Atendente de farmácia

Prepare-se com questões de Atendente de farmácia

01

(UEPB - 2016 - Prefeitura de São José das Piranhas/PB - Atendente de farmácia) - Boas Práticas Farmacêuticas são conjunto de técnicas e medidas que visam assegurar a manutenção da qualidade e segurança dos produtos disponibilizados e dos serviços prestados em farmácias e drogarias, com o fim de contribuir para o uso racional desses produtos e a melhoria da qualidade de vida dos usuários.

De acordo com essa afirmativa, marque a alternativa CORRETA.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q36611Ca
02

(UEPB - 2016 - Prefeitura de São José das Piranhas/PB - Atendente de farmácia) - Associe as duas colunas, relacionando os excipientes utilizados na farmacoténica de preparação de comprimidos convencionais, com as definições respectivas.

1. Diluentes.
2. Lubrificantes.
3. Aglutinantes.
4. Desagregantes

( ) São substâncias utilizadas para facilitar a união das partículas e formação dos grânulos, geralmente ativadas pelo agente de umectação, formando mucilagens e soluções viscosas, sendo que, após a granulação, esse agente é eliminado por aquecimento.

( ) São geralmente substâncias hidrofóbicas utilizadas para facilitar o deslizamento do granulado do alimentador para a matriz e para o completo enchimento da matriz, evitando a aderência nos punções da máquina de compressão.

( ) São adicionados para acelerar a dissolução dos comprimidos na água ou nos líquidos orgânicos.

( ) São adicionados para proporcionar um volume adequado para a produção da forma farmacêutica sólida, devendo ser inertes para não alterar a estabilidade e a biodisponibilidade do fármaco.

A sequência CORRETA dessa associação é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q36619Ca
03

(OBJETIVA - 2015 - Prefeitura de Porto Barreiro/PR - Atendente de farmácia) - Com base na Portaria nº 344/98, em relação ao disposto no capítulo II sobre a autorização, analisar os itens abaixo:

I - É permitida a produção, a fabricação, a importação, a exportação, o comércio e o uso de substâncias e medicamentos proscritos.

II - A Autorização Especial é também obrigatória para as atividades de plantio, cultivo e colheita de plantas das quais possam ser extraídas substâncias entorpecentes ou psicotrópicas.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q23533Ca
04

(OBJETIVA - 2015 - Prefeitura de Porto Barreiro/PR - Atendente de farmácia) - Sobre o controle de estoque, assinalar a alternativa CORRETA:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q23535Ca
05

(FAUEL - 2016 - Prefeitura de Arapongas/PR - Atendente de farmácia) - Conforme a dispensação de medicamentos analise as seguintes afirmações e julgue como corretas ou incorretas:

I. Medicamentos sujeitos à controle especial dispensados devem, obrigatoriamente, ser devolvidos ao estabelecimento.

II. Não existe um modelo específico para o receituário de antimicrobianos. Basta que a receita seja feita em duas vias, contendo o nome completo, idade e sexo do paciente.

III. A Receita de Controle Especial é utilizada para a prescrição de substâncias das listas C1 e C5 e adendos das listas A1, A2 e B1.

IV. A Notificação de Receita é o documento que, acompanhado da receita, proíbe a dispensação de medicamentos contendo substâncias das listas A, B e C2.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q34732Ca
06

(OBJETIVA - 2015 - Prefeitura de Porto Barreiro/PR - Atendente de farmácia) - Considerando-se o exercício da cidadania, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) Cidadania pode ser compreendida como o exercício somente dos deveres políticos estabelecidos pela Constituição.

( ) Exercer a cidadania é estar em pleno gozo das disposições constitucionais.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q23547Ca
07

(UEPB - 2016 - Prefeitura de São José das Piranhas/PB - Atendente de farmácia) - A__________ é apenas uma propriedade física pela qual __________ de limpeza é escolhido para ser usado em produtos de personal care tipo sabonete. No entanto, os consumidores estão convencidos, de forma equivocada, que a __________ é responsável pela limpeza corporal e que essa característica é mais importante que a __________ propriamente dita.

Em sequência as palavras que completam CORRETAMENTEessas lacunas são:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q36617Ca
08

(CONSULPAM - 2014 - Prefeitura de Apuiarés/CE - Atendente de farmácia) - Principal barreira à absorção de drogas através da pele:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q12305Ca
09

(FAUEL - 2016 - Prefeitura de Arapongas/PR - Atendente de farmácia) - Em relação à Biossegurança nas ações de saúde, considere as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A Biossegurança possui ações dedicadas a prevenir, controlar, mitigar ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam interferir ou comprometer a qualidade de vida, a saúde humana e o meio ambiente.

II. Na rotina de trabalho em saúde sempre deve-se estar consciente da importância de se proteger ao manipular materiais, artigos, resíduos e ambiente sujos de sangue e/ou secreções.

III. Uma das principais medidas de bloqueio da transmissão de germes é a lavagem das mãos. Sempre se deve lavar as mãos antes de iniciar uma atividade e logo após seu término.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q34726Ca
10

(COMPERVE/UFRN - 2014 - Prefeitura de Jucurutu/RN - Atendente de farmácia) - Forma farmacêutica é o estado final que o fármaco adquire após ser submedito às operações farmacêuticas necessárias. Ela tem como objetivo oferecer maior comodidade, segurança e efetividade terapêutica. A forma farmacêutica “comprimido” é

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q23568Ca

Especial IBGE

Veja mais »