Assistente social

Prepare-se com questões de Assistente social

(AOCP - 2012 - Prefeitura de Camaçari/BA) Segundo Vasconcelos (2007) o trabalho do Assistente Social mediado pelo debate teórico do Serviço Social e da Saúde teve sua gênese:

Código da questão
Q1932Ca

(NCE/UFRJ - 2007 - MPE/ES - Assistente Social) - O aspecto intelectual do trabalho do assistente social fica mais evidenciado na seguinte atividade:

Código da questão
Q8811Ca
Conforme a Lei federal 10.741/2003, que dispõe sobre o Estatuto do Idoso, aos idosos que não possuam meios para prover sua subsistência, nem de tê-la provida por sua família, é assegurado o benefício mensal de:
Código da questão
Q693Ca

(Antares - 2012 - Prefeitura de São Domingos/MA) Leia com atenção as seguintes afirmativas sobre o processo de sistematização da prática:
I A sistematização da prática profissional constitui um processo que requer uma condução teórico metodológica diferenciada da própria intervenção profissional.
II – Trata-se de um processo de natureza teórica que tem como objeto de reflexão a própria prática profissional.
III – Não há qualquer preocupação no processo de sistematização com a realimentação teórica da própria prática profissional.
Está(ao) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Código da questão
Q1967Ca

(Acaplam - 2012 - Prefeitura de Ferreiros/PE) O Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária é resultado de um processo participativo envolvendo todas as esferas de governo, da sociedade civil e de organismos nacionais e internacionais. É correto afirmar que, dentre suas diretrizes estão:
I. Primazia da responsabilidade do Estado no formato de políticas integradas de apoio à família;
II. Respeito à diversidade étcnico-cultural, à identidade e orientação sexuais, à equidade de gênero e às particularidades das condições físicas, sensoriais e mentais;
III. Reconhecimento das competências da família na sua organização interna e na superação de suas dificuldades;
IV. Fortalecimento da autonomia da criança, do adolescente e do jovem adulto na elaboração do seu projeto de vida;
V. Centralidade de ação nas entidades prestadoras de serviços voltados ao adolescente e ao jovem adulto.
A partir dos pontos acima, assinale apenas a alternativa que indica o conjunto de itens corretos.

Código da questão
Q1922Ca

(AOCP - 2012 - Prefeitura de Camaçari/BA) Sobre as entidades que desenvolvem programas de internação a crianças e adolescentes. Assinale a alternativa que NÃO é uma de suas obrigações.

Código da questão
Q1926Ca

(FAU - 2016 - Prefeitura de Godoy Moreira/PR - Assistente social) - O Pacto de Aprimoramento do SUAS firmado entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios é o instrumento pelo qual se materializam as metas e as prioridades nacionais no âmbito do SUAS, e se constitui em mecanismo de indução do aprimoramento da gestão, dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais. A periodicidade de elaboração do Pacto será:

Código da questão
Q18859Ca

(NCE/UFRJ - 2007 - MPE/ES - Assistente Social) - As condições de trabalho dos assistentes sociais dependem dos investimentos realizados nas políticas sociais e que incidem também, de forma direta, sobre a qualidade da prestação dos serviços sociais.

Deste modo, a consolidação do projeto ético-político profissional pressupõe o fortalecimento dos mecanismos de:

Código da questão
Q8805Ca

(AOCP - 2012 - Prefeitura de Camaçari/BA) Analise as assertivas sobre a trajetória da Assistência Social nas Políticas Sociais. E, após assinale a alternativa correta.

I. A Assistência Social faz parte da Seguridade Social do Brasil juntamente com a Educação e a Saúde.
II. No Brasil, até 1930, não havia uma compreensão da pobreza enquanto expressão da questão social e quando esta emergia para a sociedade, era tratada como “caso de polícia” e problematizada por intermédio de seus aparelhos repressivos. Dessa forma a pobreza era tratada como disfunção individual.
III. A primeira grande regulação da assistência social no país foi a instalação do Conselho Nacional de Serviço Social – CNSS.
IV. A Assistência Social faz parte da Seguridade Social do País e foi a primeira política a ser regulamentada.

Código da questão
Q1938Ca
10ª

(Instituto Machado de Assis - 2012 - Prefeitura de Morro do Chapéu) No marco do que se tem denominado de teoria social crítica, a questão social é:

Código da questão
Q2033Ca