Assistente social

Prepare-se com questões de Assistente social

01

(NCE/UFRJ - 2007 - MPE/ES - Assistente Social) - Considere as seguintes afirmativas quanto aos Princípios Constitucionais do Direito Administrativo:

I – O princípio da legalidade constitui uma das principais garantias de respeito aos direitos individuais, por isso, a Administração Pública só pode fazer ou deixar de fazer o que a lei não proíba.

II – O princípio da impessoalidade está atrelado à neutralidade da atividade administrativa, que se orienta no sentido da realização do interesse público, sendo os atos administrativos imputáveis ao funcionário que os pratica e não ao órgão ou entidade administrativa.

III –O princípio da eficiência orienta a atividade administrativa no sentido de alcançar os melhores resultados, considerandose o modo de organizar e estruturar a Administração Pública para a prestação de serviços públicos de qualidade em condições econômicas.

Está correto o que se afirma apenas em:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q8765Ca
02

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(NCE/UFRJ - 2007 - MPE/ES - Assistente Social) - O “Brasil real”, a que alude a última frase do texto se opõe ao:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q8753Ca
03

(INSTITUTO AOCP - 2020 - Prefeitura de Novo Hamburgo - RS - Assistente Social) - O Sr. Aparecido, 80 anos, procurou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de sua cidade queixando-se de forte dores no peito, formigamento no braço e dificuldades para respirar. Foi atendido imediatamente pela equipe de saúde. Durante a realização de exames, ele revelou à equipe de enfermagem que havia ficado daquele jeito após retornar da Agência Bancária, quando descobriu que sua filha (e procuradora para representações bancárias) havia feito três empréstimos em seu nome, mas sem sua autorização. Também informou que os últimos 04 meses têm sido difíceis, pois, nesse período, a filha raramente lhe entregou os mantimentos, como anteriormente fazia, sob o argumento da crise brasileira e alta de preços nos supermercados. A respeito desse caso hipotético, assinale a alternativa correta.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q58956Ca
04

(Comperve - 2012 - Câmara de Mossoró/RN) Com base na Constituição Federal de 1988 e na legislação relativa à política de saúde em vigor no Brasil, são considerados direitos dos usuários de ações e serviços de saúde:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q2059Ca
05

(AOCP - 2012 - Prefeitura de Camaçari/BA) Em relação às disposições da Constituição Federal acerca da Saúde, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. O sistema único de saúde será financiado, somente com recursos do orçamento da seguridade social.
II. Os gestores locais do sistema único de saúde poderão admitir agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias por meio de processo seletivo público, de acordo com a natureza e complexidade de suas atribuições e requisitos específicos para sua atuação.
III. É vedada a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos.
IV. Os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias devem ser contratados obrigatoriamente pelo regime
estatutário.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q1944Ca
06

(Funcab - 2012 - Prefeitura de Vassouras) Tendo como norte o Código de Ética de 1993, o Assistente Social ao assumir um espaço
sócio-ocupacional, para o atendimento das demandas que competem à instituição, precisa estabelecer com clareza, entre outros aspectos:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q1997Ca
07

(Acaplam - 2012 - Prefeitura de Ferreiros/PE) No Sistema Único de Assistência Social – SUAS, a Rede SUAS tem por objetivos.
I. Integrar dados e informações nos três níveis de gestão, garantindo a comunicação entre os entes federados;
II. Trabalhar dados operacionais e gerenciais visando à criação de indicadores de processos e resultados;
III. Dar suporte à operação, à gestão, financiamento e controle social do SUAS, ao monitoramento e avaliação de programas, serviços, projetos e benefícios;
IV. Identificar e conhecer o usuário da assistência social e seu movimento no campo da proteção social básica e especial;
V.Atualização permanente dos gestores, além de permitir controlar as ações destes no campo da proteção social.
A partir dos pontos acima, assinale apenas a alternativa que indica o conjunto de itens corretos.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q1910Ca
08

(Ferreira de Moura - 2012 - SEPLAG) O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade para zelar o cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos no Estatuto da Criança e do Adolescente. Tendo em vista estas afirmações sobre o Conselho Tutelar, qual alternativa abaixo está incorreta?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q1697Ca
09

(Instituto Machado de Assis - 2012 - Prefeitura de Brasiléia) Julgue as afirmativas:
I- A Política Nacional de Assistência Social é uma política que junto com as políticas setoriais, considera as desigualdades socioterritoriais, visando seu enfrentamento, à garantia dos mínimos sociais, ao provimento de condições para atender à sociedade e à universalização dos direitos sociais.
II- A proteção social deve garantir as seguintes seguranças: sobrevivência vivência familiar e acolhida.
III- A Política Nacional de Assistência Social rege-se dentre outros, pelo seguinte princípio democrático: Supremacia no atendimento às necessidades sociais sobre as exigências de rentabilidade econômica.
Assinale a alternativa correta

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q2024Ca
10

(Ferreira de Moura - 2012 - SEPLAG) Para estar de acordo com o Código de Ética Profissional, o assistente social deve conhecer os direitos e deveres estabelecidos nesta Lei, bem como o que lhe é vedado. É dever do assistente social:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q1692Ca