Expandir Menu PrincipalPesquisarPor Estado

Assistente social

Prepare-se com questões de Assistente social

  1. Código da questão: Q2041Ca

    (Instituto Machado de Assis - 2012 - Prefeitura de Morro do Chapéu) O debate atual sobre as políticas sociais tem explicitado a tendência presente na área de determinados programas sociais em dirigir-se e segmentos sociais específicos definidos a partir de critérios de pobreza e vulnerabilidade. Tais programas enquadram-se na concepção de:

  2. Código da questão: Q8776Ca

    (NCE/UFRJ - 2007 - MPE/ES - Assistente Social) - Considere as seguintes definições:

    I – enquadramento: ato que oficializa a mudança funcional na carreira do servidor;

    II – cargo: conjunto de tarefas afins atribuídas a um indivíduo para a sua execução;

    III –carreira: conjunto de funções e responsabilidades, com denominação própria, criado por lei, com número certo, pagamento por pessoa jurídica de direito público e atribuições definidas;

    IV –nível: escalonamento do cargo, na mesma classe, para efeito de promoção vertical.

    Nos termos da Lei Estadual n.º 7.233/02, está correto somente o que se afirma em:

  3. Código da questão: Q8801Ca

    (NCE/UFRJ - 2007 - MPE/ES - Assistente Social) - O processo de renovação do Serviço Social no Brasil expressa:

  4. Código da questão: Q1886Ca

    (Ferreira Moura - 2012 - Prefeitura de Arapoti/PR) Complete corretamente: O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é um sistema público............................., cujo modelo de gestão é .................... e .................... , constituise na regulação e organização ......................... dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassitenciais.

  5. Código da questão: Q1983Ca

    (Cefet - 2012 - Prefeitura Palmas de Monte Alto) Documento resultante da Conferência Internacional sobre os Cuidados Primários de Saúde, que se enquadrou no movimento mundial, sob a responsabilidade e o empenho da Organização Mundial de Saúde, de combater as desigualdades entre os povos e de alcançar a audaciosa meta de "Saúde Para Todos no Ano 2000" é conhecido como

  6. Código da questão: Q8778Ca

    (NCE/UFRJ - 2007 - MPE/ES - Assistente Social) - Com base no Regime Jurídico Único dos Servidores Civis do Estado do Espírito Santo, não será considerada circunstância atenuante, no que se refere às penas disciplinares dos servidores, o fato de o servidor público ter:

  7. Código da questão: Q861Ca
    Um assistente social atua em uma área urbana caracterizada por baixo nível de rendimento socioeconômico de seus moradores. Na instituição onde trabalha, o profissional é procurado pela mãe de três crianças e um adolescente, todos em idade escolar. A família está passando por sérias dificuldades financeiras, devido ao fato de a genitora, única provedora econômica da família, estar desempregada. Durante o atendimento, foram solicitadas informações sobre um possível encaminhamento ao Programa Bolsa Família.

    Considerando essa situação hipotética no que se refere aos benefícios do Programa Bolsa Família, assinale a opção correta.
  8. Código da questão: Q2007Ca

    (Funcab - 2012 - Prefeitura de Vassouras) Segundo a Política do Ministério da Saúde para Atenção Integral a Usuários de Álcool e outras Drogas, “a prevenção voltada para o uso abusivo e/ou dependência de álcool e outras drogas pode ser definida como um processo de planejamento, implantação e implementação de múltiplas estratégias voltadas para a diminuição da vulnerabilidade/redução dos fatores de risco específicos, e fortalecimento dos fatores de proteção”. A lógica que sustenta tal planejamento deve ser a:

  9. Código da questão: Q8751Ca

    Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

    (NCE/UFRJ - 2007 - MPE/ES - Assistente Social) - “Dirão, como tem sido praxe, que mais uma vez o Poder Judiciário avançou sobre o espaço do Congresso”; sobre esse segmento do texto, pode-se afirmar que:

  10. Código da questão: Q1971Ca

    Iamamoto (2004), após realizar uma análise dos desafios colocados ao Serviço Social na atualidade, apontou algumas dimensões que devem ser do domínio do Assistente Social. Julgue os itens abaixo e, em seguida escolha a alternativa que contempla estas
    dimensões.
    I- A dimensão de competência ético-política identificando o assistente social não como um profissional “neutro”, pois sua prática se realiza no marco das relações de poder e de forças sociais da sociedade capitalista – relações essas contraditórias.
    II- A dimensão de estatuto de subalternidade aos setores dominantes da sociedade (Estado e empresariado) para promoção do controle e a reprodução das classes subalternas.
    III- A dimensão teórico-metodológica possibilitando conhecer a realidade social, política, econômica e cultural com a qual trabalha, permitindo-lhe enxergar a dinâmica da sociedade para além dos fenômenos aparentes, buscando apreender sua essência, seu movimento e as possibilidades de construção de novas possibilidades profissionais.
    IV- A dimensão de competência técnico-operativa possibilitando ao profissional conhecer, se apropriar, e, sobretudo, criar um conjunto de habilidades técnicas que permitam ao mesmo, desenvolver as ações profissionais junto à população usuária e às instituições contratantes (Estado, empresas, Organizações Não- Governamentais, fundações e autarquias) garantindo assim, uma inserção qualificada no mercado de trabalho, que responda às demandas colocadas tanto pelos empregadores, quanto pelos
    objetivos estabelecidos pelos profissionais e pela dinâmica da realidade social.
    A alternativa correta é: