Auxiliar operacional

Prepare-se com questões de Auxiliar operacional

01

(IADES - 2014 - SEAP-DF) - Com 9,5 L de refresco preparados para uma festa, foi servido o maior número possível de copos de 200 mL. Após a distribuição de todos os copos de 200 mL, quanto sobrou de refresco?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q57547Ca
02

(UEM - 2015 - UEM - Auxiliar Operacional) - Fábia e Fernanda ganharam comissões sobre as suas vendas, sendo que Fernanda recebeu R$ 280,00 a mais do que Fábia. Quanto as duas, juntas, ganharam de comissão, se a razão entre as comissões recebidas é 5/7 ?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q56255Ca
03

(FCC - 2020 - AL-AP - Auxiliar Legislativo - Auxiliar Operacional) - Em uma capacitação para profissionais de atendimento ao público, foi mencionado, pelo consultor, que o verdadeiro desafio surge quando os atendentes precisam projetar uma emoção enquanto sentem outra, de forma a não causar inconsistência entre ambas. Em outras palavras, o consultor atribui a essa disparidade o que se conhece por

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q59392Ca
04

(UEM - 2017 - UEM - Auxiliar Operacional) - O software Windows é um sistema operacional e tem como principal função

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q57016Ca
05

(CONRIO - 2013 - Prefeitura de Manduri/SP - Auxiliar operacional) - A escassez de água é um do mais graves problemas ambientais do século XXI. Cerca de 70% da superfície do planeta é constituída de água, mas água doce só representa aproximadamente:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q47994Ca
06

(UEM - 2015 - UEM - Auxiliar Operacional) - No trecho “Entretanto, na linguagem comum, um aditivo químico é aquele que foi sintetizado em laboratório.”, a conjunção em destaque tem o mesmo significado de

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q56243Ca
07

(FCC - 2020 - AL-AP - Auxiliar Legislativo - Auxiliar Operacional) - Para atender às funções de planejar, organizar, dirigir e controlar, o administrador desempenha alguns papéis categorizados em interpessoais, informacionais e decisórios. Refere-se a uma atividade do papel decisório:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q59342Ca
08

(CONRIO - 2013 - Prefeitura de Manduri/SP - Auxiliar operacional) - A Floresta de Manduri conhecida por todos os Mandurienses como Horto Florestal, foi criada pelo Decreto Estadual n.º 40.988 de 06 de novembro de 1962. Os principais benefícios advindos com a criação do “Horto Florestal” para Manduri e região foram, EXCETO:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q47983Ca
09

(UEM - 2017 - UEM - Auxiliar Operacional) - 

Comida: não deixe estragar

1 Para evitar o desperdício de alimentos ou uma possível contaminação que afetaria a sua saúde, é preciso colocar em prática atitudes que começam na hora da compra e se estendem à forma como você armazena e prepara em casa. Aprenda!

2 Restos de comida no lixo prejudicam o bolso e o meio ambiente. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são jogados fora por ano. No Brasil, cada habitante produz 1 kg de lixo por dia, sendo 58% deste orgânico.

3 Para acabar com o desperdício, é preciso adotar certas medidas. Entre elas, planejar as compras com listas adequadas ao número de moradores da casa, cozinhar a quantidade certa e guardar as sobras na geladeira ou no freezer - organizando tudo de maneira correta, a fim de aumentar a conservação e a durabilidade dos produtos, além de prevenir doenças devido ao consumo de comidas estragadas.

4 O bom senso é excelente conselheiro para saber se os alimentos se apresentam em bom estado: olhe, cheire e prove. Mas cuidado: algumas alterações estão fora do alcance dos sentidos. A contaminação microbiana é a mais conhecida e perigosa. Muitas vezes invisível, não tem cheiro, nem sabor. É causada por bactérias, bolores e outros microrganismos que se desenvolvem nos alimentos e podem originar doenças. Os principais culpados são Salmonella, Listeria e Campylobacter. Todos afetam o funcionamento do aparelho digestivo e podem provocar vômitos e diarreias, entre outros sintomas.

5 Quando os microrganismos, como o Clostridium botulinum e o estafilococos, produzem toxinas, podem surgir intoxicações alimentares com consequências mais graves: morte dos tecidos atingidos e paralisia dos músculos são exemplos. Porém vale destacar que nem sempre uma comida contaminada causa doenças: depende da quantidade de germes e da resistência da pessoa que está comendo.

6 Saiba, ainda, que as alterações físicas e químicas reduzem a qualidade do alimento: afetam o aspecto, a textura, o paladar e, às vezes, o valor nutritivo. Mas, em geral, não desencadeiam problemas de saúde. Essas alterações são provocadas, por exemplo, pela temperatura, pelo ar ou por enzimas, deixando, por exemplo, o mel cristalizado, a alface murcha ou a manteiga rançosa.

7 O bom é que essa degradação dos alimentos pode ser abreviada com boas práticas e temperaturas de conservação adequadas. Na cozinha, siga à risca as regras de higiene. Manipule os alimentos com as mãos e os utensílios limpos e não corte, por exemplo, o frango e os legumes sem lavar a faca, para evitar contaminação cruzada.

8 Cozinhe bem todos os pratos, para eliminar os microrganismos. As toxinas produzidas por alguns deles resistem ao calor e não há como eliminá-las. Caso a comida preparada sobre, espere esfriar e guarde na geladeira. Saiba que a temperatura sempre sobe quando colocamos novos alimentos dentro dela, mesmo que estejam à temperatura ambiente. Porém com comida quente a elevação é maior. Assim, além de pôr em risco a conservação do alimento, pode danificar o aparelho.

9 Na geladeira ou na despensa, uma boa dica é colocar os produtos com validade mais próxima na parte da frente. Dessa maneira, serão os primeiros a serem pegos na hora em que você quiser consumilos. Já o período de conservação depende do tipo de alimento. Em geral, os mais ácidos e secos resistem mais e, em muitos casos, não precisam de refrigeração. Os perecíveis - como carne, peixe, frutos do mar e bolos com recheio - devem ser guardados na geladeira e consumidos entre um e três dias. As sobras de refeições aguentam alguns dias, se forem bem cozidas e guardadas, no máximo a 4ºC.

Texto adaptado de Revista Proteste Saúde, número 61, março 2017, p. 10-12.

Em "Quando os microrganismos [...]." (quinto parágrafo), a palavra em destaque indica

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q56998Ca
10

(EXATUS - 2012 - Prefeitura de Guarapuava/PR - Auxiliar operacional) - Assinale a alternativa que apresenta a ferramenta utilizada no corte do mato alto (acima de um metro) que costuma crescer na beira de rodovias e desta forma prejudicar a visibilidade das placas de sinalização:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q48005Ca