Assistente social

Prepare-se com questões de Assistente social

(NCE/UFRJ - 2007 - MPE/ES - Assistente Social) - Considere as seguintes definições:

I – enquadramento: ato que oficializa a mudança funcional na carreira do servidor;

II – cargo: conjunto de tarefas afins atribuídas a um indivíduo para a sua execução;

III –carreira: conjunto de funções e responsabilidades, com denominação própria, criado por lei, com número certo, pagamento por pessoa jurídica de direito público e atribuições definidas;

IV –nível: escalonamento do cargo, na mesma classe, para efeito de promoção vertical.

Nos termos da Lei Estadual n.º 7.233/02, está correto somente o que se afirma em:

Código da questão
Q8776Ca

(AOCP - 2012 - Prefeitura de Camaçari/BA) Assinale a alternativa correta. O Ministério da Saúde estimulou ativamente, nos últimos anos, a inclusão nas políticas de expansão, formulação, formação e avaliação da Atenção Básica, de diretrizes que remetessem à dimensão subjetiva dos usuários e aos problemas mais graves de saúde mental. Essas diretrizes têm enfatizado

Código da questão
Q1942Ca

(NCE/UFRJ - 2007 - MPE/ES - Assistente Social) - Em relação ao processo administrativo-disciplinar dos servidores públicos do Estado do Espírito Santo, é correto afirmar que:

Código da questão
Q8779Ca

Iamamoto (2004), após realizar uma análise dos desafios colocados ao Serviço Social na atualidade, apontou algumas dimensões que devem ser do domínio do Assistente Social. Julgue os itens abaixo e, em seguida escolha a alternativa que contempla estas
dimensões.
I- A dimensão de competência ético-política identificando o assistente social não como um profissional “neutro”, pois sua prática se realiza no marco das relações de poder e de forças sociais da sociedade capitalista – relações essas contraditórias.
II- A dimensão de estatuto de subalternidade aos setores dominantes da sociedade (Estado e empresariado) para promoção do controle e a reprodução das classes subalternas.
III- A dimensão teórico-metodológica possibilitando conhecer a realidade social, política, econômica e cultural com a qual trabalha, permitindo-lhe enxergar a dinâmica da sociedade para além dos fenômenos aparentes, buscando apreender sua essência, seu movimento e as possibilidades de construção de novas possibilidades profissionais.
IV- A dimensão de competência técnico-operativa possibilitando ao profissional conhecer, se apropriar, e, sobretudo, criar um conjunto de habilidades técnicas que permitam ao mesmo, desenvolver as ações profissionais junto à população usuária e às instituições contratantes (Estado, empresas, Organizações Não- Governamentais, fundações e autarquias) garantindo assim, uma inserção qualificada no mercado de trabalho, que responda às demandas colocadas tanto pelos empregadores, quanto pelos
objetivos estabelecidos pelos profissionais e pela dinâmica da realidade social.
A alternativa correta é:

Código da questão
Q1971Ca

(Goioerê - 2012 - Prefeitura Goioerê/PR) Com base no enunciado abaixo, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa que o complementa teoricamente:
Considerando a inserção do Serviço Social no processo de reprodução das relações sociais, a realização de um conjunto de atividades pelo assistente social permite que este seja visto como um mediador entre as classes

Código da questão
Q1969Ca

(FAU - 2016 - Prefeitura de Godoy Moreira/PR - Assistente social) - Assinale a alternativa INCORRETA sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC):

Código da questão
Q18861Ca

(Reis Auditores - 2012 - Prefeitura de Uberlândia) A assistência social rege-se pelos seguintes princípios: Exceto;

Código da questão
Q2050Ca
São considerados modelos clássicos da prática profissional:
Código da questão
Q685Ca

(NCE/UFRJ - 2007 - MPE/ES - Assistente Social) - Em relação aos níveis e modalidades da educação e do ensino, avalie as afirmativas a seguir:

I - A educação básica tem por finalidade desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

II - A educação de jovens e adultos destinada-se aos que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria.

III - O ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, tem como finalidade, entre outras, a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos e a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando.

IV - A educação profissional, integrada às diferentes formas de educação, ao trabalho, à ciência e à tecnologia, conduz ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva.

Estão corretas as afirmativas:

Código da questão
Q8784Ca
10ª

(Acaplam - 2012 - Prefeitura de Ferreiros/PE) No entendimento de Marilda Iamamoto (2004), as estratégias para o enfrentamento da questão social tem sido tensionadas por projetos sociais distintos. Nesse processo são fundamentais ações voltadas para o / a:

Código da questão
Q1917Ca