Auxiliar de farmácia

Prepare-se com questões de Auxiliar de farmácia

01

(FAUEL - 2016 - Prefeitura de Jacarezinho/PR - Auxiliar de farmácia) - Dada a necessidade de se fornecer alimentos para pacientes com dificuldade de ingestão pelas vias fisiológicas, foram feitas, ao longo da História, várias tentativas desta complementação. A nutrição parenteral é necessária nos casos em que a alimentação oral normal não é possível e quando a absorção de nutrientes é incompleta. Em relação à Portaria MS/SNVS n 272/98 que dispõem sobre a Nutrição Parenteral, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:

I. Nutrição Parenteral (NP) é uma solução ou emulsão, composta basicamente de carboidratos, aminoácidos, lipídios, vitaminas e minerais, estéril e apirogênica, acondicionada em recipiente de vidro ou plástico, destinada à administração intravenosa em pacientes desnutridos ou não, em regime hospitalar, ambulatorial ou domiciliar, visando a síntese ou manutenção dos tecidos, órgãos ou sistemas.

II. Terapia de Nutrição Parenteral (TNP): conjunto de procedimentos terapêuticos para manutenção ou recuperação do estado nutricional do paciente por meio de NP.

III. Produtos farmacêuticos: Soluções Parenterais de Grande Volume (SPGV) e Soluções Parenterais de Pequeno Volume (SPPV), empregadas como componentes para a manipulação da NP.

IV. Equipe de Terapia Nutricional: Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN), formal e obrigatoriamente constituída de, pelo menos, um profissional de cada categoria, que cumpra efetivamente com treinamento específico para essa atividade, a saber: médico, farmacêutico, enfermeiro e nutricionista, com suas respectivas atribuições.

V. Nutrição Parenteral (NP): alimento para fins especiais, com ingestão controlada de nutrientes, na forma isolada ou combinada, de composição definida ou estimada, especialmente formulada e elaborada para uso por sondas ou via oral, industrializado ou não, utilizada exclusiva ou parcialmente para substituir ou complementar a alimentação oral em pacientes desnutridos ou não, conforme suas necessidades nutricionais, em regime hospitalar, ambulatorial ou domiciliar, visando a síntese ou manutenção dos tecidos, órgãos ou sistemas.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q22366Ca
02

(PRÓ-MUNICÍPIO - 2017 - HRN - Auxiliar de farmácia) - Determine o número que completa a sequência numérica a seguir:

8, 14, 22, 32, 44, ___

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q42320Ca
03

(CONRIO - 2014 - Prefeitura de Indiana/SP - Auxiliar de farmácia) - O auxiliar de Farmácia precisa manipular 250 cápsulas de alprazolam, sabendo que cada cápsula tem 1,8mg de princípio ativo, qual a quantidade em gramas de alprazolam correspondente a 30% do total dessas cápsulas?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q11063Ca
04

(CONRIO - 2014 - Prefeitura de Indiana/SP - Auxiliar de farmácia) -  Assinale a alternativa incorreta quanto ao uso da crase:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q11030Ca
05

(FUNTEF-PR - 2015 - Prefeitura de Guapirama/PR - Auxiliar de farmácia) - O sistema de dispensação por dose coletiva apresenta algumas desvantagens. Julgue se as proposições a seguir demonstram isso.

I. Falta de revisão da prescrição pelo farmacêutico.
II. Maior incidência de erros na administração.
III. Aumento dos estoques.
IV. Perdas de medicamentos.

Marque a alternativa correta.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q31169Ca
06

(PRÓ-MUNICÍPIO - 2017 - HRN - Auxiliar de farmácia) - Sobre o Sistema de Dispensação Individualizado de medicamentos, assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso:

( ) O sistema de dispensação individualizado caracterizase pelo fato do medicamento ser dispensado por paciente, geralmente, para um período de 24 horas;

( ) No Sistema de Dispensação Individualizado direto, a dispensação é baseada na transcrição da prescrição médica;

( ) No Sistema de Dispensação Individualizado indireto, a dispensação é baseada na cópia da prescrição médica, eliminando a transcrição;

A sequência correta de cima para baixo é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q42337Ca
07

(FAUEL - 2016 - Prefeitura de Jacarezinho/PR - Auxiliar de farmácia) - Resolva: 4,025 + 15,1212. Assinale a alternativa que apresenta o resultado correto.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q22355Ca
08

(CONRIO - 2014 - Prefeitura de Indiana/SP - Auxiliar de farmácia) - Determine o 43º termo da P.A. (2, 8, 14,...):

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q11040Ca
09

(FUNDEP - 2016 -  UPA do Centro Sul - Auxiliar de farmácia) - Assinale o dispositivo que não possui a capacidade de manter o conteúdo armazenado mesmo na ausência de uma fonte de energia.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q31137Ca
10

(CONRIO - 2014 - Prefeitura de Indiana/SP - Auxiliar de farmácia) - As formas empregadas na fabricação de supositórios geralmente irão servir como embalagem final. Estas formas são constituídas de:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q11049Ca

Especial Concurso BB

Veja mais »