Expandir Menu PrincipalPesquisarPor Estado

Assistente social

Prepare-se com questões de Assistente social

  1. Código da questão: Q1960Ca

    (Antares - 2012 - Prefeitura de São Domingos/MA) O chamado “terceiro setor”, na interpretação da reforma do Estado brasileiro proposta pelo Ministro Luís Carlos Bresser Pereira em 1995, é tido como distinto do Estado (primeiro setor) e do mercado (segundo setor). É considerado como nãogovernamental, nãolucrativo e voltado ao desenvolvimento social: daria origem a uma “esfera pública não estatal”, constituída por entidades de natureza as mais variadas, de interesse público. Nessa perspectiva, existe uma forte tendência em estabelecer uma identidade entre terceiro setor e:

  2. Código da questão: Q18865Ca

    (FAU - 2016 - Prefeitura de Godoy Moreira/PR - Assistente social) - “Originárias do reconhecimento público dos riscos sociais do trabalho assalariado, as políticas de seguridade ampliam-se a partir do segundo pós-guerra, como meio de prover proteção social a todos os trabalhadores, inscrevendo-se na pauta dos direitos sociais”. (MOTA, 2009, p. 40-41). No caso brasileiro, a Seguridade Social ocorre em um período diferenciado do âmbito internacional, em virtude do seu contexto particular econômico, político e social. Sendo assim, a Seguridade Social brasileira é instituída:

  3. Código da questão: Q2065Ca

    (Instituto Graça Aranha - 2012 - Prefeitura de Vitório Freire/MA) São deveres do assistente social em sua relação com o usuário previsto no Capítulo I, Título III, Artigo 5º do Código de Ética Profissional do Assistente Social:

    I. Contribuir para a criação de mecanismos que venham desburocratizar a relação com os usuários, no sentido de agilizar e melhorar os serviços prestados.
    II. Fornecer à população usuária, quando solicitado, informações concernentes ao trabalho desenvolvido pelo Serviço Social e
    as suas conclusões, resguardado o sigilo profissional.
    III. Participar na elaboração e gerenciamento das políticas sociais, e na formulação e implementação de programas sociais.
    IV. Garantir a plena informação e discussão sobre as possibilidades e conseqüências das situações apresentadas, respeitando
    democraticamente as decisões dos usuários, mesmo que sejam contrárias aos valores e às crenças individuais dos profissionais,
    resguardando os princípios do código. São verdadeiras as afirmativas:

  4. Código da questão: Q8788Ca

    (NCE/UFRJ - 2007 - MPE/ES - Assistente Social) - A declaração de inconstitucionalidade pelo Supremo Tribunal Federal, por meio de ação direta, em regra, considera de nenhum efeito os atos praticados na vigência da lei ou ato normativo inconstitucional. Entretanto, a Corte Constitucional poderá restringir os efeitos da declaração, observando que:

  5. Código da questão: Q1974Ca

    (Goioerê - 2012 - Prefeitura Goioerê/PR) Destacando que, dada a multiplicidade de interesses contraditórios que confluem para determinar o campo das políticas sociais, a necessidade de construção de consensos em torno de valores compartilhados, e aos
    imperativos de redistribuição de riqueza e poder implicados, é imprescindível pensar que a gerência social tem que se afastar do modelo tecnocrático e buscar um novo modelo, adequado às especificidades deste campo. Considerando o enunciado, assinale a alternativa que Não complementa a discussão.

  6. Código da questão: Q1970Ca

    Com base no enunciado, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa que o complementa teoricamente:  O debate contemporâneo sobre a instrumentalidade no Serviço Social refere-se,

  7. Código da questão: Q1994Ca

    (Funcab - 2012 - Prefeitura de Vassouras) “A instituição do regime federativo direciona e formaliza, nas mesmas bases, a organicidade das instituições constitucionais da saúde, da previdência e da assistência social” . Sob essa lógica, a implementação e o controle das políticas sociais se fazem a partir:

  8. Código da questão: Q2020Ca

    (Instituto Machado de Assis - 2012 - Prefeitura de Brasiléia) São princípios éticos que orientam a intervenção dos profissionais da área de assistência social, EXCETO:

  9. Código da questão: Q1925Ca

    (Acaplam - 2012 - Prefeitura de Ferreiros/PE) De acordo com a Lei 8.662/93 que regulamenta a profissão de assistente social em todo território nacional, o Artigo 4º define competências do profissional, EXCETO.

  10. Código da questão: Q2024Ca

    (Instituto Machado de Assis - 2012 - Prefeitura de Brasiléia) Julgue as afirmativas:
    I- A Política Nacional de Assistência Social é uma política que junto com as políticas setoriais, considera as desigualdades socioterritoriais, visando seu enfrentamento, à garantia dos mínimos sociais, ao provimento de condições para atender à sociedade e à universalização dos direitos sociais.
    II- A proteção social deve garantir as seguintes seguranças: sobrevivência vivência familiar e acolhida.
    III- A Política Nacional de Assistência Social rege-se dentre outros, pelo seguinte princípio democrático: Supremacia no atendimento às necessidades sociais sobre as exigências de rentabilidade econômica.
    Assinale a alternativa correta