Expandir Menu PrincipalPesquisarPor Estado

Assistente social

Prepare-se com questões de Assistente social

  1. Código da questão: Q2075Ca

    (Instituto Graça Aranha - 2012 - Prefeitura de Vitório Freire/MA) Marque a opção CORRETA considerando-se a formulação abaixo:
    Para atender as atribuições definidas na LOAS, o profissional de Serviço Social que atua no campo da Assistência Social deve incorporar no seu processo de trabalho a noção de intersetorialidade. Isto significa que deve:

  2. Código da questão: Q1906Ca

    (Acaplam - 2012 - Prefeitura de Ferreiros/PE) Pensar a prática profissional do assistente social em sintonia com o projeto ético-político que tem a democracia e a justiça social como base, desafia o profissional a articular as expressões da questão social com:
    I) O território local;
    II) A conjuntura contemporânea;
    III) A estrutura social, política e econômica;
    IV) O controle social das famílias;
    V) A naturalização da pobreza.
    A partir dos pontos acima, assinale apenas a alternativa que indica o conjunto de itens corretos.

  3. Código da questão: Q1691Ca

    (Ferreira de Moura - 2012 - SEPLAG) Quais são as grandes correntes de pensamentos que influenciaram o processo de reconceituação do Serviço Social?

  4. Código da questão: Q2058Ca

    (Comperve - 2012 - Câmara de Mossoró/RN) A Política Nacional de Assistência Social incorporou os conceitos de “vulnerabilidade” e “risco social”. A necessária problematização desses conceitos no contexto da sociedade capitalista exige compreendê-los como

  5. Código da questão: Q2063Ca

    (Instituto Graça Aranha - 2012 - Prefeitura de Vitório Freire/MA) O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) comporta quatro tipos de gestão: dos Municípios, do Distrito Federal, dos Estados e da União. No que diz respeito à gestão municipal é correto afirmar:

  6. Código da questão: Q1681Ca

    (Ferreira de Moura - 2012 - SEPLAG) De acordo com a Lei Orgânica de Assistência Social LOAS, Lei Nº 8742 de 7 de dezembro de 1993, complete os espaços corretamente:
    “ A assistência social realizase
    de forma .................................. às políticas setoriais, visando ao enfrentamento da pobreza, à garantia .............................., ao provimento de condições para atender contingências sociais e à ................................... dos direitos sociais” .

  7. Código da questão: Q18865Ca

    (FAU - 2016 - Prefeitura de Godoy Moreira/PR - Assistente social) - “Originárias do reconhecimento público dos riscos sociais do trabalho assalariado, as políticas de seguridade ampliam-se a partir do segundo pós-guerra, como meio de prover proteção social a todos os trabalhadores, inscrevendo-se na pauta dos direitos sociais”. (MOTA, 2009, p. 40-41). No caso brasileiro, a Seguridade Social ocorre em um período diferenciado do âmbito internacional, em virtude do seu contexto particular econômico, político e social. Sendo assim, a Seguridade Social brasileira é instituída:

  8. Código da questão: Q2042Ca

    (Instituto Machado de Assis - 2012 - Prefeitura de Morro do Chapéu) Constitui-se em um princípio da Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS:

  9. Código da questão: Q8803Ca

    (NCE/UFRJ - 2007 - MPE/ES - Assistente Social) - Os princípios éticos que orientam a atuação do assistente social têm como perspectiva central:

  10. Código da questão: Q865Ca
    Para realizar encaminhamentos dos usuários e de seus familiares é fundamental que o profissional de Serviço Social conheça bem a nova Política de Assistência Social. A Política de Assistência Social que institui o Sistema Único de Assistência Social (Suas) define os patamares de proteção social de modo a garantir as seguintes seguranças: de sobrevivência (de rendimentos e autonomia), de acolhida e de convívio ou convivência familiar.

    Acerca dos aspectos associados à Política Nacional de Assistência Social, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção correta.

    I A proteção social especial ficará sob a responsabilidade exclusiva dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras).
    II No caso da proteção social especial, são considerados dois níveis de complexidade, a média e a alta.
    III A proteção social especial está direcionada ao atendimento às famílias e aos indivíduos em situação de direitos violados.
    IV A proteção social intermediária está voltada para famílias em situação de vulnerabilidade social.

    A sequência correta é: