas claramente expressas na Constituição/88 e no ECA, os direitos das crianças e dos adolescentes nem sempre são respeitados. Para vencer essa realidade o Governo Federal vem implementando projetos, tais como: Escola que Protege.

III – a escola, como formadora, tem um papel fundamental na desconstrução da violência simbólica e da cultura da inferiorização de gênero, de raça, de classe social e de geração.

IV – a violência institucional, que se manifesta de diferentes formas (física, psicológica e/ou sexual), se caracteriza por estar associada às condições específicas dos locais onde ocorre, como instituições de saúde, escolas, abrigos.

Sobre violência contra crianças e adolescentes, não é correto o que se afirma na alternativa:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q32393Ca
04

(COVEST - 2013 - UFPE -  Assistente de alunos) - Nas organizações institucionais, é primordial, para o desenvolvimento pessoal e profissional, a formação de uma equipe com autonomia de trabalho. Para formar uma equipe com essa característica, é preciso:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q20004Ca
05

(MSCONCURSOS - 2014 - IFSERTÃO/PE - Assistente de alunos) - Assinale a alternativa incorreta.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q32397Ca
06

(MSCONCURSOS - 2014 - IFSERTÃO/PE - Assistente de alunos) - Analise as alternativas e aponte à incorreta.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q32391Ca
07

(IF/MG - 2014 - IF/MG - Assistente de alunos ) - O Estatuto dos servidores públicos federais (Lei nº 8112/1990) dispõe que o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado é denominado:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q10577Ca
08

(IF/MG - 2014 - IF/MG - Assistente de alunos ) - Na construção de um canil retangular, onde um dos lados é uma parede com 8m de extensão, foram gastos 20 m linear de tela. Deseja-se concretar metade desse canil. Qual a área a ser concretada? 2

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q10562Ca
09

(IF/CE - 2014 - IF/CE - Assistente de alunos) - A violência envolve como causas não somente fatores advindos de problemas sociais, sobrevivência precária e baixa qualidade de vida. Suas expressões além da agressão física, se apresentam nos casos de discriminação, bullying, preconceito e demais agressões que constituem práticas de violência. Sobre esse assunto, especificamente, no contexto escolar, é correto afirmar que:

I. O tema da violência deve ser abordado na escola, como possibilidade de conscientização e promoção da cultura de paz.

II. Contribuem para o convívio pacifico com às diferenças o diálogo, a co-responsabilização e envolvimento dos alunos em defesa dos direitos humanos e da paz.

III. A discriminação e o preconceito são práticas de violência contra pessoas que, por alguma condição de diferença, são tratadas como seres desiguais.

IV. A violência nas escolas deve ser trabalhada com a submissão do aluno às práticas autoritárias e de cunho repressivo.

Marque a alternativa correta.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q39719Ca
10

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(COVEST - 2013 - UFPE - Assistente de alunos) - “não há como pensarmos que uma empresa que visa ao bom relacionamento possa contar com pessoas antiéticas”. Para compreendermos esse trecho, precisamos reconhecer que o termo destacado é formado por prefixo que indica “oposição”, “contrário”. Prefixo que indica “negação” está presente no termo:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q19974Ca